Por que ainda fazemos aplicações com cara de sistemão?

O app do Sicoob parece um sistema de computador espremido em uma tela de celular. Enquanto o app do Neon traz pro usuário uma experiência fluida.

Nossos formulários são blocadões e chatos. Enquanto os do Typeform são fluidos e eficientes na conversão.

Esprememos muita informação simplesmente para caber mais coisas em uma tela. Enquanto o Instagram exibe grande a informação (foto) mais relevante para aquele momento, e você segue uma sequência relevante para o usuário.

Evoluindo ainda mais, o Instagram criou os stories, para ter uma forma tão fluida que o excesso de propaganda dele atual praticamente não nos incomoda mais. Você acaba interagindo com aquela propaganda bem colocada. Você já notou que ver propaganda no Instagram já virou normal?

Fluidez eleva a possibilidade de um produto ser adotado na rotina diária do usuário. Fica normal usar aquilo.

Banco Neon: como fui de pragmático a heavy user

Eu já fui um crítico ao Banco Neon. Dizia que era apenas um banco que não tinha agência e você ainda paga para depositar e sacar. O banco era exatamente isso, mas com um appzinho legal.

Mesmo assim virei cliente e comecei a usar e no decorrer dos meses descobri que eu praticamente não saco dinheiro nem faço depósito mais. Foi aí que percebi que não precisamos de agência bancária e que praticamente nunca você precisaria falar com um gerente.

A experiência não só no aplicativo, mas também na relação com a empresa foram tão fluidas que troquei agência por aplicativo, gerente por chatbot (que te atendem às vezes melhor e imediatamente, sem filas) de deixei de fazer saque para só usar débito.

O banco está no seu bolso, você não precisa mais ir até ele.

Os álbuns de fotos dos seus amigos não estão mais guardados nos armários deles, estão na sua mão 24h por dia, revelado em tempo real.

Antes poupávamos para não gastar o rolo de filme de 36 poses, hoje tiramos tantas fotos que podemos descarta-la em 24h (stories), não faz sentido guardar, já que todo mundo já viu.

Com o atrito minimizado ao máximo nestes aplicativos, ele entra suavemente em nossa rotina, praticamente sem percebermos. Então por que ainda fazemos aplicações com cara de sistemão?