Entenda: O mercado não é meritocrático.

Gustavo de Paula
Having Fun
Published in
2 min readJan 12, 2017

Não é incomum ouvir frases como “trabalhe mais e você será gratificado”. Parece até uma frase motivadora e que pode te incentivar, mas essa entidade abstrata que se chama mercado não funciona tão bem assim.

O mercado recompensa aquele(s) que oferecem um produto que supra a necessidade ou desejo de outras pessoas. O mercado recompensa o quanto você serve às outras pessoas.

Trabalho não é valor.

É necessário que mudemos esse conceito que provém da Teoria de Valor Trabalho, usada por Smith e posteriormente por Marx, que diz que algo vale a quantidade de trabalho que foi usado para criar ou desenvolver certa coisa.

Podemos evidenciar problemas muito graves nessa teoria. Imagine a seguinte situação: eu, como fiel seguidor da teoria de valor trabalho, começo a cavar um buraco hoje, na esperança de que, daqui a 10 anos, possa vender e ficar rico com esse buraco. Ou melhor, cavo esse buraco com uma colher para que empenhe mais trabalho e agregue mais valor ao produto final. Ao final desses 10 anos, depois de ter empreendido muito trabalho, esse buraco terá muito valor? Terá mais valor do que se tivesse feito esse buraco com uma retroescavadeira? Se quiser ler mais sobre os problemas dessa teoria, leia sobre o Paradoxo Água-Diamante.

Uma solução simples para a Teoria de Valor Trabalho

A teoria de valor subjetivo, diz que, a valoração de qualquer coisa é totalmente subjetiva e é dependente da pessoa que analisa, do tempo e da situação. Ao meu lado nesse momento, tenho uma caneca vermelha. Gosto dela, serve ao seu propósito. E por isso, neste exato momento, não desejo e nem necessito nenhuma outra caneca. Por isso, agora, o valor que eu dou para outras canecas que estão à venda é muito baixo, e sendo assim, tenho uma chance muito pequena de comprar outra caneca. Este também é motivo porque mesmo as coisas estando baratas, você não sai comprando tudo no quando vai à um shopping.

Agora imagine que minha caneca quebre. Eu vou precisar e querer outra caneca, sendo assim, eu sou um valor maior para outras canecas que estão à venda.

Concluindo…

Não é necessário apenas trabalho. É preciso que você forneça algo que sirva às outras pessoas. Não adianta trabalhar muito se você não faz algo que as outras pessoas irão comprar e usar. No mercado, utilidade e valor contam mais do que o trabalho, mesmo que um dependa do outro para acontecer.

Por Gustavo de Paula

Se você gostou deste texto, recomende-o!

--

--

Gustavo de Paula
Having Fun

Software Engineer @ Loggi. Escritor, leitor e fotógrafo nos tempos livres. Amante da Liberdade.