Leonardo Giordano

Maria Eduarda Dusi
Guia RJ 2018

--

PCdoB — Candidato a Governador do Rio de Janeiro

ATIVIDADE POLÍTICA

Começou a trajetória quando estudava no Liceu Nilo Peçanha, no movimento estudantil, militando pelo passe livre e por melhorias na educação. Fez sua primeira campanha nos ônibus e nos sinais de trânsito, em cima de um caixote, tendo contato direto com a população. Manteve um compromisso popular, ao lado dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.
Foi o 14° vereador mais votado de Niterói, com 3,393 votos.

Presidiu a Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, a Frente Parlamentar de Combate à Intolerância Religiosa e a Frente Parlamentar de Combate à Aids, Tuberculose e Hepatites Virais. Propôs e presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Ampla. Signatário também da CPI dos Transportes e vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional.

POSICIONAMENTO e PLATAFORMA POlÌTICA

Em seu mandato foi o parlamentar com o maior número de PLs úteis aprovadas. Afirma ter compromisso com a Diversidade e os Direitos Humanos.

Durante os 4 anos na Câmara de Niterói, atuou como presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico, vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional e membro da Comissão de Direitos do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Assinou a CPI dos Transportes, que investigou a má qualidade dos serviços e o alto valor das passagens.

Em seu facebook mostra-se claramente contra a intervenção no Rio.
Defende o papel do Estado na Educação. Com suas palavras, disse ao Conexão Jornalismo no dia 12 de junho de 2018: “Existem saídas estruturantes para ampliar a arrecadação do Rio. Poderemos cobrar a Lei Kandir (leia abaixo a explicação) Devemos cobrar devedores do Estado que não são cobrados; Podemos garantir ao Rio R$ 60 bilhões com esta nova fonte de arrecadação. Precisamos manter a retomada do investimento como meta no horizonte. Outra medida importante é cobrar IPVA de lanchas, helicópteros e outros veículos de luxo e que hoje estão isentos. Vamos ter um compromisso com as classes históricas. Vamos chamar os professores para governarem junto. Precisamos valorizar esta Educação. Os Cieps são referência e vão estar no nosso horizonte como política de Educação em um modelo integral. Pretendo valorizar Uerj, Uenf e Uezo que quase foram extintas. Quero também as Faetec cumprindo um papel importante.”

Se posicionou contra o Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff,

É ativo na militância junto as minorias, tais como: defesa dos direitos do povo fluminense, do movimento negro, causa lgbt e a causa das mulheres.
Se posicionou com total apoio a greve dos rodoviários e caminhoneiros.

NUVEM DE PALAVRAS

RELAÇÕES

Suas relações partidárias principais são com Deputada Jandira Feghali e a candidata do partido à presidência da República Manuela D´Ávila.
Mostra total repúdio ao candidato a presidência Jair Bolsonaro e ao ex Governador Luiz Fernando Pesão e Cabral.

--

--