.uma experiência de moda sob demanda — hol concept e Movin Zero

Bernardo Nery
.skyline
Published in
3 min readOct 22, 2021

A moda está precisando de mudanças no seu processo de produção, mas sabemos que a melhor maneira de construir esses processos é alterando todo o modelo que está sendo usado.

A hol e a Movin começaram um projeto em com o intuito de mudarem, ainda que em pequena escala, o processo produtivo tradicional. As marcas se juntaram para fazer uma peça cocriada junto com o público. A hol e a Movin buscam mudar o status quo da moda, transformando a moda mais sustentável, nos três pilares: ambiental, econômico e social.

O processo de produção atual

O processo de produção industrial é diferente do que acreditamos ser o ideal para os clientes. As peças de roupa são produzidas com base em pesquisas de tendências, que não conversam com os principais agentes de compras, seus clientes. As coleções então são desenvolvidas para o grande público, assim que chegam às lojas,são vendidas ao valor mais alto possível, fazendo com que o cliente gaste mais para ter uma peça da coleção nova, recém lançada. Depois de alguns meses as marcas começam a cortar o preço das coleções mais antigas para fazer com que o público compre as peças mais antigas na arara. Conforme essa peça vai ficando nas lojas, mais barato vai ficando, ou então a solução adotada por algumas marcas, é enviar essas roupas para outlets.

O futuro da moda é sob demanda

O modelo citado acima infelizmente preza pelas compras em abundância e gera toneladas de desperdício. Chama a atenção como o cliente não é envolvido no processo criativo. O criativo fica na cabeça de uma equipe de design que imagina que seria o ideal para vestir em determinada época do ano.

Queremos apresentar um sistema que valoriza a compra antecipada da peça pelo cliente e que mostra como os clientes da marca podem ser importantes para o desenvolvimento da coleção da marca.

A união das marcas

A Movin e a hol decidiram juntar forças para desenvolver um modelo de pré-vendas com a co-criação do público, criamos as peças em 3D e apresentamos ao público, assim colhendo dados relevantes para a criação das peças, por exemplo: altura da cava, tamanho do decote, espessura da manga… Resumo, informações relevantes para produzir a coleção desejada pelos próprios clientes.

Fizemos as primeiras seleções de imagem, foi referente a modelagem da peça, depois de cenários, e por último a seleção de tecidos. Com esses dados, conseguimos pensar e planejar a confecção, divulgação e venda da peça.

Onde estamos

O projeto já está em fase de começar a divulgar que… está chegando a hora da pré-venda. As peças de demonstração já estão sendo pilotadas para apresentar o resultado dessa interação com vocês estará disponível na pré-venda.

Fiquem ligados no instagram da @hol.studio e na @startmovin.

--

--