O valor da sua história

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka

--

O valor da sua história

Esse não é um texto sobre mim. É um texto sobre você.

Mas pra falar de você, vou falar de mim.

Porque não tem muita diferença entre eu e você.

Eu sempre tentei me esconder atrás de máscaras. Sempre tentei me proteger atrás dos títulos, dos cargos, das marcas, da imagem falsa de quem eu era.

Lembro do dia que ganhei meu primeiro cartão de visita na empresa. O cartão com meu nome gravado junto com a marca da empresa.

Nesse mesmo dia distribui uns 30 cartões por aí. Pra todos meus amigos, pro dono do bar, pra pessoas que eu nem conhecia pra que assim me conhecessem (ou pelo menos soubessem meu cargo)

E assim eu vivi uns bons meses. Talvez até anos.

Eu não era eu. Era uma marca. Uma marca de outra pessoa.

Voltamos pros dias de hoje.

Cheguei a uma reunião em um prédio comercial. Na recepção:

- Seu nome?

- Gustavo Tanaka

- Gustavo de onde?

- Como assim?

- De qual empresa?

- De nenhuma

Silêncio…

Olhar desconfiado…

Seria eu um desempregado? Como eu não representava nenhuma empresa? Como eu não tinha nenhuma marca por trás?

E hoje eu penso como eu sempre me escondi atrás de algo.

E por isso escrevo esse texto.

Eu vejo tanta gente incrível, com histórias incríveis, com um passado fantástico, cheio de acontecimentos, tragédias, superações. As pessoas são tão incríveis e eu adoro ouvir suas histórias.

A cada evento que participo eu ouço histórias que me conectar profundamente às pessoas. Ouço as dores das pessoas, as dificuldades, os traumas e as conquistas e sinto muitas vezes vontade de chorar.

A cada nova história que eu escuto sinto vontade de estar mais próximo dessa pessoa. De trabalhar junto, de morar junto, de estarmos verdadeiramente unidos.

Mas isso somente acontece quando as histórias são contadas com o coração aberto, sem máscaras e sem tentativa de se mostrar forte, bom, bem sucedido ou especial.

E eu escrevo esse texto porque essas histórias somente aparecem nos encontros em círculos fechados e nas redes sociais e na vida “normal” só vejo as histórias de gente comum que faz o que todo mundo faz.

E esse texto vai especialmente para quem trabalha com pessoas. Terapeutas, coaches, facilitadores de grupos, empreendedores.

Pare de se vender pela imagem de bom profissional. Pare de usar seus cursos, certificados e anos de especialização.

Eu nunca escolhi um terapeuta pelo local onde estudou ou pelos certificados que tem. Escolho pessoas que sabem falar abertamente sobre as dores e sofrimentos. Escolho pessoas que passaram pelo que eu passei. São essas pessoas que têm a capacidade de me compreender.

Quero falar com pessoas que viveram dificuldades, que perderam dinheiro, que se endividaram, que entraram em depressão e saíram. Gente como eu. Quero ajuda de pessoas que conhecem o buraco, que conhecem suas sombras e sabem o valor que isso tem.

Conte sua história. Fale dos seus medos. Fale do que você tem vergonha em você mesmo. Conte sobre a noite escura da sua alma. E aí nós vamos nos conectar.

Sua história tem um valor imensurável. Porque não existe ninguém com a sua história. Tá cheio de gente com certificados, cursos e anos de experiência em estudos na área.

Mas não tem ninguém que viveu a sua história. Quando você expõe a sua história, você se torna único. E aí seu valor sobe infinitamente.

Compartilhe comigo. Qual a sua história?

--

--