O hábito de se defender o tempo todo

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka
2 min readJul 28, 2016

--

É automático.

Eu faço sem pensar.

Na verdade, nem me dava conta disso.

Até que comecei a perceber. Ou melhor, me fizeram perceber.

Sempre que me colocam na parede, eu começo a me justificar.

Sempre que me criticam, eu tento me defender.

Sempre que fico desconfortável, eu conto uma história para mim mesmo.

Uma história que justifique porque faço o que estou fazendo.

Uma história para eu provar pra mim mesmo que estou certo.

E por que eu faço isso?

Porque às vezes o ponto de vista contrário dói.

Porque às vezes escutar um lado diferente machuca.

Porque saber que ferimos outra pessoa incomoda.

E ao invés de olhar para dentro e entender o que podemos mudar para fazer diferente da próxima vez, eu me justifico, pra continuar fazendo do mesmo jeito.

Porque é mais confortável fazer sempre do mesmo jeito.

É mais eficiente. Afinal, eu já sei como fazer.

Mas a evolução somente acontece no desconforto.

A mudança só acontece quando a gente aceita que talvez tenhamos que fazer diferente.

Talvez a gente tenha que começar a se comportar de outra maneira.

Quando você está se defendendo, você não está escutando.

Quando está se justificando, você começa a atacar o outro.

E quando faz isso, é impossível olhar para dentro.

Olhando para dentro, a gente se transforma.

Olhando para dentro, a mudança acontece.

Olhando para dentro, a magia começa a acontecer.

E você vai desenvolvendo um novo olhar para situações que sempre foram iguais para você.

E aí você muda.

E quando você muda, seu mundo muda.

Para de tentar se justificar.

Pare de se defender.

Baixe a guarda.

Aceite que você pode estar errado.

Aceite ser vulnerável.

Escute.

Observe.

Olhe para dentro.

Se defender dá trabalho.

A vida fica mais fácil assim…

--

--