Como parei de buscar aplicativos e organizei minha vida com papel e caneta.

Gustavo de Paula
Having Fun
Published in
5 min readApr 2, 2017
o ❤ do sistema

Antes de tudo, um pouco de história…

Eu sou do tipo daquelas pessoas que na aula quando o professor passa uma tarefa, em vez de anotar em algum lugar, acha que vai conseguir lembrar depois. Só que nunca lembra.

Depois de perder muitas tarefas, eventos, lembretes e coisas importantes para fazer, cheguei a conclusão que precisava de algo para rastrear e planejar o que preciso fazer, para quando e onde.

… A busca pelo aplicativo perfeito …

Devo ter testado no mínimo uns 30 aplicativos ou serviços para poder atingir o objetivo descrito acima. Entre aplicativos como Evernote, Zoho Notebook, Todoist, Wunderlist, etc… Testei todos eles, e nenhum deles conseguiu me fazer continuar usando-os.

… Alternativa pelo papel: Bullet Journal

O Bullet Journal, como descrito por seu criador, é um sistema analógico para a Era Digital. Recomendo assistir à esse vídeo de introdução e a visitar o site oficial dele.

Já tinha tentado usar o Bullet Journal em 2016, porém não rolou, acabei não o usando por motivos que irei destacar mais a frente. Porém, o Bullet Journal é a base de meu sistema de organização. Vamos ver:

Tudo começa com essa agenda/caderno/planner/livro, ele é bastante simples, leve e com linhas pautadas, nada muito além de mais disso:

Se você viu o vídeo introdutório (veja!), ele da algumas sugestões de como começar. O meu começo é divido em dois, o primeiro é a key, que é basicamente o que os símbolos que você usa para denotar tarefas, eventos são. E o segundo é o índice, que é onde eu (deveria) listar onde está localizado as coisas no bullet journal.

A primeira coisa que vocês vão notar é que tanto o key, quanto o índice estão vazios. Isso porque eu desisti de usá-los. Não achei que era importante preenche-los.

Porém se você quiser ter um exemplo de uma key, aqui:

Dica: não tenha medo em errar ou voltar atrás em algo que você fez, se você acha que aquilo não merece o seu tempo, deixa para lá.

Assumindo que tenha visto o vídeo introdutório, você já conhece o flow básico do bullet journal. Eu estruturo o meu de maneira um pouco diferente. Uso o conceito das collections para separar meu bullet journal em módulos.

O primeiro módulo que tenho é meu horário diário, aquilo que se repete todo dia:

O segundo e principal, e é onde deixo o marcador do jornal é uma collection onde na página esquerda tenho uma visão dos eventos e datas que tenho que lembrar junto à um calendário. Já na página direita tenho todas as tarefas e coisas que tenho para fazer, e para quando.

Esse é o básico. Já te da uma forte base para organizar o que você tem que fazer. Porém, não precisa ficar limitado à isso. Aqui vai algumas outras collections que uso:

Collecions de livros que pretendo ler:

Collections da matéria do descomplica que preciso estudar:

Algumas dicas:

Não tenha medo de errar ou fazer algo que não fique bonito/funcional.

Faça do seu bullet journal uma mini expressão artística, se divirta.

Se inspire em modelos que vir na internet. Mas nunca tente imitá-los por completo, adapte-os ao que melhor te servir, ao que você precisa ou consegue fazer.

Não é necessário abandonar completamente os aplicativos.

O Bullet Journal é o coração de meu sistema de organização. Mas vale citar alguns hacks interessantes que eu uso:

Para eventos que acontecem fora de meu lugar de estudo, ou que são necessários um lembrete maior ou agendas colaboraticas, uso o Google Agenda:

Para notas rápidas de quando não estou com o Journal por perto, uso o Bear ou o Google Keep:

Para guardar imagens, links ou rápidos snippets de texto eu uso um grupo no WhatsApp onde só tem eu mesmo:

Para notas, trabalhos e anotações compartilhadas, uso o Slack, o Dropbox Paper ou Google Docs:

Para guardar recibos e pequenos papéis que precisam ser scaneados, faço o scan com o Scannable e os jogo dentro do Zoho Notebook:

Para preencher documentos sem precisar imprimi-los uso o Adobe Fill & Sign:

E é assim que eu organizo minha vida, usando o Bullet Journal como o coração e alguns outros aplicativos como complementos. É o que funciona para mim. Recomendo que teste essa e outras opções e permaneça com a que funciona para você. Por enquanto, ficarei aqui mesmo.

Se você gostou deste artigo, clique no ❤ logo ali embaixo, se inscreva para receber novos artigos e colunas e compartilhe para que mais pessoas conheçam a ideia!

❤ 2017 Gustavo de Paula. Sharing is Caring.

--

--

Gustavo de Paula
Having Fun

Software Engineer @ Loggi. Escritor, leitor e fotógrafo nos tempos livres. Amante da Liberdade.