A relação entre trabalho, ser humano e ciência

Rodrigoscholze
Hackvision 2020
Published in
6 min readMay 12, 2020

O trabalho remoto era algo que há tempos eu particularmente não imaginaria que vivenciaria. Realmente nunca tinha pensado que isso se tornaria realidade no meu dia-a-dia. Algo que modifica e ainda está modificando minha forma de organização e controle. Saber lidar com quedas de desempenho nos primeiros dias foi algo assustador: olhar para os lados e ver meus quadros de bandas de rock na parede e o videogame ligado na televisão talvez tenha feito a minha mente não relacionar isso com produtividade.

Eu costumo dizer a meus amigos que os maiores inimigos da vida não são as pessoas que não gostam de você, ou até mesmo aquelas que te prejudicam: mas sim os seus fantasmas internos. eles podem ser vários, variando de pessoa para pessoa. Para alguns é ansiedade, para outros a falta de paciência, a preguiça excessiva, insegurança, o egocentrismo, a solidão, o medo. Brigar com alguém próximo também é um fator que pode afetar nosso desempenho durante um tempo, o falecimento de uma pessoa importante também e nada disso são doenças, são simplesmente defeitos e acontecimentos tradicionais de qualquer ser humano do mundo. O autoconhecimento e o controle é um fator de extrema importância na vida de todos. existem várias formas de trabalhar isso, mas a forma como lido com isso é com a prática de exercício físico e também minha maior recomendação.

Me chamo Rodrigo Scholze, faço curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas na Católica de Santa Catarina na cidade de Joinville/SC, no atual momento que estou escrevendo isso tenho 26 anos. Além disso meus esportes favoritos são andar de bicicleta e praticar corridas de kart. Tenho amor pela arte da fotografia e filmagem. Como fotógrafo já fiz vários pequenos trabalhos e como videomaker já produzi videoclipes musicais.

A fotografia me trouxe o desafio de lidar com dois dos meus fantasmas mais antigos, a insegurança e a introversão. Melhorar a comunicação é de extrema importância a qualquer tarefa ou atividade. Hoje eu diria que estou em um desafio diferenciado, além de estar trabalhando na minha personalidade para ter bom desempenho no ambiente caseiro através do trabalho remoto, também estou em contato direto com a minha equipe do Hackvision (Argos) para garantir a proposta de facilitar o acesso das pessoas aos seus primeiros exames focados na saúde ocular.

Argos e a Telemedicina

Desenvolver em casa a nossa proposta tecnológica tem nos trazido grandes reflexões sobre como o paciente irá interagir com a nossa proposta e quais resultados poderemos obter através disso. A importância de sua interação é o ponto chave do projeto, a qualidade das informações finais que a tecnologia irá fornecer depende diretamente da forma como o paciente está interagindo. Eu acredito que isso seja um desafio diferenciado pela maneira como terá de ser produzido: de longe, de forma remota, testar a interação do paciente com a tecnologia não estando fisicamente com ele.

Durante a pandemia do coronavírus, o senado brasileiro liberou o uso da telemedicina, trazendo a idéia de que é uma novidade, mas o uso desse recurso já é bem antigo, porém pouco explorado. A prática da telemedicina traz diversas vantagens, como por exemplo a redução do tempo e dos custos, acesso rápido, diminuição na ida a hospitais e etc… O projeto Argos atende vários quesitos positivos do uso da telemedicina, principalmente no se diz ao alcance de um número maior de pessoas no cuidado à saúde ocular e a integração de pesquisadores na análise de dados obtidos.

A relação entre o Argos, a ciência e a análise de dados

Uma reflexão muito interessante que eu adoro usar quando o assunto é este, é fazendo um paralelo com a luz. Na história humana a descoberta do fogo foi essencial para a exploração de novos lugares, pois o fogo gera a luz e a luz certamente nos traz visão. A visão de novas coisas no escuro trouxe informações que posteriormente se tornaram conhecimentos onde eventualmente sanou diversos problemas, salvou vidas e quebrou vários medos. O medo do escuro vem da falta de conhecimento do que se tem lá e saber o que tem lá depende da luz, muitas vezes acender uma luz no escuro nos revela coisas tão inesperadas que nem mesmo o mais bem estudado doutor imaginaria que existia. É por esse motivo que a cultura pop usa a lâmpada como ícone de idéia e inovação.

Carl Sagan diz no livro “O mundo assombrado pelos demônios” que a ciência é uma vela acesa numa imensa escuridão, vela essa que ilumina as sombras da ignorância. A ciência se provém do conhecimento e o mesmo é gerado por informações provinda de dados e por isso que enfatizo tanto a importância da análise de dados, onde o vejo como a uma vela acesa na nossa imensa escuridão.

Sabemos o número atual de infectados no mundo pelo coronavírus, com essa informação podemos tomar várias atitudes para sanar o problema, e essa informação se gerou através de dados, dados esses obtidos de diversas formas pelos vários sistemas de saúde espalhados pelo mundo.

Apesar de não ser prioridade no momento do projeto Argos, costumo enfatizar muito essa questão com a equipe, já que o projeto tem o recurso de capturar dados dos pacientes e isso se feito com toda a qualidade exigida tem um poder muito grande no que se diz respeito a geração de informações confiáveis para fins de análise de dados nos cuidados da saúde ocular. Numa conversa virtual sobre o abril marrom, na qual é uma campanha de conscientização social sobre a cegueira, todos os envolvidos do Hackvison levantaram pontos essenciais para o combate a cegueira e eu enfatizei a análise de dados como proposta.

O Hackvison, assim como o projeto Argos e nossos parceiros da Scope são três das várias velas acesas na vasta escuridão da oftalmologia.

Conclusão

Trabalhar no projeto Argos seja de forma presencial ou remota tem me trazido muitas melhorias como pessoa, assim como para a minha equipe também, uma evolução profissional e pessoal é explicitamente refletida no tratamento e satisfação do paciente, já que no final das contas, medicina envolve o cuidado pelo o outro ser humano. Realmente a tecnologia e a ciência é algo que me fascina, isso quando aplicado de forma correta ao ser humano se torna algo incrível, o Argos tem esse objetivo e desejo muito o ver cumprindo isso.

A qualidade humana da qual mais admiro é a perseverança, aquela qualidade que só depende de ti para se tornar maior e melhor, controlar os fantasmas internos é difícil. Eu por exemplo tenho um combate eterno a insegurança e introversão, mas combater esses fantasmas depende de conhecimento, mais precisamente o autoconhecimento, e você que lê isso também tem os seus fantasmas, não sei quais são, mas sei que os possui e controlá-los através do autoconhecimento provindo do trabalho, esperança e a dedicação é o que lhe faz ser um humano melhor.

Lembra quando falei sobre a relação entre a ciência e a luz ? então… lembre-se:

Os fantasmas só aparecem no escuro.

--

--