[#TeamBuilding] Como você tem a sinergia de um Time?

Mayra de Souza
GUMA-RS
Published in
5 min readJul 7, 2018
Imagem ilustrativa de um Time de Futebol infantil reunido no campo

Quando juntamos pessoas para trabalharem juntas em prol de um objetivo em comum, podemos chamar de grupo. equipe ou time? Em diversas situações equipe e time podem ter sido sinônimos, neste post são bem distintos.

  • Grupo: um conjunto de pessoas que compartilham de um mesmo valor, visão ou por identificação. Ex: Uma torcida organizada.
  • Equipe: é um grupo de pessoas que desempenham tarefas na realização de um mesmo trabalho.
  • Time: é um grupo de pessoas empenhadas em uma mesma atividade conjunta, com conhecimentos e habilidades diferentes que são complementares, engajadas num propósito e tática comuns, as pessoas se mantêm mutuamente responsáveis.

Com isso o grupo foca principalmente nas ligações afetivas, a equipe direciona pelo resultado. Enquanto o time une aspectos emocionais presentes no conceito de grupo com a noção de responsabilidade pelo resultado presente no conceito de equipe. Assim, o time se potencializa pela diversidade, propósito definido colaborativamente com intuito de atingir o objetivo à qual todos seus membros se alinham e se comprometem.

Saiba mais sobre o tema no post Annelise Grip e na apresentação de Vladson Freire

Por que realizar atividades de Team building?

Team building são atividades para formação/ construção de times, com objetivo das pessoas se conhecerem, saber dos valores e limites das pessoas, criar empatia e um ambiente mais seguro, aumentar o relacionamento interpessoal, gerar um sentimento de pertencimento de time e fortalecer o protagonismo.

​​O livro Os 5 desafios de uma equipe do autor Patrick Lencioni (o objetivo é formar times, abordo como equipe aqui de acordo com o autor)​, especialista em gestão de pessoas. De acordo com autor ​​o trabalho em equipe é o que garante a diferenciação e competitividade nas organizações, segundo ele, o resto pode ser imitado ou adquirido. Relacionando as pessoas, não podemos negar o poder do trabalho em equipe.​ Saiba mais neste post​.​

Capa do livro Os 5 desafios das equipes do autor Patrick Lencioni

O autor aborda os 5 desafios que um grupo de pessoas passa para trabalhar como uma equipe obtendo bons resultados, são eles:

Pirâmide com os 5 desafios de uma equipe definido pelo autor do livro

Observando a pirâmide do Autor, conclui-se que o trabalho em equipe é um efeito em cadeia: Confiança leva a Conflitos Saudáveis, que leva ao Compromisso, que traz a Responsabilidade que gera foco nos Resultados.

Confiança é a base de tudo.

​Com base nesse estudo é muito importante ter estes momentos de team building do time, pois no momento que elas estão se relacionando fora do ambiente diário de trabalho, mas em um momento que está agendado para ser descontraído e com o apoio das dinâmicas. As pessoas compartilham suas histórias, começam a se abrir gerando um ambiente de confiança e empatia.

O aumento de confiança apoiará no aumento de parceria entre as pessoas, compartilhamento de conhecimento tácito e explícito, empatia, feedback, não julgamento, escuta genuína, identificação e potencialização das diferenças a favor de todas as pessoas do time (Ex.: enquanto no tênis você quer identificar a fraqueza para jogar contra a pessoa adversária e a bola cair, no frescobol você identifica onde seu par é bom “potencializa” para bola não cair). Apoia na redução: da cultura do Kudum “culpando sempre alguém por algo” (leia Blameless: A culpa não é sua do Fernando Ike) , feedback terceirizado ou fofoca e o bloqueio entre Líder “chefe” e pessoas lideradas.

Frase Jurge Apello sobre confiança (Slide da apresentação Potencialize as capacidades da sua organização com atividades colaborativas)

Você pode identificar em que momento está seu time de acordo com a curva de Tuckman abordado no post do Jorge Audy, para saber como apoiar e direcionar seu time para atuar em alta performance.

Imagem com as fases da curva de Tuckman (Fonte: http://www.rubenplazaramos.com/2017/11/28/ampliar-equipo-impacto-rendimiento/)
Imagem com a característica de cada fase da curva de Tuckman (Fonte: https://jorgeaudy.com/2013/07/11/a-curva-de-tuckman-e-quase-um-oraculo/)

Conforme Jurgen Apello autor do Management 3.0 a gestão de uma empresa tem de ser feita por todas pessoas devido a complexidade, pois o ser humano dentro de um meio ambiente (organização, bairro, cidade, planeta..) é uma complexidade dentro da outra, o autor chama de sistema adaptativo complexo. É tão complexo fazer a gestão de uma cidade que o sistema se adapta de acordo com a necessidade.

Os dois conceitos relacionados a gestão de times: a pirâmide com os 5 desafios e a curva de Tuckman, não é algo estático em que você chega e eternamente ficará neste estágio, tudo é dinâmico, cíclico e depende do contexto em que as pessoas estão vivenciando.

Por isso as atividades/ dinâmicas de team building pode ser realizado em qualquer momento de um time, mas sua intensidade é maior no início após identifique a necessidade para realizar. As atividades são leves, onde as pessoas se divertem e se conhecem, um café da manhã ou um happy hour pode muito bem servir de team building.

Seguem algumas atividades realizadas no Grupo Zap com os times de Engenharia & Produto de Porto Alegre​:

Foto com as atividades: sua logo, visão do time e roda do moving motivators
Fotos das dinâmicas: nosso nirvana, valores do time, setup canvas, personalidades e expectativas/ preocupações
Foto com agenda burn up, kudo cards, temas levantados e canvas que elaborei para uma atividade de world cafe.

Algumas atividades coletei do site Fun Retrospective.

Você facilita dinâmicas de Team building? Dê sua dica.

Materiais relacionados:

Que momento o grupo se encontra? | Mayra Souza

Envolver pessoas durante a facilitação | Mayra Souza

Icebreaker Caras & Bocas | Mayra Souza

Adapta-se como uma camaleoa! | Mayra Souza

Quer que te conheçam? Crie sua logo! | Marcely Santos

Vídeo sobre Management 3.0 | André Faria

Comunicação autêntica (empatia) site Carolina Nalonyoutube

#Facilitação #MayraSouza #Formação_de_Times

Se você quiser ler outros posts e interagir comigo, seguem meus canais:

https://medium.com/@mayrarodriguesdesouza

https://br.linkedin.com/in/mayrarodriguesdesouza

https://mayrarsouza.tumblr.com/

@paola_mayra

--

--

Mayra de Souza
GUMA-RS

Enterprise Coach, Lean-Agile Coach, Facilitadora e Trainer Lean Inception, Design Sprint, Strategic Inception, Estruturas Libertadoras e M 3.0, Consultora