Poder falar sobre o passado

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka

--

Existia um monstro dentro de mim.

Um não. Alguns.

Tá bom, eram vários.

Esses monstros eram os assuntos não resolvidos do passado.

Eles me deixavam preso.

Bastava eu começar a pensar em algum desses assuntos que me sentia sufocado. Vinha um frio na espinha. Meu coração acelerava.

E não era possível falar sobre isso.

Minha voz travava. Eu perdia segurança na fala. Gaguejava. Meu olhar ficava baixo.

Eu tinha vergonha de mim mesmo.

Vergonha do meu passado.

Mais que vergonha, era um bloqueio.

Era um medo de acessar uma parte de mim que ainda não tinha sido resolvida. Uma ferida ainda não curada.

Doía só de olhar.

Mas eu olhei mesmo assim. Tomei coragem e falei sobre isso. E aquele bloqueio dissolveu.

Depois eu pude falar a segunda vez com mais naturalidade ainda.

Eu fiz isso não apenas com um bloqueio, mas com vários.

Falar sobre o passado liberta.

Guardar segredo nos condena.

Fingir que não aconteceu cria uma dor eterna.

Trazer luz à sombra dissolve.

Nos sentimos livres. E liberamos o fluxo de energia que estava estancado ali.

Eu tenho certeza que você tem esses assuntos tabus do passado não resolvidos. Todos temos.

Talvez uma perda grande e não poder falar sobre a morte de alguém. Talvez uma decepção amorosa, um abuso. Ou mesmo um evento onde se sentiu humilhado. Aquele momento de muita vergonha.

Vamos olhar para ele.

Escolha alguém de confiança ou um grupo de amigos.

Escolha alguém que não te julga. Alguém que vai apenas escutar, sem emitir opinião ou julgamento.

Conte essa experiência.

Vai ser libertador.

Nosso passado nos prende.

É ele que nos mantém aqui onde estamos. Nesse lugar em que não queremos mais estar.

Se você não pode nem pensar em falar sobre um assunto. Se tem aquele evento que não gosta nem de lembrar é porque ainda não se libertou. Porque ainda não fui curado.

Então é hora de liberarmos o passado.

Fale e sinta a sombra se dissolver…

Você vai se sentir leve. Vai tirar um peso.

E sua vida vai ficar mais fácil…

--

--