Cinco semanas imerso no mundo das Startups (semana 1)

A primeira semana do melhor e mais intenso curso que eu já viz. Esse é o primeiro post de uma série que vou fazer sobre minhas semanas no Gama Experience #3.


O que é o Gama Experience?

O Gama é um curso que desenvolve talentos necessários para uma startup, com um didática de aprender colocando a mão na massa. Através de uma avaliação, são selecionados 100 pessoas que irão participar do treinamento, que é dividido entre 4 stack (Hackers, Hipsters, Hustlers e Hypers). Seu objetivo é formar talentos para startups contratarem, fazendo que a mesmas não precisem gastar tempo no treinamento do seu funcionário.

  • Hackers — Programação;
  • Hipsters — Design;
  • Hustlers — Vendas;
  • Hyper — Marketing;

E conta com edições em São Paulo e em Belo Horizonte, essa é a terceira edição, que aconteceu em São Paulo.

#2 Gama Experience em São Paulo

A inscrição

Conheci o curso numa conversa entre amigos e achei bastante interessante o seu propósito, ao pesquisar mais sobre o Gama, vi que ele ia de encontro com a minha ideia de mudar de carreira, mas o mais curioso foi ler essa frase que está no começo da página do curso.

É a mistura do programa “O Aprendiz” com o “Tropa de Elite”

Todo mundo da turma deve ter olhado essa frase e não pensou que ela seria tão real, porém ainda acho que ela é fraca em comparação o curso.


A primeira semana

Faltando três dias para começar o curso ganhamos nosso slack para comunicação e o nosso primeiro assignment, apelidado de

Que comecem os jogos

Que era responder uns formulários e já montar as equipes. A partir desse momento surge o primeiro desafio: como formar os times com pessoas que você nunca viu na vida?

Cada time precisaria ter no mínimo um membro de cada stack, com isso notei a semelhança com times reais de trabalho. Essa equipe que deverá trabalhar em conjunto para a entrega do assignments de grupo e vai continuar até o final do curso.

Na sexta dia 19/01 (ou segundo dia de curso), notamos o quanto o curso é puxado, pois ganhamos algumas atividades, desenvolver ver alguns Business Model Canvas, para entregar no dia seguinte. Porém, naquele dia as aulas se estendiam até as 22:00 no dia (sábado) seguintes, as aulas começavam as 09:00 e iriam até as 18:00.

No sábado (20/01), tivemos o dia inteiro de atividades direcionadas para cada stack (a minha é Hipster), foi bem interessante ter aula com um profissional que trabalha diariamente com aquilo que é passado, pois alem de todo o conhecimento, é apresentado exemplos diários daquilo que está sendo ensinado.

E no final da aula do sábado, a gente recebeu o primeiro assignment de grupo para fazer que era conseguir 1k de leads, com um blog durante uma semana. No sábado mesmo a maioria dos grupos já começou a trabalhar no desenvolvimento dos blogs, assim a gente descobriu que iriamos passar 5 semanas (quem não for eliminado) focados nas tarefas do Gama.

Mas não acaba ai, no domingo (21/01), para a surpresa de todo mundo, recebemos mais assignments individuais, diversos curso que juntos somam 20 horas em média, para concluir até a próxima quinta feira (26/01), que somam 5 dias para trabalhar nessas tarefas.

O que era pra ser o happy hour, virou ficar trabalhando até a madrugada. Indo da esquerda pra direita: Lais, Eu (Guilherme Zaia), Stefani Vieira, Michel Phillip, Marcello Henrique

Obs: Assignments são atividades preparatórias inspiradas em aulas do MIT e Stanford, no qual o aluno deve compreender antecipadamente temas que serão discutidos nas aulas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.