Metodologia Scrum no Hackvision

Arthur Becker Demiciano
Hackvision 2020
Published in
5 min readApr 20, 2020

O que esperar dessa metodologia, como está sendo utilizada e o que aprendemos com ela no decorrer do projeto.

Como um programa de estágio, o Hackvision ofereceu a oportunidade de inovar dentro de uma instituição de saúde, o HOSAG — Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Como parte do programa, pudemos ao longo de alguns meses conhecer diversos profissionais e empresas que ainda nos fornecem mentoria e conhecimento, e com a ajuda deles, continuamos a aprender, estudar e criar.

Dentre tudo que nos foi ensinado e com o material apresentado, conseguimos hoje desenvolver nossos projetos de forma concisa e continua. Porém, esse processo não foi repentino, e para começarmos a desenvolver, tivemos que responder uma questão: “Qual metodologia ágil nós vamos optar para dar vida ao projeto?”.

Com base nessa pergunta, é que eu dou o motivo desse artigo, que possui o objetivo de informar e relatar sobre a metodologia escolhida por nós, o Scrum.

Mapa com várias metodologias ágeis

Fonte: <https://pbs.twimg.com/media/Cyr2NFvXAAAg1zf?format=jpg&name=4096x4096>

O que é o Scrum?

O Scrum se define como uma gestão dinâmica de projetos, que muitas vezes é utilizado para desenvolvimento ágil de um software, que no nosso caso, são nossos projetos.

A metodologia é bem simples, temos o Product Owner, ou seja, proprietário do produto ou projeto, no caso, o usuário ou cliente; o Scrum Master, responsável por ser o link entre Product Owner e equipe, além de marcar reuniões e certificar-se de que toda a equipe tem as ferramentas necessárias para cumprir seus papéis; e a Equipe, os que trabalham no projeto/produto.

O jeito que ela se desenvolve e a forma que nós a utilizamos segue alguns passos simples. Primeiro, se estabelece um Product Backlog, um registro contendo as áreas do produto para serem desenvolvidas. Em seguida, cria-se o Release Backlog, que se consiste em juntar os requisitos do Product Backlog, de acordo com as propriedades de cada um. Tendo isso, surge a Sprint Backlog, que é a representação do espaço de tempo até uma tarefa ser concluída, que pode variar entre 1 e 4 semanas dependendo do projeto.

Outras características importantes e interessantes do Scrum são a Daily Scrum, que são reuniões diárias organizadas pelo Scrum Master para o alinhamento do desenvolvimento do projeto com duração de até 15 minutos, e a Burndown Chart, uma tabela que permite controlar o andamento do projeto

O processo estruturado é semelhante a esse.

Fonte: <https://www.dreamstime.com/scrum-process-infographics-agile-concept-image101828920#res1192827>

Como utilizamos o Scrum

A forma que utilizamos o Scrum parte dos conceitos apresentados, porém, fizemos algumas adaptações. Para começar, nossas Daily’s geralmente são organizadas da seguinte maneira: Um de nossos Product Owner’s, Emanuela Gonçalves (conhecida também como Manu), marca uma reunião com o Dr. Renan (outro Product Owner) e com cada Equipe. Em seguida, cada integrante da Equipe apresenta seu desenvolvimento do dia e ao término da reunião, os Product Owner’s passam um feedback com algumas dicas e sugestões, além de se disponibilizar para contactar mentores para solicitar algo que a equipe necessite.

Temos também as Weekly’s, que são como Daily’s, porém feitas a cada 1 ou 2 semanas, e contam com a presença de todos os mentores e os Product Owner’s já mencionados.

As Weekly’s funcionam da seguinte maneira: para começar, cada Equipe organiza seu desenvolvimento semanal baseado em apresentar os objetivos, mostrar desenvolvimento da(s) semana(s) anterior(es) e o que pretende-se fazer para a semana seguinte. Em seguida, começa-se a reunião e 1 integrante da equipe, que é escolhido a partir de um método de rodízio, realiza a apresentação para todos os participantes. Ao término da apresentação, cada mentor e Product Owner dão feedbacks sobre a apresentação e sobre o projeto como um todo, seguido de recomendações e sugestões.

Nós fazendo uma Weekly :D

Por que escolher o Scrum?

Escolhemos o Scrum porque, além da recomendação dos nossos mentores, as ferramentas apresentadas por eles se encaixaram perfeitamente na metodologia ágil que temos que utilizar durante os 6 meses e o sistema de feedback diário e semanal torna a comunicação entre as equipes e Product Owner muito mais fácil, sem contar o acesso aos mentores, pesquisas e informações que nós ganhamos.

Em relação às ferramentas, o Trello foi a que mais se destacou, pois nela conseguimos juntar todos os conceitos necessários para levar o projeto adiante como o Burndown Chart e o Release Backlog, e com uma ajudinha das técnicas do Kanban, “to do, doing and done”, conseguimos organizar nosso board e definir nossas tarefas.

Além disso, nele conseguimos ver uma das vantagens das Daily’s e Weekly’s, pois com a assistência que recebemos conseguimos atualizar nosso board e nossas tarefas todas as semanas, diminuindo desperdício de tempo e a possibilidade de investirmos em algo que não será utilizado futuramente, e também, permitindo a oportunidade de gerar novas ideias e mantermos uns aos outros atualizados.

Metodologia do Kanban no Trello

Fonte: o autor

Por fim

Bom, esse foi um breve resumo da visão eu tenho sobre o Scrum e como nós utilizamos ele ao decorrer do programa.

Com apenas 18 anos e estudante de Sistemas de Informação, tenho muito o que aprender ainda e o estágio do Hackvision está sendo ótimo para minha formação. Poder conversar com pessoas experientes e conhecer tantas metodologias, é uma oportunidade incrível de aprendizado.

Até o final do programa, espero me desenvolver ainda mais como profissional.

Obrigado àqueles que leram até aqui! =)

--

--