Uma Nova e Mais Poderosa Certificação de Agile Coach

Émerson Hernandez
GUMA-RS
Published in
5 min readFeb 4, 2019

Não adianta, você precisa se diferenciar. O mercado está cada vez mais acirrado e como já dizia o poeta, "camarão que dorme a onda leva". Como eu tenho certeza de que você não quer que isso aconteça na sua vida profissional, eu venho te apresentar a mais nova, mais poderosa e mais matadora certificação de Agile Coach que você vai encontrar por aí.

Todos os direitos reservados. Mas fala comigo que eu consigo uma dessas pra você também.

Ela é formada por 5 pilares:

  1. Uso avançado de post-its e sharpies.
  2. Posicionando-se corretamente em selfies com grandes grupos.
  3. Atualização frenética de LinkedIn e outras redes sociais.
  4. Falando em eventos sem aplicar na firma.
  5. Invenção de métodos e práticas já existentes.

Talvez você ainda não tenha conseguido absorver os pilares porque tem uma pergunta rondando sua mente: "Mas por que Agile Coach de Cristo?". Não, não há nada a ver com o Vaticano. A resposta é simples: marketing pessoal meu. Tem muita gente que me conhece como “Jesus”, por causa do cabelo comprido e da barba. Então pensei em identificar a minha certificação para que todo mundo saiba que fui eu quem a fez. Nada mais justo, não é mesmo?

Bem, como eu quero que você domine essa arte cada vez mais valorizada no mercado, deixa eu falar um pouco mais de cada um dos aspectos importantes que serão seus desafios nesse novo papel.

1. Uso avançado de post-its e sharpies

Pouca gente sabe, mas a expressão "pretinho básico" não veio da moda, mas sim foi cunhada pelo movimento ágil. Os primeiros facilitadores só usavam sharpies pretas. Foi à medida que eles viraram Agile Coaches que um novo mundo colorido foi tomando forma.

Dica monumental: não apareça para uma retro com apenas uma cor de sharpie ou post-it. Isso é fracasso garantido. Para ajudar, guie-se pela tabela de cores abaixo.

Quem iria imaginar que ganhar a bic 4 cores na infância ia me abrir portas no mundo adulto?

2. Posicionando-se corretamente em selfies com grandes grupos

Imagine comigo a seguinte situação: você se preparou muito para dar aquela palestra matadora, ou para facilitar aquele evento que vai deixar sua vó morta de orgulho e seu colega do futebol morto de inveja. Você precisa tirar uma foto. Esse é o tipo de situação tão foda que não pode passar em branco.

Para ajudar a entender esse ponto, vou usar de referência as imagens abaixo. À esquerda, uma foto do grupo de trabalho, depois de horas de treinamento ou brainstorming. Fica claro para você quem foi o ator principal desse evento? Claro que não! Por afinidade, você tende a achar que foi o Rambo, o Barney ou o BA.

Agora olhe a foto à direita. Não resta a menor dúvida de quem é o Agile Coach.

Esquerda: um grupo qualquer. Direita: mais um grande evento que só aconteceu por causa do grande facilitador.

3. Atualização frenética de LinkedIn e outras redes sociais

Já dizia Godfried Bogaard:

No passado você era o que você tinha. Hoje você é o que você compartilha.

Ou seja, não interessa onde você mora ou qual carro você dirige. O importante é mostrar que você fez parte de alguma reunião bacana. Tenha todos os aplicativos de rede social no seu celular e crie um planejamento de estar presente uma vez ao dia em cada um deles, no mínimo. Não interessa se o protagonismo foi seu ou não: se você estava presente, certamente brilhou!

Agile Coaches avançados sabem que além disso eles precisam criar conteúdo que gere engajamento. Isso faz com que os primeiros posts que irão aparecer, quando os humanos normais abrirem suas redes sociais, sejam dessa super casta de profissionais.

Dica monumental: se por algum motivo torpe (como inveja do seu sucesso) você for criticado, responda evasivamente. Aquele que te ataca vai ficar desconcertado e vai continuar comentando no seu post, gerando cada vez mais relevância para o algoritmo da rede social e, com isso, aumentando o impacto nos feeds alheios.

4. Falando em eventos sem aplicar na firma

Esse item pode ser um pouco mais trabalhoso, mas não se assuste. Também não estamos falando aqui em nada de outro mundo. Para funcionar bem, você vai precisar entender o que está bombando nos eventos e na internet e conectar com aquilo que ainda não está em execução na sua atual empresa. Não tem problema algum você nunca aplicar porque não é esse o seu real objetivo, não é mesmo?

Dica monumental: os slides devem ser bacanas. E se quiser usar foto da família para dar um ar mais pessoal, fique à vontade. Ninguém nunca vai achar isso piegas.

5. Invenção de métodos e práticas já existentes

Esse é realmente o pilar mais avançado. Aquele que diferencia quem já pode abandonar o lápis e escrever de caneta.

Para conseguir o grau máximo, você vai precisar escolher um método ou ferramenta qualquer e aplicar em um contexto. Pode ser sozinho ou só dentro da sua cabeça. O importante é que você rode os passos no mínimo uma vez. Mais do que isso é exagero e sabemos que ágil é contra desperdício.

Ao executar essa nova ferramenta, você vai ver que teve de fazer uma ou mais pequenas mudanças para adaptar ao teu contexto. BUM! Aí está o segredo que nunca te contaram e que te falo agora: você acabou de descobrir uma coisa nova. Dê um outro nome e compartilhe nas redes sociais para ganhar os louros de gênio.

Dica monumental: se você conseguir, adicione +1 à conta do nome anterior, você vai ser elevado a categoria de mito instantaneamente. Não coloque um número aleatório, você quer soar como alguém que está conectado com o que havia de mais avançado até antes de você chegar. Um exemplo seria: Conversar sobre o que Interessa 2.0.

Eu espero que essas dicas façam com que o ano que está começando leve você a um novo patamar como profissional. Se quiser saber mais sobre a certificação, é só comentar ali embaixo com "Eu quero!", deixando seu contato. Eu retornarei a todos, sem falta, dando os detalhes de como levar você ao próximo patamar na sua carreira.

Lembre-se: o mundo lá fora está cheio de oportunidades e você só precisa se agarrar na melhor delas. Eu tenho certeza que você pode.

Vai lá e arrasa!

--

--