O sócio invisível

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka
3 min readApr 12, 2017

--

Você teve uma ideia.

Um projeto, um negócio que começou a se desenhar na sua mente.

Você foi dando corda e se empolgou. Era o que você queria fazer da vida. Tinha tudo a ver com você. Seu coração pulsava!

Mas chegou num momento em que viu que não conseguia fazer isso só.

Precisava de alguém para te apoiar. Precisava de um sócio.

Contou a ideia para um amigo que adorou, se empolgou e disse que estava disposto a largar tudo para mergulhar de cabeça com você nesse projeto.

Fantástico! Ele era perfeito! Te complementava! Juntos vocês conseguiriam fazer muita coisa.

E aí começaram a trabalhar juntos.

Ele pediu demissão do seu trabalho e naquela segunda-feira vocês abriram um escritório.

Mas aí nesse dia aconteceu algo.

Você começou a trabalhar nas suas tarefas, foi mergulhando cada vez mais nelas e quis resolver tudo.

Era tanta coisa que você não conseguia pensar em outra coisa. Não conseguia enxergar nada além das suas atividades.

E cada atividade se desdobrava em novas atividades. Você foi ficando sufocado. Não dava conta de tanta coisa.

Mas e o sócio?

Você se esqueceu que tinha um sócio.

Saiu trabalhando sozinho. Não dividia nada. Não compartilhava nenhuma informação. Não pedia nenhuma ajuda pra ele.

Ele via você trabalhando e ficava tentando ajudar de alguma maneira. Tentava fazer o que estava ao seu alcance.

Mas você estava tão envolvido nos problemas que nem reparava que ele estava ali. Você esquecia de sua presença.

Como tempo, ele foi se desmotivando. Não sabia o que fazer. Não sabia como ajudar. Ficava chateado porque você não pedia sua ajuda. Ficava triste porque você não compartilhava nada. Tentava te chamar e você não escutava.

Ele não tinha clareza. Não sabia qual era sua função. Não sabia seu papel. Se sentia inútil.

E com o tempo, ele foi se afastando. Ele ia cada vez menos pro escritório. Chegava mais tarde, ia embora mais cedo.

E sem você perceber, ele se afastou. Você nem se deu conta…

E a vida foi ficando difícil. O seu trabalho não rendia. Você trabalhava e não saia do lugar.

Até que um dia se deu conta de que estava sozinho. Onde estava o sócio?

Eu acredito que nossa vida é uma cocriação. Que não estamos sozinhos e nem temos o controle sobre a vida. Do lado de lá, em algum lugar invisível, existe o universo trabalhando a nosso favor. Trabalhando com a gente.

Existe uma inteligência por trás de tudo o que acontece e move as peças para que nossa vida flua.

Sua vida é uma cocriação com o Universo (que pode ser chamado de Deus, Divino ou Natureza). Você faz 50% e o universo faz 50%.

Mas esse projeto é como uma sociedade.

Eu preciso fazer apenas o meu e deixar que ele faça o dele.

Se eu faço tudo, não dou espaço para ele trabalhar. E ele se frustra.

Se eu não tenho clareza, ele não sabe o que fazer. E aí não consegue trabalhar.

Se eu esqueço que ele existe, ele se afasta. E aí eu fico sozinho.

E quando eu fico sozinho, a vida fica difícil. E eu tenho que remar mais, me esforçar mais, trabalhar mais, acordar mais cedo e dormir mais tarde. E ainda assim nada acontece.

Porque eu só consigo no máximo fazer 50%. Então, se eu for bem e fizer tudo perfeitinho, terei completado somente 50%. E com menos de 50% nada se materializa.

Você precisa desse sócio. É nessa cocriação que a vida acontece.

Sinta se isso faz sentido dentro de você. Sinta se você está dando espaço para os 50% do universo. Abra mão do controle e de querer que tudo saia do seu jeito. Dê espaço pro seu sócio trabalhar e criar do jeito dele…

--

--