Como deixar seu Github lindão

Thami A. Vicente
Oct 7, 2020 · 4 min read

O Github é uma ótima plataforma para hospedar seu portfolio de códigos por ser uma ferramenta conhecida e simples de usar. Além disso, é possível utilizar o README do seu user para contar um pouco sobre você e sua carreira.

Ao descobrir essa funcionalidade, eu fui pesquisar jeitos de deixar o meu perfil mais do meu jeito. Assim, reuni aqui 6 ideias que podem te ajudar na hora de personalizar seu README.

Print do meu perfil do github, contendo minha foto de perfil e meu nome. Além de uma pequena bio e gráficos sobre meu perfil.

1- Como criar

2- Estrutura

3- Capa

Mas se você quer colocar uma, mas não tem muitas habilidades com criação de layouts, seguem alguns sites que podem te ajudar:

  • Canva.com _ Aqui você encontra layouts prontos e facinhos de editar.
  • Freepik.com _ Contém uma grande variedade de layouts prontos, fotos, ícones… Mas não esqueça de dar crédito ao autor se usar o conteúdo grátis.
  • Picrew.me _ Site para criar avatares, caso queira deixar sua carinha no layout
  • Unsplash.com & Pexel.com _ Meus bancos de imagem favoritos
  • O grande planilhão do layout _ Sempre fui a louca do design, então criei essa planilha cheia de conteúdos gratuitos para criação de layout, desde fonte gratuita até bancos de vídeos.

4- Links e ícones

E para usar de ícone, você pode dar uma olhada nesses sites:

E se ao invés de ícones, quiser usar emojis, o usuário Rafael Xavier criou essa planilha com todos os emojis e seus respectivos códigos.

5- Gráficos de desempenho/Pins de repositórios

Nesse link você encontra a documentação em português. É bem fácil de usar, só precisando colocar seu nome de usuário no link, e tem várias possibilidades de personalização, então super vale a pena dar uma olhada!

Para organizar melhor meus gráficos, eu roubei da ideia da Vitoria Faria e coloquei eles dentro de uma tabela:

6- Subir gifs nos pins

O processo é um pouco complicado, mas se você já sobre seus projetos por linha de comando, é bem fácil. Eu uso o seguinte passo a passo:

IMPORTANTE: Não renomeie o Gist, se não ele perde o gif!

7- Dica bônus! QRCode

Existem muitos sites para criar, mas um que eu gosto muito é o Monkey.com, já que ele permite personalizar cores, formatos e até inserir um logo (que você pode ser substituído pelo seu avatar, por exemplo).

Bom, galera! Essas foram algumas dicas que me ajudaram bastante a deixar o meu Github mais interessante. Espero que ajudem vocês!

Caso tenha sugestões de itens, ou use as dicas daqui, deixe no comentário pra eu ver! :))

<h1>Dev</h1>

Os assuntos de desenvolvimento e tecnologia que eu aprendi e vim compartilhar.

<h1>Dev</h1>

Quer aprender mais sobre a área de desenvolvimento? Vem comigo que vou compartilhar de forma divertida tudo que já aprendi durante minha carreira de front end.

Thami A. Vicente

Written by

Deva Front End, Publicitária e Artista.

<h1>Dev</h1>

Quer aprender mais sobre a área de desenvolvimento? Vem comigo que vou compartilhar de forma divertida tudo que já aprendi durante minha carreira de front end.