Habitica — Entendendo o conceito por trás da ferramenta.

Já imaginou que, ao se lavar vasilhas você poderia ganhar exp e gold? Que cada tarefa que você faça contribuisse para o crescimento do seu personagem fictício? Parece engraçado que isso seja uma ferramenta de produtividade e não um jogo. Mas é um conceito que está se está se espalhando pelo mundo muito rápido nos últimos tempos mas que não é tão novo assim, é a famosa Gamificação que é a mecânica que o Habitica utiliza.

Entendendo a origem da Gamificação

Tudo começou com os selos colecionáveis da empresa Sperry & Hutchinson em 1896, onde lojistas compravam selos e repassavam para seus clientes para que eles trocassem os selos por recompensas.

A empresa teve suas vendas triplicadas na década de 60. Imagine o seu salário de hoje e, agora, imagine esse valor triplicado só por usar uma ferramenta. Parece bom, né?

Por incrível que pareça, levaram muitos anos para que este conceito motivacional crescesse e só foi em 2002 que, com estudos de um programador, oito anos mais tarde, um livro sobre a temática foi publicado.

Resumindo, a Gamificação consiste em transformar uma atividade utilizando os recursos de jogos como, por exemplo: pontuação, emblemas e prêmios. E ela funciona com quase tudo!

Por que o Habitica funciona?

Já reparou que quando começamos algo novo nós geralmente ficamos com muita expectativa e com o tempo ela vai diminuindo? Então, com o Habitica pode ser diferente. Ele vai transformar suas atividades, que com um tempo ficam monótonas, em atividades mais fáceis de se engajar com o tempo.

Tarefas que antes eram chatas, agora dão ouro, exp, itens, mascotes, montarias e assim vai. Isso simplesmente turbina seus projetos, pois há recompensas bem claras, competitividade com outras pessoas e outros mecanismos psicológicos por trás.

Se você leu qualquer artigo meu antes sobre produtividade, grande parte deles podem ser implementados no Habitica, além deles mostrarem mais motivos para que você use o Habitica como ferramenta.

Principalmente se você quiser criar um hábito, que é o principal propósito dos 21 dias no Habitica. Se você não sabia, existe um estudo sobre isso no livro “Psycho-Cybernetics: A New Way to Get More Living out of Life”. Onde o autor diz que, em no mínimo 21 dias, você poderá criar um hábito pra vida toda.

Eu mesmo, com uns 9 meses de Habitica, já criei uma grande quantidade de hábitos e me tornei muito mais produtivo. Hoje meu quarto sempre está limpo, minha roupas sempre estão lavadas, chego sempre na hora aos compromissos, leio um livro por semana, escrevo artigos e sou mais amável com as pessoas. Em suma, o Habitica, que parece apenas um jogo, me tornou bem melhor.

Quer saber mais? Que tal da uma olhada em alguns videos:

Jane McGonigal (Link para o TED)— Como os jogos podem implementar habitos heroicos

Yu-kai Chou — Como gamificação pode melhorar seu mundo

Yu-kai Chou — Como gamificação pode melhorar seu mundo

Janaki Kumar— Gamification no trabalho

Janaki Kumar — Gamification no trabalho

Gabe Zichermann — O futuro da criatividade e inovação é a Gamificação

Enfim, o Habitica é um novo tipo de ferramenta que está crescendo de uma forma absurda e, se você juntar ele com meditação, organização de pastas, essencialismo e dentro outras ferramentas, você poderá encubar um monstro dentro de você (haha).