Como eu lido com a dor?

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka

--

A minha vida toda eu fugi da dor.

Estava o tempo inteiro evitando situações que me trouxessem esse desconforto.

E nos últimos meses sinto que comecei a fazer o oposto disso.

Eu passei a buscar a dor. Eu passei a olhar para tudo o que me incomodava e comecei a mergulhar na minha dor. Para entender como funcionava. Para entender como parar de sentir dor.

Parece papo de maluco, mas a verdade é que procurei a dor para parar de sentir dor.

A dor me trouxe ensinamentos. Eu sentia que estava me libertando de muito sofrimento guardado por muitos anos dentro de mim.

E aí aconteceu um negócio esquisito.

Eu entrei num comportamento automático de buscar dor. Sem saber. Sem ter consciência disso.

Inconsciementemente eu buscava situações que me causassem dor porque assim eu iria aprender e evoluir.

É como se eu tivesse aceitado que somente poderia evoluir com dor.

De fato, a dor traz aprendizados. Mas não precisamos disso para evoluir. A evolução pode ser mais leve, fácil e divertida.

Hoje eu entendo a dor como o sentimento de desconforto que temos quando somos colocados numa situação diferente daquela que estamos vivendo.

Talvez você esteja confortável agora, numa boa com você mesmo. E aí vem alguém e te critica. Você sente dor. Porque saiu daquele momento confortável numa boa com você mesmo.

Talvez essa dor seja mais forte porque você perdeu alguém querido. A mudança foi ainda mais brusca.

Essa dor pode vir de relacionamentos, ou de mudanças no trabalho, ou de dificuldades de momentos que você está passando que você nem gostaria de passar.

E isso causa dor. A dor é o resultado dessas mudanças bruscas.

É como a temperatura quando cai de uma vez. Você está lá, de roupas leves curtindo o sol e a temperatura amena e aí o clima muda e a temperatura despenca. O resultado disso? Desconforto e dor.

Mas nesse caso, é só nos agasalharmos, irmos pra dentro de casa, fechar as janelas e parar de sofrer.

Mas na maioria das vezes, não lidamos dessa forma com a nossa dor. É como se ficássemos fora de casa, resistindo à temperatura que caiu, querendo que as coisas continuassem do mesmo jeito, para que você pudesse continuar com roupas leves, sem ter que colocar o casaco.

Para algumas pessoas, mudar e aceitar pode ser quase impossível. É dar o braço a torcer e aceitar que a temperatura mudou.

Hoje eu entendi a dor dessa forma. E fez muito sentido pra mim.

Talvez eu esteja resistindo a coisas demais e isso causa dor. A aceitação faz a dor se dissipar.

Não é preciso sofrer e permanecer na dor.

Aceite que a temperatura mudou. Coloque um casaco. Entre em casa e feche as janelas. E curta o friozinho que chegou…

Esse texto te ajudou? Que tal me apoiar financeiramente pra eu seguir escrevendo de maneira livre? Clique aqui!

--

--