Andre Oliveira
Guia RJ 2018
Published in
4 min readJun 22, 2018

--

O deputado federal, Indio da Costa, vai tentar candidatura ao governo do estado do RIo de Janeiro

ÍNDIO DA COSTA (PSD) Coligação: PRB

ATIVIDADE POLÍTICA

O candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Índio da Costa, tem 47 anos e está na vida pública há mais de 20 anos. Foi vereador do município do Rio de Janeiro por três mandatos. De 2000 a 2006 era Secretário Municipal de Administração Pública, na gestão César Maia. Em 2007 se tornou pela primeira vez deputado federal e ganhou notoriedade nacional ao ser sub-relator da CPI dos Cartões Corporativos e um dos relatores da Lei da Ficha Limpa. Participou também das comissõesde Minas e Energia e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Atualmente está no seu segundo mandato como deputado federal. Nas eleições presidenciais de 2010 foi candidato a vice-presidente de José Serra (PSDB). Em 2016, candidatou-se à prefeitura do Rio de Janeiro, mas terminou em quinto lugar. No segundo turno dessa eleição apoiou o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e em 2017 foi chamado para ser Secretario de Urbanismo e Infraestrutura do Município. Atualmente é pré-candidato ao governo do Estado e conta com o apoio do PRB.

POSICIONAMENTO e PLATAFORMA POlÌTICA

O candidato Índio da Costa se posiciona como um político com pensamentos de centro. Como deputado votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef e também da PEC do Teto de Gastos Públicos e da reforma trabalhista do governo Temer. É favorável à reforma da previdência, mas entende que esse tema deverá ser debatido na próxima legislatura da câmara.

Na questão da intervenção de segurança pública no Rio criticou assiduamente, mas votou a favor por considerar não existir alternativa emergencial para combater a violência no Estado.

Sua plataforma política é clara quanto à redução de ministérios e privilégios de políticos. Formado em ciência da computação, seu discurso defende modernizar a máquina pública com a inserção da tecnologia de ponta. Índio também defende uma requalificação da polícia militar com a ajuda de um planejamento de estratégia com os militares.

Em 2015 apresentou projetos de leis para perda de bens para pessoas que cometam atividades ilícitas, confiscação de bens de quem teve enriquecimento ilícito e prazo para bancos mandarem informações sobre quebra de sigilo bancário. Em defesa do meio-ambiente, teve um projeto arquivado que dava isenção fiscal à empresas que ajudassem o meio-ambiente.

Índio da Costa defende a reforma tributária e quer um estado presente na educação focada para a educação primária. Diversas vezes elogiou o SUS, mas declara que é preciso de um sistema mais moderno para cadastramento de usuários. Sobre a maioridade penal é a favor de plebiscito.

NUVEM DE PALAVRAS

ESCÂNDALO

O candidato Índio da Costa esteve ligado a dois escândalos amplamente divulgados na mídia. Em 2005, quando era secretario de administração pública do prefeito César Maia, foi investigado pela CPI da Merenda Escolar .

O mais lembrado escândalo vinculado à Índio de Costa é uma investigação do Ministério Público em sua casa própria no Jardim Botânico. Segundo o MP, houve irregularidades ambientais em torno de sua construção com custos próximos a R$8 milhões. Como defensor do meio-ambiente, Índio foi duramente criticado.

Defendeu-se dizendo que a culpa dos desmatamentos irregulares teria sido da empresa licenciada para fazer a obra. Contudo, o MP informou que mesmo assim, a empresa seguinte que entrou continuou fazendo o desmatamento. Como medida compensatória pelos danos, Índio da Costa, se comprometeu a replantar 28 mil metros quadrados, mais que o quíntuplo do retirado de seu terreno.

FAKE NEWS

A revista Época publicou em maio que Índio da Costa, até então quarto lugar nas pesquisas entre os governáveis, estaria disposto a desistir da candidatura e apoiar o atual Senador Romário, vice-líder nas intenções de voto. Através das redes sociais, Índio desmentiu a notícia e disse que “é movido a desafios” e a “chance é zero” dele desistir da candidatura ao governo.

A iniciativa de colocar um vídeo explicando isso, partiu também de uma notícia veiculada no ODia, em que o Índio estaria ensaiando um acordo para vir como senador, enquanto apoiaria Eduardo Paes no governo.

RELAÇÕES

Índio da Costa em sua última eleição para deputado federal conseguiu mais de 2,5 milhões de reais em doações. Desse total, 66% foram doados pelo partido (PSD), 17% por empresas e 17% por pessoas físicas. Desde o segundo turno das eleições para prefeito do Rio em 2016, Índio da Costa mantém uma união política com Marcelo Crivella (PRB). Os partidos, inclusive, são aliados para a candidatura de Índio para o Governo do Rio. A família Jair Bolsonaro, também já acenou com a possibilidade de união com Índio .

Índio da Costa tem seu maior reduto eleitoral na zona sul do Rio, especialmente nos bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leme.

Desde que saiu do governo de Sérgio Cabral (PMDB), Índio da Costa é rival desse grupo político. Essa revolta, em virtude da corrupção, O rompimento aconteceu em 2016, quando Eduardo Paes apoiou Pedro Paulo para candidato a prefeito do Rio. Hoje, Eduardo Paes é seu grande rival para candidatura ao governo.

NETWORK

Para a rede completa acesse : https://graphcommons.com/graphs/53f37944-3e32-4aa2-8d69-61a33722b857

--

--

Andre Oliveira
Guia RJ 2018
0 Followers
Writer for

Jornalista, 21, Rio de Janeiro. Atualmente Portuguesa-RJ e Ilha Notícias.