How I hack my Education

My life changed.

TK
Hacking my Education

--

Desde quando era criança, fui considerado um “nerdzinho” / geek. Assistia as aulas como se quisesse absorver todo conteúdo e conhecimento dos meus professores. Segui à risca até o final do meu colegial. As palavras dos meus professores eram verdades absolutas. E esse era o grande problema! Não existiam outros recursos de conhecimento, o conteúdo de meus professores eram monopólios dentro da minha cabeça.

Em 2013 entrei na faculdade e comecei a estudar, oficialmente, administração de empresas. Foram 6 meses absorvendo mais conteúdo. Professores vomitando informações, o que não foi prático para mim. Chegou as férias do meio do ano, e eu percebi que todo esse tempo, me enchendo de conhecimento teórico-administrativo, não estava sendo realmente produtivo, não estava aprendendo nada que eu realmente pudesse usar na minha futura carreira. Então..

“I started hacking my education”

Sabia que para me destacar, precisava ir além de livros e do que os professores falavam. Acabando as aulas da FGV (minha faculdade de administração), eu queria aproveitar ao máximo para aprender algo novo. Comecei, então, um curso de criatividade da Stanford University chamado A Crash Course on Criativity da renomadíssima professora Tina Seelig. Um curso de altíssima qualidade e que pude me desenvolver um pouco mais. Paralelo ao curso, fui aprovado entre os 100 melhores universitários para o Sthart, um programa de treinamento sobre empreendedorismo digital. 1 mês de palestras, workshops e desafios para o desenvolvimento de uma ideia para Startups. Lá tive contato com programadores/desenvolvedores, e comecei a entender um pouco sobre o que significa “Hack”.

A essência de um Hacker é a capacidade de aprender as coisas sozinhos, sem precisar seguir um caminho rígido imposto por outros. — Robert Greene, Mastery (book).

O time de engenharia de software do Facebook também possui a essência Hacker embutido:

Facebook HQ

Comecei a me interessar por programação, desenvolvimento e engenharia de software. Entrei no site Codecademy, completei o curso de HTML/CSS, e então quis aprender alguma linguagem de programação. Escolhi uma chamada Python. Tive uma base muito boa, tanto de lógica de programação como da própria linguagem, pela qual sou apaixonado (Python Lover ). Daí deslanchei..

Cursos

Fiz cursos sobre Python (Up and Running Python & Python 3 Essential Training), de banco de dados SQL e sobre uma outra linguagem de programação chamada Java. Todos no site lynda.com . Tive treinamento no Udacity sobre Python e Java em conjunto com Ciência da Computação. Aprendi Java Avançado no curso da Impacta Tecnologia. Aprendi muito sobre programação durante esses 6 meses. Essa é minha fase áurea, minha fase Hacker. E a aprendizagem não para por aí. Tenho me dedicado à livros de alta complexidade na área de desenvolvimento de software (mais relacionado a Python) como Python Cookbook, Python 3 Object Oriented Programming e Welcome to Problem Solving with Algorithms and Data Structures using Python. E ultimamente tenho me interessado por Web Frameworks como Django e Pyramid.

Livros

A Estratégia do olho de Tigre — Renato Grinberg // Tudo é óbvio — Duncan J. Watts // Se eu soubesse aos 20… — Tina Seelig // A Menina do Vale — Bel Pesce // inGenium — Tina Seelig // Bilionários por Acaso — A criação do Facebook — Ben Mezrich // Empreenda (quase) sem dinheiro — José Dornelas // C@$H, como criar negócios altamente lucrativos na internet — Joel Comm // Business Model Canvas — Alexander Ostervalder // A cabeça de Steve Jobs — Leander Kahney // Outliers — Malcolm Gladwell // Lean Startup — Eric Ries // Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis // Use a Cabeça! Python — Paul Barry // Use ca Cabeça! Java // Cracking the Code Interview — Gayle Laakmann McDowell // Maestria — Robert Greene.

Esses são alguns dos livros que li, e que recomendo para todos. O meu interesse vaga desde Business, Startup e Programação até Criatividade, Design e Psicologia. Apesar do meu foco em Programação, Desenvolvimento e Engenharia de Software, gosto de me atualizar sobre outros assuntos, contemplá-los pode ajudar, e muito, na minha carreira. Aprender Design para entender o usuário, Business para poder arquitetar da melhor forma os projetos/softwares, Psicologia para entender os seres humanos e os relacionamentos, e por aí vai todo aprendizado sobre diversas áreas que podem ajudar.

- Blogs/Sites

Business
Mashable: http://mashable.com/
500Startups: http://500.co/
Steve Blank: http://steveblank.com/
OnStartups: http://onstartups.com/
TechCrunch: http://techcrunch.com/
Entrepreneur: http://www.entrepreneur.com/

Programação/Engenharia:
Peter Norvig: http://norvig.com/
Pydanny: http://pydanny.com/
LinkedIn Engineering: http://engineering.linkedin.com/blog
MongoDB Engineering: http://blog.mongodb.org/
DropBox Engineering: https://tech.dropbox.com/
Facebook Engineering: https://www.facebook.com/Engineering
Quora Engineering: http://engineering.quora.com/
Pinterest Engineering: http://engineering.pinterest.com/
Instagram Engineering: http://instagram-engineering.tumblr.com/
Airbnb Engineering: http://nerds.airbnb.com/

Design:
UX Booth: http://www.uxbooth.com/
Boxes and Arrows: http://boxesandarrows.com/
52 Weeks of UX: http://52weeksofux.com/
UX Design: http://uxdesign.smashingmagazine.com/
Yanko Design: http://www.yankodesign.com/
Pinterest: https://www.pinterest.com/
Geekologie: http://www.geekologie.com/

Tento ler posts desses sites/blogs todos os dias. Obviamente não leio diariamente todos, mas sempre tento ler ao máximo, já que é uma das formas mais interessantes de se aprofundar em determinado assunto: absorver diariamente informações dessas áreas com conteúdo de alta qualidade.

Continuação da essência hacker:

O que eu pretendo para agora e para o futuro próximo?

Hack your Education!

Aprimorar minha habilidade de criação/construção (Be a Builder)

→ Garoa Hacker Club (Participar de algum projeto que para desenvolver essa habilidade. Alguém indica outro modo de me desenvolver?)

Começar algum projeto pessoal ou participar de projeto Open Source

→ Python + Web Framework (Pretendo criar algo com essas tecnologias. Outras que tenho muito interesse é mobile: iOS & Android)

Participar mais ativamente de desafios de programação

→ HackerRank / SPOJ / TopCoder são bons sites para poder treinar

Fazer mais Cursos Onlines

→ Udacity / Coursera / edX / khan Academy / Codecademy / Lynda / Iversity. Quando tiver tempo, queria aprender Machine Learning &Data Science

E assim vamos estudando, aprendendo e..

Hacking the Education!

Meu Facebook, Twitter & LinkedIn. ☺

--

--