Pare de tentar ser a mudança que você quer ver no mundo

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka
Published in
2 min readMar 9, 2016

--

Gandhi era um cara sábio.

Quem sou eu pra duvidar dele?

Ele dizia que você deve ser a mudança que você quer ver no mundo.

E eu tentei seguir isso.

Eu sempre senti que o mundo precisa de mudanças. E como precisa! Precisava de mudança pra caramba.

E eu queria ser essa mudança.

Mas o negócio é o seguinte.

Quem sou eu pra carregar a mudança do mundo todo?

Ser a mudança que eu queria ver no mundo era algo muito distante da minha vida.

Eu não sabia nem por onde começar.

Aí eu pensei: “E se eu parar de tentar ser a mudança que quero ver no mundo e passar a ser a mudança que eu quero ver na minha vida? A mudança que quero ver no meu trabalho, ou a mudança que quero ver nos meus relacionamentos.”

E então as coisas começaram a fazer mais sentido.

A gente perde muito tempo falando pras pessoas para elas fazerem algo que nós mesmos não estamos fazendo direito.

Queremos mudar nossos pais, nossos amigos, nossos colegas de trabalho.

Então por que a gente mesmo não muda?

Foi o que comecei a pensar recentemente.

Eu não preciso ser a mudança que quero ver no mundo. Isso é muito distante e eu me sinto muito pequeno perto disso. Nem dá tanta vontade assim.

Mas eu posso ser a mudança nos meus relacionamentos, no meu trabalho e na minha família.

Mais fácil ne? Que tal tentar isso?

Gandhi era muito grande. Eu seguir o que ele fala é muito difícil.

Eu sou pequeno. Então prefiro pensar pequeno mesmo.

E ao invés de mudar o mundo todo, posso tentar mudar o meu mundo.

:)

Gustavo Tanaka

Se esse texto ressoou e você sentir vontade de retribuir, você pode fazer uma contribuição clicando aqui.

Eu serei grato por poder seguir compartilhando textos livremente…

--

--