Melhoria contínua e São João

Vladson Fontes da Silva Freire
GUMA-RS
Published in
2 min readJun 7, 2017

É chegado o mês de junho e todo o Nordeste já vive o clima gosto do São João se enfeitando para celebrar a sua festa. Como bom nordestino que sou, mesmo passando um frio da peste aqui em Porto Alegre, de uma forma ou de outra, estou mais animado com a aproximação dos festejos juninos.

https://br.pinterest.com/explore/tradi%C3%A7%C3%B5es-de-festa-junina-916982674686/

Vivendo esse clima junino, resolvi criar uma dinâmica com o tema do São João para usar na retrospectiva de um time do trabalho.

Como o time está vivendo um momento de celebrar pequenas vitórias, com os feedbacks que o Cliente vem dando após as entregas que vem fazendo, a dinâmica se encaixou perfeitamente.

O objetivo do time foi analisar o que eles precisavam continuar fazendo para que o forró continuasse comendo no centro ao manter a fogueira sempre acessa, ou seja, próximo ao arrasta pé o time elencou os itens que devia continuar fazendo.

Como em todo bom São João, sempre rola uma treta com o pai da noiva, o time colocou post-its elencando os pontos de atenção que o time deveria manter no radar, próximos do famoso e temido lampião, para que o arrasta-pé continuasse comendo no centro. A final, em tempo de festas ninguém deseja ter problemas com as entregas, Certo?

Os balões serviram para que o time comentasse os momentos onde estiveram próximos das nuvens ao entregar software para o cliente.

Essa foi a minha primeira dinâmica que criei para uma retrospectiva. Achei que funcionou bem por ter mantido o ambiente bem descontraído.

Musica que rolava ao escrever o post.

--

--

Vladson Fontes da Silva Freire
GUMA-RS

Nascido e criado em uma fábrica de software, encontrou na agilidade os caminhos para resolver as dores dos clientes e não apenas realizar entregas de software.