O que é Business Model Canvas?

Aruana Amorim
Habilit Oficial

--

Business Model Canvas, ou quadro de modelo de negócios, é uma ferramenta para te ajudar a gerenciar seus negócios e assim te permitir tomar decisões estratégicas com mais clareza. Assim sendo, tem por finalidade esboçar modelos de negócios por meio de um mapa visual pré-formado que contém nove blocos de modelo de negócios.São eles: Segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com os clientes, fonte de renda, recursos principais, atividades-chave, estrutura de custo e fontes de receita.

Cada um desses blocos tem uma função fundamental no momento de abrir e desenvolver uma empresa. Uma vez que uma empresa não existe seus seus clientes, sem sua proposta de valor, seus parceiros e sua receita, temos que entender a essência de cada um desses blocos para conseguir criar um negócio viável e que se sustente.

Sabendo disso, cada bloco vem com o intuito de trazer possíveis perguntas para definir o problema que estamos tratando ao pensar na abertura da empresa. Quem são nossos clientes? Qual o valor estamos entregando? Como vamos nos conectar com nossos clientes? Quanto nossos clientes estão dispostos a pagar por essa proposta de valor? Esse é o preço necessário para fazer a empresa continuar girando e pagar pelos nossos esforços? Estas e muitas outras são as perguntas que o Business Model Canvas vem tentar te ajudar a formular e responder. E sem as quais se torna impossível ter clareza do processo que está ocorrendo no movimento de abrir e desenvolver uma empresa.

Sim, digo abrir e desenvolver porque apesar do que pode parecer à primeira vista, o Business Model Canvas não é um quadro definitivo. A grande sacada está em refazê-lo de tempos em tempos e poder visualizar para onde se está indo. Afinal de contas empresas são organizações de pessoas visando criar e ou entregar valor para outras pessoas, organizadas ou não.

Desse modo, recomendamos que volte ao business model canvas sempre que sentir que algumas lacunas voltaram a se formar. Por exemplo, digamos que com o passar do tempo você identifica, através das interações com seus possíveis clientes, que as pessoas dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço, ou que estão consumindo o seu conteúdo, não eram as pessoas descritas como sendo sua persona criada a partir do segmento do cliente. Assim é importante refazer alguns blocos, não necessariamente o quadro todo, mas se possível fazer uma checagem para ver se o planejamento ainda se mantem uma vez que a persona se alterou.

Apesar de ter focado muito em empresas, o Business Model Canvas pode ser adaptado para ONG’s e outras organizações também, não necessariamente usando o quadro como um todo, mas selecionando as partes que fazem sentido responder.

Conteudo acreditamos que o Business Model Canvas é uma ferramenta excelente para organizar as ideias e sobretudo tirá-las do papel. Além de poder facilitar o diálogo entre as pessoas da equipe, uma vez que todas poderão visualizar a organização como um todo e saber qual o caminho que a empresa está percorrendo. Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais do Business Model Canvas. Vou deixar o link do livro que usei de referência para criação deste artigo e outros links importantes para a compreensão no geral. Vamos publicar mais textos sobre a aplicação do BMC então se foi útil continue acompanhando.

Referências

Osterwalder, Alexander. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, 2011.

Segue o link para adquirir o livro: https://amzn.to/35Cv3cM

Osterwalder, Alexander. Value Proposition Design: Como Construir Propostas de Valor Inovadoras, 2019.

Segue o link para adquirir o livro: https://amzn.to/2SuGXA3

--

--

Aruana Amorim
Habilit Oficial

Aprendiz, empreendedora, sócia da Habilit, consultora e idealizadora em tempo integral.