Cinco semanas imerso no mundo das Startups (semana 1)

A primeira semana do melhor e mais intenso curso que eu já viz. Esse é o primeiro post de uma série que vou fazer sobre minhas semanas no Gama Experience #3.


O que é o Gama Experience?

O Gama é um curso que desenvolve talentos necessários para uma startup, com um didática de aprender colocando a mão na massa. Através de uma avaliação, são selecionados 100 pessoas que irão participar do treinamento, que é dividido entre 4 stack (Hackers, Hipsters, Hustlers e Hypers). Seu objetivo é formar talentos para startups contratarem, fazendo que a mesmas não precisem gastar tempo no treinamento do seu funcionário.

  • Hackers — Programação;
  • Hipsters — Design;
  • Hustlers — Vendas;
  • Hyper — Marketing;

E conta com edições em São Paulo e em Belo Horizonte, essa é a terceira edição, que aconteceu em São Paulo.

#2 Gama Experience em São Paulo

A inscrição

Conheci o curso numa conversa entre amigos e achei bastante interessante o seu propósito, ao pesquisar mais sobre o Gama, vi que ele ia de encontro com a minha ideia de mudar de carreira, mas o mais curioso foi ler essa frase que está no começo da página do curso.

É a mistura do programa “O Aprendiz” com o “Tropa de Elite”

Todo mundo da turma deve ter olhado essa frase e não pensou que ela seria tão real, porém ainda acho que ela é fraca em comparação o curso.


A primeira semana

Faltando três dias para começar o curso ganhamos nosso slack para comunicação e o nosso primeiro assignment, apelidado de

Que comecem os jogos

Que era responder uns formulários e já montar as equipes. A partir desse momento surge o primeiro desafio: como formar os times com pessoas que você nunca viu na vida?

Cada time precisaria ter no mínimo um membro de cada stack, com isso notei a semelhança com times reais de trabalho. Essa equipe que deverá trabalhar em conjunto para a entrega do assignments de grupo e vai continuar até o final do curso.

Na sexta dia 19/01 (ou segundo dia de curso), notamos o quanto o curso é puxado, pois ganhamos algumas atividades, desenvolver ver alguns Business Model Canvas, para entregar no dia seguinte. Porém, naquele dia as aulas se estendiam até as 22:00 no dia (sábado) seguintes, as aulas começavam as 09:00 e iriam até as 18:00.

No sábado (20/01), tivemos o dia inteiro de atividades direcionadas para cada stack (a minha é Hipster), foi bem interessante ter aula com um profissional que trabalha diariamente com aquilo que é passado, pois alem de todo o conhecimento, é apresentado exemplos diários daquilo que está sendo ensinado.

E no final da aula do sábado, a gente recebeu o primeiro assignment de grupo para fazer que era conseguir 1k de leads, com um blog durante uma semana. No sábado mesmo a maioria dos grupos já começou a trabalhar no desenvolvimento dos blogs, assim a gente descobriu que iriamos passar 5 semanas (quem não for eliminado) focados nas tarefas do Gama.

Mas não acaba ai, no domingo (21/01), para a surpresa de todo mundo, recebemos mais assignments individuais, diversos curso que juntos somam 20 horas em média, para concluir até a próxima quinta feira (26/01), que somam 5 dias para trabalhar nessas tarefas.

O que era pra ser o happy hour, virou ficar trabalhando até a madrugada. Indo da esquerda pra direita: Lais, Eu (Guilherme Zaia), Stefani Vieira, Michel Phillip, Marcello Henrique

Obs: Assignments são atividades preparatórias inspiradas em aulas do MIT e Stanford, no qual o aluno deve compreender antecipadamente temas que serão discutidos nas aulas.