Novo desafio, e agora?

Fabiano Freire
3 min readOct 16, 2017

--

Hoje em dia é comum que uma pessoa que atua na área de Tecnologia da Informação trabalhe em muitas empresas / cargos durante sua carreira. Algumas se sentem orgulhosas por investir toda a sua carreira em apenas uma empresa, independentemente se essa empresa lhes proporcione desafios ou oportunidades de crescimento. Não vejo com maus olhos quem prefere esse cenário, mas temos que ter em mente que os dias são outros, que o mundo está repleto de desafios e oportunidades para serem buscadas e que existem diferentes formas de se obter experiência.

Tive a grata satisfação por passar por empresas de diferentes nichos, como: automobilístico, aeronáutico, startup, banco, fábrica de software, consultorias. Isso em 6 diferentes cidades, 3 diferentes estados e 2 diferentes países.

Com base nesse breve período de 17 anos de experiência, pude entender um pouco que quando estamos frente à um novo desafio na carreira, seja ele em uma nova empresa ou até mesmo dentro da mesma companhia, precisamos nos atentar para algumas habilidades que são de extrema importância para alcançarmos os objetivos com sucesso.

1. Foco no cliente

Não importa em qual área da empresa você atue, ter o foco no cliente irá direcioná-lo para os resultados mais assertivos. Ele precisa ser informado de cada decisão que está sendo tomada. É totalmente possível atingir esse item nos primeiros 90 dias. Se certifique que esse tópico nunca saia do radar a cada dia.

2. Transparência

Fator de extrema importância para que o cliente o tenha como um aliado para atingir os melhores resultados. Um dos pilares das metodologias ágeis que serve para retirar as fronteiras entre cliente / fornecedor e transformá-los em um único time (assunto para outro post).

3. Parceria dentro do time

Os primeiros 90 dias são cruciais para se obter a confiança e o respeito das pessoas com quem se está trabalhando dentro do time. Usualmente, as pessoas não se importam com o que voce conhece ou não até que eles tenham certeza com o que você realmente se importa. Ajude a encontrar soluções, ouça os membros do time e esteja de mente aberta.

Quando se valoriza o que as pessoas dizem, as barreiras caem, a confiança floresce e os resultados são alcançados.

4. Fortalecimento do time

Como líder (formal ou informal) uma de suas responsabilidades é ajudar a despertar o que tem de melhor em cada um. O alinhamento de expectativas é essencial nesse caso. É necessário que cada membro do time saiba o que se espera dele e o que ele espera dos outros. Reduzindo a infelicidade e aumentando a satisfação de se estar atingindo metas esperadas, dando feedbacks constantes e crescendo a cada dia.

5. Responsabilidade individual

Se você enfrentar um problema que é um legado do seu antecessor, não torne isso como algo pessoal. Não utilize o seu status de novato como desculpa para executar o que precisa ser feito. Assuma o problema, faça um plano de ação e execute-o da melhor forma possível, delegando tarefas se for necessário.

A reputação do time depende não só do que é realizado corretamente, mas também do que é feito quando algo não sai como esperado (transparência, lembra?)

6. Aprendizado

Ao final de cada dia, cada semana, cada iteração, seu sucesso será determinado não apenas pelo quão assertivo foi o seu plano, mas sim pelo quão ágil o time foi para se adaptar às mudanças de rumo que o cliente submeteu ao produto.

A adaptação realmente nos traz algo de grande importância ao time: Liderança

Quando lideramos nossas ações, conseguimos estar aptos a olhar o horizonte, identificar os riscos e antecipar às mudanças que virão. Sendo assim, temos maiores chances de atingir nossos objetivos.

--

--