Doses de Team Building — Facilitação N.03 — Verdades & Mentiras (versão remota)

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS
Published in
4 min readApr 27, 2020

Quando resolvi transcrever minhas experiências com as técnicas de Team Building — vide os textos disponíveis em Doses de Team Building — Facilitação N. 01 Sou, Não Sou e Doses de Team Building — Facilitação N.02 — Feedback Team — o nosso contexto era diferente, as interações entre os indivíduos envolvidos se dava de forma presencial, eu conseguia enxergar, acompanhar e interpretar as diversas reações.

Mas já há quase dois meses esse cenário mudou totalmente, estamos todos atuando de casa e com as limitações que esse contexto trás. E junto com isso, assumi a responsabilidade de conduzir um novo time e auxiliar o mesmo nos desafios diários da melhoria contínua.

Assumir um time novo quer dizer, conhecer o time e seus membros, entender seus detalhes, compreender suas perspectivas, criar novos laços de confiança e se deixar conhecer por esse time também. E nada melhor que iniciar com uma rodada de Team Building para quebrar o gelo inicial.

Verdades & Mentiras — a escolhida!

Apesar de existir algumas dezenas de dinâmicas de quebra gelo, a Verdades & Mentiras é uma das minhas favoritas, pois estimula os participantes pensarem e repensarem sobre o que eles tem de conhecimento uns sobre os outros. Sem contar que é uma ótima maneira de trazer pra convivência do time o estreitamento de laços.

Dessa forma a proposta é:

  • Cada membro deve listas sobre si DUAS VERDADES e DUAS MENTIRAS sem identificar o que seria verdade ou mentira — propus que abordassem itens da sua vida como um todo, tanto viés profissional, como pessoal;
  • No momento seguinte em grupo indicar o que acham que seria a verdade e o que seria a mentira — optei em fazer essa etapa com todo os participantes e somente no último momento finalizar revelando o que estaria correto ou não;
  • Para finalizar, revisitar um a um os itens e identificar quais estariam corretos ou não.

Como percebido se trada de uma facilitação bem simples e fácil não apenas de executar como de incluir modificações de acordo com o contexto que está sendo aplicado.

No formato remoto (e agora José?)

Para as facilitações remotas, não apenas nessa recém descrita como também em outras (que sim, irei descrever em um momento oportuno), tenho optado em fazê-las utilizando o Miro, que relembrando é uma ferramenta on-line que permite a criação de canvas e outras infinidades de template e board, unido a ferramentas de vídeos-chamadas.

Criação do board:

Primeiro passo foi dar vida ao board que seria utilizado:

  1. Para cada participante disponibilizei uma coluna e a mesma foi identificada por nome;
  2. E para cada coluna fiz uma divisão de três linhas da seguinte forma:

A. Primeira Linha: destinada para que sejam disponibilizadas as verdades e as mentiras dos seus respectivos participantes;
B. Segunda Linha: linha VERDADE, para que seja incluído ali os itens que o time suspeite serem verdade;
C. Terceira Linha: linha MENTIRA, tal como para a linha anterior, para que seja incluído ali os itens que o time suspeite serem mentira;

Resultado: board construído

Condução da facilitação:

  1. Momento Inicial:

Após explicar detalhadamente ao time a proposta, apresentei o board construído e disponibilizei o link de acesso. Acertamos um time-box de vinte (20) minutos para que cada um em sua coluna, listassem suas verdades e mentiras e lembrei que assim fossem feito de forma a não facilitar a distinção entre elas.

2. Momento de Palpitar:

Depois de todos estarem com suas verdades e mentiras preenchidas, começamos a fazer a leitura em grupo de cada um dos envolvidos e em conjunto indicando o que achávamos que seria verdade ou mentira e alocando na linha destinada.

3. Hora das Confirmações (ou não!):

Para o momento de confirmar as suspeitas, realizamos as revisões das linhas verdade e mentira dos respectivos envolvidos e um a um foi revelado o que estava correto ou não. Identificamos o que estaria corretamente associado com as respectivas linhas com a cor verde e o que por ventura estivesse equivocado com a cor vermelho.

Resultado (Deu certo!)

Como já estava realizando um prévio acompanhamento como ouvinte junto ao time por duas semanas foi possível com esse momento sacramentar minha chegada e iniciar a criação em conjunto de um ambiente seguro e de confiança mútua.

O board preenchido ficou assim:

E na sequência das atividades com o novo time, iremos iniciar o mapeamento de tópicos para incrementar nosso processo de melhoria continua.

Links dos post anteriores dessa sequência:

--

--

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS

Please, call-me Kami ! | en.tu.si.as.ta | People and Quality Engineer Leader #agility, #oneonone, #management, #flowmanagement, and #xtremeprogramming