Dumont Day

Salve hack-nação brasileira! Hoje temos um projeto sensacional para ser apresentado, depois de alguns anos somente discutindo, juntamos os interessados e nasce agora o Dumont Day!

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.” Alberto Santos Dumont

Pra quem não conhece, o projeto Dumont Hackerspace é a junção dos hackerspaces do brasil em eventos, então sempre que os participantes de algum hackerspace se encontram em um evento, eles se juntam para fazer atividades, cursos e tudo o que fazem em suas sedes, de maneira que espalhem a cultura hacker nestes eventos, alguns exemplos de eventos são Campus Party, Roadsec, Latinoware, FISL e por aí vai. Vocês podem ver alguns registros do que rolou em alguns eventos nestes links ou acessar o site do Dumont Hackerspace:

Este ano tivemos cinco edições do Dumont Hackerspace na Campus Party, em São Paulo — SP, Natal — RN, Salvador — BA, Brasília — DF e Rondônia — RO. Com isso muitas pessoas se conectaram e trocaram ideias sobre hackerspaces, daí surgiu a necessidade dos membros de hackerspaces se conhecerem ainda mais.

Dumont Day nasceu para isso, tornar as distâncias menores entre os membros de hackerspaces, então vamos explicar como vai funcionar toda essa dinâmica:

Resumo

A cada mês um hackerspace é escolhido para apresentar seu espaço e seus projetos, usando o hangout, que será transmitido AO VIVO em todos os outros hackerspaces. Ao final eles podem interagir pelo chat e responder algumas perguntas da galera que está assistindo.

Periodicidade

Escolhemos todas as últimas sexta-feiras do mês às 22h, mas como vocês são membros de hackerspaces como eu, não seguimos nenhuma regra e as coisas acabam ficando de lado, então a data deste mês é na quinta-feira no dia 30 às 20h. Conforme for, vamos alterando essas datas para comodidade de todos. A ideia é que tenha uma periodicidade para não deixarmos de fazer. Sempre avisaremos com bastante antecedência todos os hackerspaces.

Escolha do hackerspace

Cada mês um hackerspace vai ser escolhido para se apresentar e responder algumas perguntas AO VIVO. Para fazer essa escolha, o hackerspace que estiver apresentando fica encarregado de fazer o sorteio do próximo, logo depois entraremos em contato com o responsável do espaço para combinar o dia. Com a confirmação da participação, iremos disparar a data para todos os hackerspaces.

Fui escolhido, e agora?

Vocês terão algo entre três semanas para se preparar, entrar em contato com seus membros para participarem localmente.

O ideal é que tenham pelo menos dois membros no dia, um que ficará com a câmera apresentando o espaço e outro para ler as perguntas e interagir com o pessoal no chat.

O que geralmente as pessoas gostariam de saber sobre o seu hackerspace:

  • Em qual região fica? É acessível?
  • Mostrar cada pedaço do espaço e suas ferramentas
  • Qual o custo de funcionamento mensal?
  • Quantos associados?
  • Quais atividades estão rolando no espaço?
  • Quais projetos o hackerspace já fez?

Não fui escolhido, o que posso fazer?

Sorte na próxima vez, mas você ainda pode colaborar com o projeto transmitindo AO VIVO para os participantes do seu hackerspace, lembrando que o chat sempre ficará aberto para todos poderem interagir e fazer perguntas sobre o hackerspace.

Tenho uma ideia de formato novo, posso fazer do meu jeito?

Sim, o projeto é open source e open love, a ideia é movimentar os hackerspaces e reunir os conteúdos, se você vai usar hangout, facebook ou subir seu próprio server de streaming, no problems, o importante é fazer e compartilhar conhecimento. Lógico que séria legal você nos avisar antes e trocar uma ideia com o pessoal no telegram ou na lista.

0x1 Dumont Day

Como o bloco Gênesis, vamos começar com o Garoa Hacker Clube no dia 30 de agosto, às 20h. Entraremos em contato com os responsáveis e logo depois com todos os outros hackerspaces para que eles transmitirem no mesmo dia. AGUARDAMOS VOCÊS LÁ ou ONLINE!!!!