Minha redação para o Enem
Sobre a persistência da violência contra as mulheres
Se você é mulher, nem vai precisar pensar muito sobre o que vou escrever aqui.
Serão apenas palavras na tentativa de ordenar o que você já sabe intuitivamente. Aquilo que na verdade você sempre soube.
Se você é homem, peço que feche os olhos por alguns instantes. Pense na sua mãe, na sua filha, na sua irmã ou na sua avó.
Mais aburdo que ter que escrever uma redação sobre a persistência da violência contra a mulher em 2015 é saber que esse tema ainda provoca polêmica e diferentes opiniões.
Eu tenho falado muito sobre isso ultimamente. O mundo como conhecemos está se transformando. A Terra está ascencionando e há algo de grandioso acontecendo.
Por muitos anos vivemos em um período de escuridão, de isolamento e de separação. A sociedade se organizou na cultura do “cada um por si”, “eu contra todos” e “não se pode confiar em ninguém”.
E muito disso porque criamos uma sociedade ditada pela figura masculina. Pelo homem.
O homem representa a força, a independência, o racional
A mulher representa o cuidado, a proteção e o coração.
Nesse novo mundo que está sendo criado, não precisamos mais de pessoa fortes, independentes e racionais. Precisamos de pessoas que cuidem e protejam quem precisa de ajuda e de pessoas que ajam com o coração.
E é exatamente por isso que acredito que esse tema está vindo a tona.
Porque temos a oportunidade, enquanto sociedade, de fazer as pazes com o feminino. De valorizar o sagrado feminino. E também o lado feminino nos homens.
Já é chegada a hora de empoderarmos as mulheres para que elas possam cuidar do nosso mundo. Para que elas nos ajudem a constuir uma sociedade mais amorosa, mais justa e mais generosa.
O que está em questão não é a violência contra as mulheres em si. Mas a mudança de paradigma. Como se precisássemos instalar um novo sistema operacional. Um sistema operacional com uma nova programação.
A violência contra as mulheres é apenas um movimento de desespero daqueles que não querem a mudança. Daqueles que querem que o mundo permaneça como está.
Mas não será possível manter isso por muito tempo.
A revolução silenciosa já está acontecendo e, ao redor do planeta, as mulheres estão se empoderando para assumir funções que sempre pertenceram aos homens.
O que nós homens fizemos foi constuir essa sociedade louca e desconectada.
Resistir a isso é querer que as coisas permaneçam iguais.
Se você está satisfeito com o mundo como é hoje, tudo bem. Deixe tudo como está e resista.
Mas se você é daqueles que sabem que precisamos desesperadamente de novos padrões, aceite e empodere as mulheres.
Pense na sua mãe, na sua filha, na sua irmã ou na sua avó. E imagine como seria o mundo se elas pudessem ser quem são de verdade.
Imagine o mundo que elas construiriam para você.
Já está acontecendo.
Eu já consigo visualizar, e você?
— — — — -
Eu não prestei o Enem. Mas talvez seria isso que escreveria na minha prova.
Se esse texto ressoou e você se sentir vontade de retribuir, você pode fazer uma contribuição clicando aqui.
Eu serei grato por poder seguir compartilhando textos livremente…