COACH CARTER — TREINO PARA A VIDA! (2005)

O filme é baseado em uma história real. Com grandes lições de vida e superação. É contada a história de um técnico de basquete preocupado não somente com o desempenho esportivo mas também com o desempenho escolar dos estudantes que fazem parte da equipe .

Guilherme Costa
oplanejador_guilhermecosta
9 min readFeb 15, 2021

--

Cena retirada do filme Coach Carter — Treino para a vida

Esse com certeza entra para a minha lista de nos 20 filmes que todos precisam assistir, independente de gênero, classe social e credo.

Se não teve oportunidade ainda, reserve umas 2 horas na agenda … irá valer a pena.

É uma obra, uma história que prende a nossa atenção a cada segundo. Ficamos ainda mais absorvidos com a evolução pessoal e profissional dos personagens, refletindo como trazer isso para as nossas vidas.

Lembra quando você era mais novo e ia nas locadoras de VHS e DVD, escolher os filmes para o fim de semana?? rsrs

A escolha sempre se baseava em 2 critérios, primeiro era que a capa fosse muito bem feita e chamativa e segundo que a sinopse do filme te chamasse atenção.

As vezes era importante ser lançamento kkkk

Então vamos lá, como fazíamos em um tempo não tão tão distante …

O cartaz, se olharmos hoje depois do desenvolvimento das edições de imagem e efeitos especiais não parece muito bom né??

Para a época era uma ótima edição e podemos tirar alguns detalhes bem legais dessa capa.

  1. A cor alaranjada, que predomina toda a cena ali ilustrada, no nosso subconsciência remete a emoções intensas como a alegria, impulsividade e vingança e também nos remete que terá bastante movimento. Por ser também a tonalidade do Sol, imaginamos um filme caloroso em discussões e atitudes.Essa cor é bem característica no fim de tarde, podendo também significar um fim de ciclo.
  2. A expressão predominante em Samuel L. Jackson é uma mescla de confiança com preocupação, podemos imaginar então que confia no potencial dos atletas da sua equipe e em seus métodos mas continua atento ao que pode acontecer durante a trama
  3. Na equipe ao fundo temos 3 tipos de emoções demostradas pelos jogadores, observadas por expressões e postura, sendo elas a resistência/desconfiança/descrença(vista pelos braços cruzados e expressão fechada), alegria(expressa com o sorriso e mãos nos bolsos) e hierarquia/respeito (com mãos nos bolsos porém expressão centrada e fechada)

SINOPSE

Retirada do Adoro Cinema

Richmond, Califórnia, 1999.

O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade.

Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias.

A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula.

Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

RESUMO by GUILHERME COSTA

Spoiler Grupoimperial Sticker porCriaCaos

Você foi avisado, a partir daqui é o meu resumo do filme …. também minha seleção de destaques

O filme inicia com o jogo entre ST Francis e Oilers, onde os Oilers tomam uma surra em habilidade e disciplina em quadra.

Chagando ao ginásio, Ken Carter instantaneamente percebe que a diferença entre os times é enorme e extremamente visível.

Em uma atitude que considero antiesportiva, por parte do astro do time de ST Francis, é iniciada uma briga que acaba por ter o jogo finalizado.

A primeira e grande reflexão que vem a tona é a incansável busca por um culpado, os integrantes do Oilers começam a discutir no vestiário apontando os dedos um para os outros como sendo a causa da derrota … não tendo a maturidade de ver que todos, individualmente, foram a causa dessa derrota. Todos são culpados.

Em paralelo isso nos faz refletir em nossas vidas, estamos apontando e culpando situações e/ou pessoas ou entendemos que o principal culpado pelo que acontece conosco é culpa de nós mesmos??

Carter já havia recebido a proposta para treinar o time do Oilers, em conversa com o atual técnico que já está desacreditado de suas capacidade … não pense que é pelas derrotas, sua descrença é em relação a outros assuntos pertinentes aos alunos … E novamente, vendo esse cenário, nas próximas cenas ele é convencido de fazer parte do time.

Podemos dizer que sua apresentação ao time já começa sendo turbulenta …. enfatizar disciplina e respeito a jovens que nunca tiveram isso aplicado de forma abrangente é algo bem complicado.

Com a falta de respeito de um dos jogadores, o técnico Carter demonstra a todos o porque as coisas vão mudar.

Em seus primeiros minutos, depois de estabelecer uma série de regras via contrato, se vê obrigado a expulsar do time Timo Cruz…ele saindo por vontade própria ou sendo retirado é uma mera casualidade para Carter.

Não vou detalhar muito essa cena porque é muito boa rsrs Mas fica a dica de que espanta todos os jogadores e nesse momento o respeito pelo treinador começa a se iniciar

A partir daqui que o jogo começa a mudar, Carter passa a ideia de que não é só arremesso que faz um bom jogador.

O técnico Carter é bastante rígido, para cada resposta mal educada, falta de disciplina e falta de comprometimento o time recebe punições pesadas em forma de exercício físico … quem está assistindo percebe qual o intuito dele com isso, provavelmente você que está lendo e entende um pouquinho do esporte também percebeu.

A resistência inicial que o Sr. Carter enfrenta não é somente dos alunos mas dos pais também.

A visão deles está limitada somente ao basquete, não entendendo a real intenção do técnico em transforma-los não somente em ótimos atletas mas também em ótimos alunos para que eles consigam ter a capacidade de mudar de vida, ter um futuro melhor do que todos julgam ser possível.

Em uma das cenas mais surpreendentes também demostra que o senso crítico, disciplina e comprometimento é algo intrínseco de Carter e foi passado também para seu filho, que rebate de forma esplendida a decisão do pai de mante-lo em ST Francis, não deixando outra opção para ele a não ser aceitar sua proposta.

Legal também que Ken Carter, quando está exercendo a função de técnico, não realiza distinção entre seus jogadores …. incluindo seu filho que se atrasou no primeiro dia de treino, punido com exercícios. Sem desculpas e exceções.

Após perceber que todos estão na mesma página, o técnico então começa a ensina-los como jogar basquete.

No primeiro jogo da temporada, toda estratégia implícita de Carter é colocada a prova.

O outro time está exausto enquanto seus jogadores estão bem … A percepção de todos sobre o técnico começam a mudar.

Incluindo a percepção dos colegas com o filho de Ken, que nesse momento é aprovado pelos outros como um dos integrantes do time.

O plot twist começa quando Timo Cruz, expulso por Carter tenta voltar para o time.

Para se provar merecedor, o Técnico passa uma missão impossível … executar 2.500 flexões e 1000 suicídios até sexta-feira (não sabemos o dia da semana que isso aconteceu, porém pelo comentário dos jogadores é um tempo extremamente curto, talvez 3 dias).

E contrariando as expectativas do técnico e dos jogadores, Cruz inicia a tarefa.

Alguns dos amigos de Cruz, entre as lições do técnico, começam a perceber a determinação de Cruz para voltar ao time.
Uma mescla de preocupação e falta de crença.

E nesse momento Ken Carter, ao observar o sofrimento de Cruz o questiona:

“Qual o seu maior medo Sr.Cruz?? De ser inadequado?? Desista Sr. Cruz! Vá pra casa.

Sabe que essa tarefa é impossível de ser completada até sexta??

Cruz olha no fundo dos olhos de Carter, volta a se focar na sua tarefa e continua a executar seus exercícios.

Sexta-feira, chegou o fadado dia de resposta ao desafio imposto a Timo Cruz…Carter ficou bastante impressionado com o feito dele porém …

Extremamente exausto recebe a notícia que ainda faltam 80 suicídios e 500 flexões.

Em outro plot na história, Lyle … sim, o mesmo que tem uma relação de amigo/inimigo com Cruz … considerando Cruz merecedor, decide realizar o restante das flexões pelo seu colega.

Outro dos ensinamentos de Carter é posto em cheque por Lyle.

“Disse que somos um time. Se um luta, todos lutam.

Um jogador vence, todos vencemos, não é??

O companheirismo começa a ser transferido de Lyle para os outros jogadores, todo o time agora ajuda Cruz a cumprir sua tarefa.
Mesmo não demonstrando, internamente Carter está orgulho disso e vê que seus ensinamentos estão realmente permeando aqueles jovens.

A partir dali, os Oilers ficam invictos.

Um time que na temporada passada estava 4/22 ainda não perdeu…um feito inacreditável.

Mas uma coisa negativa começa a acontecer, as provocações por parte dos Oilers em quadra começam a aumentar e Carter não vê isso com bons olhos.

“Desde quando vencer não é o bastante?? Jogar duro não é o bastante??

Não!! Vocês tem que humilhar seu oponente.

Perseguir e ridicularizar depois de cada ponto?!

Ganharam quatro jogos na temporada passada!! QUATRO!!

O que dá a vocês o direito de fazer o jogo que eu adoro insultando e perseguindo?? O que dá a vocês o direito de usar a camisa Richmond no peito e agir como vagabundos?

Essa é outra percepção que podemos levar para nossas vidas …. diminuir e ridicularizar os outros para nos sentirmos melhores, quantas vezes já fizemos ou fazemos isso??

Com o passar dos jogos, os Oilers continuaram ganhando e a autoestima do time continuava aumentando a cada dia.

Porém, existe uma linha tênue entre confiança e prepotência …. e a prepotência começou a aparecer entre os jogadores.

Está Lembrado do contrato que os jogadores assinaram??

Aquele que dizia que precisavam estar vestidos adequadamente nos jogos, ter uma média mínima de notas e ter compromisso com os treinos …. então, os relatórios de performance escolar chegaram e não foram boas notícias.

Alguns dos jogadores estavam muito abaixo nessa questão, forçando Carter a tomar medidas drásticas … cancelando os jogos enquanto a equipe toda não cumprir a exigência de notas.

E por falta de maturidade e entendimento dos objetivos do técnico, jogadores, pais e a comunidade não aceitaram bem o cancelamento dos jogos, causando diversas intrigas e problemas.

O ginásio foi fechado, porém o concelho forçou a reabertura para a continuidade do campeonato.

Mas o surpreendente aconteceu, com o ginásio aberto, todos os jogadores estavam reunidos para estudar e alcançar a meta do time.

“[Lyle]Eles podem cortar a corrente da porta. Mas não podem nos forçar a jogar.

[Damien]Nós decidimos que vamos terminar o que o senhor começou.

[Worm]Deixa a gente técnico, a gente tem muita coisa pra fazer.

Timo cruz então diz nesse momento para Carter qual o seu maior medo, criando a reflexão no técnico e em todo o time.

Também criei uma reflexão sobre o assunto e que pode ser vista aqui

Concluindo a missão de notas, chegou a hora de irem para a final da CFI.
Os Oilers estavam novamente nos eixos, focados em conquistar o campeonato.

Mas quem era seu oponente??

O mesmo do primeiro jogo do filme, o St. Francis, o melhor time do estado e um dos melhores times do país.

Foi um jogo pegado, não vou contar o resultado rsrsrs

O principal objetivo de Carter se concretizou … ele mudou a vida daqueles garotos.
Deu a eles propósito, condições de frequentarem a faculdade e além disso, mostrou que o futuro pode ser diferente. Isso tudo em 4 meses.

É uma história de superação sem igual, podemos e devemos levar muito dela para as nossas vidas.

Você gostou deste texto?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam! Acesse meu blog para mais conteúdo. ☻

Aproveite também para me seguir nas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn

--

--

Guilherme Costa
oplanejador_guilhermecosta

Muitas pessoas sabem a necessidade de ter uma vida financeira saudável porém poucas sabem como fazer. Serei seu guia no planejamento financeiro