Case - Iko

Iko é uma startup de noticias de audiovisual independente, aonde juntamente com a equipe ajudei a desenvolver o modelo de negócio e a desenhar as aplicações.

Problema

Os fundadores do Iko conversaram comigo para ajuda-los a desenvolver uma solução para o seguinte problema:

Eu (estudante de RTV (Radio, TV & Internet) tenho dificuldades para achar conteúdos sobre produção audiovisual e sempre que encontro tenho que garimpar em diversos lugares.

Com o problema a ser solucionado definido, marquei uma sessão com a equipe para fazermos um Brainstorm e chegar na ideia da solução que iremos criar. Com isso chegamos na resposta: Criar um feed de notícias sobre esse ecossistema.

Pesquisa

Após esse brainstorm, iniciamos com um benchmarking para identificar os principais concorrentes e analisar suas features. São eles:

  • Flipboard - agregador de notícias, sem nicho definido;
  • Feedly - agregador de notícias, sem nicho definido;
  • TechCrunch - Portal de notícias sobre o ecossistema de startups;

Com essa pesquisa, conseguimos perceber que além do mobile, precisaríamos ter um Web App e também conseguimos referências para o desenvolvimento Web e Mobile.

Desenvolvimento

Fiquei encarregado de criar os wireframes do site e do mobile e, para isso comecei definindo uma estrutura padrão que seria utilizada tanto no Mobile quanto na Web.

A mesma estrutura foi usada nas duas versões para deixar os usuários familiarizados com o sistema, porem no Mobile algumas features foram cortadas.

Segue um breve vídeo sobre a plataforma.