Caio Lima
Guia RJ 2018
Published in
2 min readJun 8, 2018

--

Alessandro Molon (Deputado Federal)

PSB- Partido Socialista do Brasil

ATIVIDADE POLÍTICA

Mineiro, nascido em 28 de outubro de 1971, Alessandro Molon é, atualmente, deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. Já esteve em 2 partidos antes de se filiar ao PSB (Partido Socialista do Brasil) em 2018. Foi deputado estadual por dos mandatos consecutivos pelo PT (Partido dos Trabalhadores-2008).

Em 2015, saiu do PT e filiou-se à REDE.

É professor da PUC-Rio, fez Bacharelado e Licenciatura em História na UFF; é Bacharel em Direito pela PUC- RJ e mestre em História pela UFF. Em 2018 foi escolhido como melhor deputado federal do Brasil.

POSICIONAMENTO e PLATAFORMA POlÍTICA

O deputado Alessandro Molon se posiciona mais à esquerda, com isso, foi contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), as reformas da previdéncia e trabalhista e a intervenção militar no Rio de Janeiro propostas pelo presidente Michel Temer (MDB).

Molon defende uma reforma tributária para “reduzir a complexidade tributária, afirmando que os empreendedores menores têm dificuldade de saber até mesmo como pagar o tributo.” Além de defender o fim dos planos de saúde abusivos, defende o SUS e que o Estado seja participativo em alguns pontos como educação, saúde, transporte etc.

No âmbito econômico, em 2014, assinou uma carta elaborada pelo Fórum Estadual de Economia solidária do Rio de Janeiro. Este tipo de economia “engloba cooperativas populares, catadores de materiais recicláveis, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidárias e cooperativas de agricultura familiar, entre outras iniciativas que contribuem para dinamizar as economias locais.”

NUVEM DE PALAVRAS

ESCÂNDALOS

Não consta nenhum processo com o nome de Alessando Molon. Porém, seu partido, o PSB, foi acusado em 2014 de receber R$ 1,1 milhão da empresa JBS. A denúncia diz que os empresários Wesley e Joesley Batista injetaram R$ 1,1 milhão em campanhas no PSB, que elegeu o governador Rodrigo Rollemberg.

FAKE NEWS

Grande parte das notícias falsas incluem o partido. Já saiu em diversos noticiários que o PSB apoiaria alguns candidatos como a Marina Silva e o partido negou.

RELAÇÕES

O seu maior doador de campanha foi seu então partido (PT), mas também recebeu doações do Itaú, PTB, SKY e de pessoas físicas. Alessandro Molon afirmou que gostaria de ser aliado de Ciro Gomes nas eleições majoritárias de 2018. Um de seus grandes “rivais” é Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. Molon já foi xingado em um debate por Flávio após uma crítica ao seu pai.

NETWORK

https://graphcommons.com/graphs/0454a7d6-9301-41d5-afb8-e0a9209d0bc3?auto=true

--

--