O que aprendi com Gary Vaynerchuk

TK
Hacking my Education
3 min readDec 26, 2015

…e o que continuo aprendendo.

Nesse ano de 2015, conheci esse incrível personagem do mundo do empreendedorismo: Gary Vaynerchuk. Bielorusso, fundou Wine Library e VaynerMedia, investidor de empresas como Facebook, Twitter, Tumblr e Uber e autor dos livros “Crush it”, “The Thank You Economy” e “Jab, Jab, Jab, Right-Hook”.

Aqui vou contar algumas coisas que aprendi assistindo seus vídeos, lendo seus posts e seu conteúdo em geral. É incrível o quanto de valor ele consegue entregar em seu conteúdo. Bora!

Hustle

“I think that the Vayner Nation thinks that they are hustling and straight to your face: 99.99% of you are not”.

Traduzo como “Sangue nos olhos”. Sangue nos olhos de trabalhar duro (e inteligentemente). Sangue nos olhos de executar o que precisa ser feito ou o que foi planejado. Sangue nos olhos de não dar desculpas que não tem tempo para executar o seu projeto (“Stop watching the f*cking Lost / Master Chef / PUT YOUR TV SHOW“). Sangue nos olhos de colocar todo o seu esforço naquilo que realmente acredita e fazer acontecer.

A vida verdadeira de um empreendedor

“The truth is, entrepreneurship is hard — it’s hard as sh*t. I’m not lucky, I worked! Keep that lucky sh*t in your pocket!”

“It’s is crazy to me that today entrepreneurship is considered cool and good. 20 years ago entrepreneur meant that you are a f*cking loser.”

20anos atrás, ser empreendedor era sinônimo de ser fracassado. Hoje o termo empreendedorismo é sexy. Além de todo o glamour, ainda é visto como uma coisa fácil, como uma coisa que da noite pro dia você será milionário. E como GaryVee fala, não é fácil, não é ser sortudo, é muito trabalho!

Ele tem uma série chamada DailyVee, que mostra o seu dia-a-dia como empreendedor: reuniões, muito trabalho, planejamento, decisões rápidas, criar conteúdo, dar palestras. WORK WORK WORK!

Ideas are sh*t. Execution is the game

“We all get ideas. Everybody get ideas. And? Ideas are sh*t. Execution is the game. Just. Make. It. Happen!”

Ouço muito as pessoas “protegerem” suas ideias, para que elas não possam ser “roubadas”.

What?! It’s 2015. There is no original or unique idea. No idea is original.

Como um programador, recebo muitas mensagens (para desenvolver novas ideias) do tipo:

  1. Tenho uma ideia genial mas é segredo hein!
  2. Tenho uma ideia revolucionária, mas primeiro você precisa assinar esse NDA (Non-Disclosure Agreement — Acordo de não divulgação)”.

O que normalmente respondo:

  1. Primeiro você tem um problema e depois uma ideia/solução. Qual o problema que você está resolvendo?
  2. Ideas are shit. Execution is the game! O que executou até agora?”

Facebook era um MySpace. O Facebook executou muito melhor o seu produto, e ganhou o mercado de “redes sociais”.

Uber era um Magic Cab. O Uber executou muito melhor o seu produto, e está ganhando o mercado de “serviços de caronas pagas e de corridas de táxis”.

Bem.. você entendeu!

Conclusão

Esses foram os aprendizados que tive, que foram os mais marcantes pra mim. Espero que vocês possam degustar do ótimo conteúdo que ele oferece (IT’S FREEEEE!). Mais do que consumir e consumir seu conteúdo..

“Here is all the advice. But please, don’t be a student, be a practitioner.”

Meu Facebook, Twitter, Github & LinkedIn. ☺

--

--