Colocando em números minha palestra no TDC Floripa…

Lucas Tagliani Aguiar
GUMA-RS
Published in
3 min readApr 30, 2018
Palestra “Motivação e capacitação de equipes: a perspectiva do empregado” no TDC Floripa 2018

Na penúltima sexta-feira (20 de abril) apresentei a palestra “Motivação e capacitação de equipes: a perspectiva do empregado” (que foi originada por este post) no The Developers Conference Floripa 2018. É difícil colocar em números os aprendizados adquiridos em uma participação de evento, é complexo tentar encontrar o ROI (retorno sobre investimento), sabendo que dedicamos tempo e dinheiro com a expectativa de adquirir e compartilhar conhecimento, além de fazer networking — e essas coisas não são fáceis de tangibilizar.

Antes dos números, a impressão pessoal: acredito que minha participação tenha sido muito proveitosa, pelas pessoas que conheci, pelas novidades que presenciei nas exposições do evento, pelas palestras que vi e pela minha própria apresentação (inclusive pelos ótimos feedbacks que dela recebi). O principal item a melhorar para um próximo evento é anotar os tópicos e mensagens interessantes de cada palestra para, na segunda-feira subsequente ao evento, revisitar esse conhecimento adquirido e tentar encaixá-lo no meu dia-a-dia.

Mas vamos lá, acredito que valha a pena mostrar alguns números que envolveram essa apresentação. São eles:

  • 15 minutos de apresentação na trilha Management 3.0 e Gestão Ágil no TDC Floripa 2018;
  • 3 horas montando os slides e ensaiando a apresentação;
  • 500 reais pelos 5 dias de hospedagem num hotel com café da manhã no centro de Florianópolis;
  • 400 reais pelas passagens de avião (ida e volta, entre Porto Alegre e Florianópolis) pela Azul;
  • 600 reais “ganhos” por poder participar gratuitamente do evento graças a ter uma palestra aprovada (o ingresso de cada dia custa cerca de R$ 150);
  • 5 dias em Florianópolis, participando em todos os 4 dias do evento;
  • Apresentação feita para um pouco menos dos 420 inscritos presenciais nesta trilha — recorde de inscrições em toda a história do TDC;
  • Aproximadamente 40 palestras assistidas;
  • 867% mais visualizações do meu perfil do LinkedIn comparando com a última semana — é isso mesmo, o número não está errado, foram quase 9x mais em relação a semana anterior;
  • 45 novas conexões no LinkedIn;
  • 12 novos seguidores no meu perfil do Twitter;
  • Cerca de 15 conversas referentes a apresentação com pessoas que antes eu não conhecia;
  • 5 novos seguidores aqui neste blog;
  • 3 “happy hour” diferentes com cerca de 60 pessoas diferentes;
  • 3 dias ausentes da empresa onde trabalho;
  • 2 feedbacks construtivos referentes a minha apresentação.

O que eu quero dizer com esses números? Que o valor agregado por compartilhar experiências num evento do tamanho do TDC é gigante comparado ao investimento de tempo e dinheiro. Eu não coloquei ali custos que estão indiretamente relacionados a tudo isso, como por exemplo os treinamentos e cursos de desenvolvimento pessoal que fiz antes desse evento.

Apesar de todos esses números, na minha opinião a melhor parte de uma apresentação é quando algumas pessoas te chamam pra dizer que passaram por situações similares e isso gera novas conversas, novas perguntas, novas dúvidas e aprendizados, é quando se compartilha conhecimento sobre experiências parecidas!

Então é isso, se quiser compartilhar alguma experiência ou fazer alguma pergunta por aqui, por mensagem no LinkedIn ou por qualquer outro canal possível, fica a vontade! E se você viu a apresentação descrita neste post, seria incrível se você me desse um feedback do que achou e/ou do que eu posso melhorar para uma próxima vez.

--

--

Lucas Tagliani Aguiar
GUMA-RS

Software developer, NLP enthusiastic, agile practitioner and lover of life experiences