Pequeno ensaio sobre o medo

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka
2 min readOct 25, 2016

--

Eu acordei assustado.

Achei que já era manhã, mas ainda estava escuro. Era madrugada.

Estava acelerado.

Minha mente começou a trabalhar.

Eu pensava muito.

E de repente me vi com medo.

Um medo que eu não reconhecia. Nunca havia sentido.

Eu estava com medo de morrer.

“Será que vou morrer hoje?”

“Vou pegar estrada amanhã, será que vai acontecer alguma coisa?”

Eu entrei numa paranóia.

E aí depois outros medos começaram a vir.

Medo de perder minha namorada.

Medo de ficar sozinho.

Medo de perder meus pais.

Medo de perder meus amigos.

Medo de ficar doente.

Medo de ficar paralisado.

Medo de perder dinheiro.

Medo de passar fome.

Medo de não ter onde morar.

Medo de perder o respeito das pessoas.

Medo de perder oportunidades.

Medo de perder tudo o que eu já havia conquistado.

Medo de perder a vida.

Eu fiquei nesse lugar por vários minutos. Que na verdade pareciam várias horas.

No começo eu tentei fugir. Tentei não pensar naquilo. Tentei ter pensamentos positivos.

Mas então resolvi aceitar e olhar para esses medos.

O que eles queriam me mostrar?

“O que tem pra aprender aqui?” pensei comigo mesmo.

E aí eu transformei a resistência em aceitação.

Aos poucos o pânico foi embora.

E passei a ter entendimento do que estava acontecendo.

Eu não tinha medo. Tinha apego.

Apego ao que tenho na vida hoje e o medo era a consequência desse apego.

E aí vi que tinha apego a coisas que não pertencem a mim.

É ilusão achar que algo é meu.

Nada é meu.

Eu apenas estou tendo a permissão de acessar tudo isso.

As pessoas na minha vida não são minhas.

O dinheiro não é meu.

Os bens não são meus.

O status não é meu.

Todas essas coisas somente me foram emprestadas.

Até mesmo minha vida não é minha. Eu estou tendo a permissão de viver nesse corpo.

E aí, como um milagre, ou magia, o medo se dissipou.

E eu consegui sentir gratidão por tudo o que tenho hoje.

Eu acordei e fui viver.

Meu livro 11 Dias de Despertar é o relato de uma "JORNADA DE LIBERTAÇÃO DO MEDO".

Baseado nos princípios que entendi com o livro, vou promover uma jornada de libertação do medo na vivência do dia 6 de novembro.

--

--