Usando Mapa de Impacto para construir Produto

Bruno Johnson
Handmade Design
Published in
8 min readMay 3, 2021

Mapa de Impacto é uma ótima ferramenta para alinhar stakeholders sobre o impacto de construção de cada feature do backlog identificando quais destas features podem gerar mudanças positivas no comportamento dos usuários que impactam no objetivo do negócio.

Essa abordagem ajuda a vincular o seu backlog aos objetivos do negócio, ou seja, como cada item do backlog ajuda os clientes e outros atores a se envolverem em atividades chave para o seu negócio.

O que é um Mapa de Impacto?

O mapa de impacto é um diagrama visual de uma lista de funcionalidades que mostra como cada uma contribui para os objetivos de negócio da empresa.

Na Handmade, nós construímos o Mapa de Impacto juntamente com nossos clientes em uma sessão de workshop trazendo os principais stakeholders para esta sessão. Este time, composto por stakeholders e o time da Handmade, tem o objetivo de pensar como os atores (usuários, clientes, pessoas da empresa) podem se engajar em um comportamento no produto que alavanquem os objetivos principais da empresa.

O processo passa pela compreensão dos objetivos, de quais pessoas (atores) irão interagir com cada objetivo; a mensuração do impacto destes atores e, finalmente, a conexão com as entregas (features).

Ao final desta sessão, temos uma diagrama similar a um mapa mental que ilustra como cada funcionalidade contribuiu (ou não) para os objetivos.

Esta ferramenta é particularmente útil para pessoas de produto (product managers) priorizarem features em função de um objetivo grande de negócios que está sendo trabalhado. O maior ganho desta atividade é: substituir uma grande lista de features desejadas no backlog por uma que tenha uma conexão clara com o objetivo final.

Como um mapa de impacto é estruturado?

O mapa de impacto é estruturado em 4 colunas sendo, cada uma, um pilar de análise do mapa. As colunas são:

  1. Objetivos — Qual o resultado de negócio desejado que você quer alcançar?
  2. Pessoas — Quem são as pessoas que podem te ajudar a alcançar este resultado?
  3. Impactos — Como as pessoas ajudam a alcançar este objetivo? A sua base de usuários pode ajudar? Quais outros atores podem ajudar você?
  4. Entregas — Como o time de produto pode encorajar as pessoas a mudarem seu comportamento? Quais são as features* que a área de produto pode criar para permitir que as pessoas conseguiram realizar as ações necessárias?

*Neste caso, as features são classificadas com “entregas”

Como fazer um mapa de impacto?

Como dito antes, mapas de impacto são melhores aproveitados quando criados em um ambiente facilitado de co-criação. Por isso, não faça esse trabalho sozinho: chame seu time.

1. Começando o mapa

Se você tem mais de um objetivo, faça um mapa de impacto para cada objetivo. Isso significa que você não possa fazer um mapa de impacto com todos os objetivos? De maneira alguma. Mas, caso seja a primeira vez que você está usando esta ferramenta, eu sugiro você começar por um único objetivo por mapa de impacto:

  1. Divida um artboard em quatro colunas;
  2. Acima de cada coluna escreva, da esquerda para direta: Entrega, Impactos, Pessoas, Objetivos;
  3. Comece pela coluna de Objetivos à esquerda
  4. Escreva objetivo de maior prioridade para o negócio.

Pro-Tip: alinhe anteriormente os principais objetivos de negócio. Se houver muitos objetivos, certifique-se de priorizá-los.

Ao final desta etapa, você deve ter algo parecido como a figura abaixo:

No nosso exemplo, vamos usar um aplicativo de esportes o +Esporte. O time da +Esporte está trabalhando com o objetivo de fazer 300 partidas de vôlei por mês acontecerem pelo app — por isso, este é o objetivo do mapa de Impacto deles.

2. Quais atores ajudam a alcançar este objetivo?

O segundo passo, é identificar atores que ajudam no alcance deste objetivo. Este processo é, primeiramente, um brainstorming. Neste momento, as pessoas do time sugerem livremente sobre atores e pessoas que podem estar relacionadas ao objetivo.

Após a ideação, você deverá ter muitos atores no seu board. Este é o momento de limpar: o facilitador ou facilitadora deve trabalhar para, através de uma discussão com o time, alinhar uma lista final de atores, retirando alguns ou substituindo outros se for necessário.

Depois que esta lista estiver finalizada, garanta que todas as pessoas deram suas opiniões e que o grupo concorda com a lista final. O próximo passo é ligar, por uma linha, cada ator ao objetivo.

No nosso exemplo, o time da +Esporte pensou dois atores relevantes para a empresa conseguir atingir o objetivo; o time da +Esporte acredita que pode modificar o comportamento destes dois atores. Os atores são: usuários e parceiros (no caso da +Esporte, seus parceiros são espaços de prática de vôlei). O quadro deles ficou assim:

Pro-Tip: Durante a discussão é comum as pessoas já falarem sobre como cada ator pode ajudar. O como ajudar é o impacto de cada ator. Lembre-se de deixar isso claro: em um terceiro momento vocês se concentrarão nos impactos.

3. Mensurando o impacto

Uma vez construída a lista de atores e cada ator estar ligado por uma linha ao objetivo, nosso próximo passo é entender como cada ator pode contribuir para o alcance do objetivo, ou seja, o Impacto

Quando pensamos sobre o impacto que um ator pode ter, é útil considerar qual ação gostaríamos de ver este atores fazendo e que podemos encorará-los a faze-la. A pergunta fundamental deste momento é: Como este ator pode contribuir para o objetivo?

Para esta parte, sugiro a seguinte atividade.

  1. Em um grande grupo, selecione um dos atores e pergunte ao grupo: “Como este ator pode contribuir para o objetivo?”
  2. Dê às pessoas um bloco de pos-its e 2 minutos para que elas escrevam em cada post-it suas ideias
  3. Ao final dos 2 minutos, reúna novamente todas as pessoas e peça para alguém compartilhar.
  4. Pegue os post-its da pessoa, conforme ela for falando, e coloque abaixo da coluna de Impactos
  5. Faça isso até todas as pessoas terem compartilhado suas ideias.

Pro-tip: conforme as pessoas vão compartilhando suas ideias, vá organizando elas em clusters por afinidade.

O time da +Esporte passou por este mesmo processo e chegou a alguns impactos: ou seja, como eles esperam que cada ator (usuários e parceiros) pode contribuir para o alcance do objetivo. O time acredita que, para chegar em 300 partidas por mês, os atuais usuários podem convidar amigos OU entrar em uma partida que descobriram pelo app. Por outro lado, os parceiros podem ajudar postando partidas e horários para as pessoas se inscreverem.

4. Entendendo a força de Cada Feature

Como dito antes, o mapa de impacto é especialmente útil para pessoas de produto priorizarem um backlog e alinhar, com os stakeholders, sobre a evolução do produto. Nesta etapa, vamos usar o mapa de impacto para mapear quais features correspondem ao comportamento desejado dos atores (que, por sua vez, ajuda a atingir os objetivos do negócio). Será que todas as features no seu backlog tem o impacto que você gostaria de ver?

Para fazer isto, abra seu backlog e, feature a feature, entenda a qual impacto ela está relacionada. Se houver um match, cole o post-it da feature na coluna de impactos e ligue por uma linha ao impacto (ou aos impactos) que ela está relacionada.

Repita este passo até passar por todo o backlog (ou, pelo menos, por toda a parte do backlog que você, como product manager, deseja mapear).

Pro-tip: Você pode também usar esta etapa para fazer um brainstorming de ideias e criar novas features para gerar o impacto desejado.

Durante esta fase, a Product Manager do +Esporte abriu o seu backlog de features e foi lendo cada uma delas. Enquanto ela fazia isso, o time ia fazendo a conexão com os Impactos: se houvesse um impacto, a feature era colocada na coluna de Entregas e uma linha ligando-a ao Impacto era desenhada; se não houvesse, ela era descartada.

Depois de terminada esta parte, a Product Manager sugeriu um brainstorm para gerar mais ideias: Quais outras entregas nós podemos fazer para garantir o impacto esperado? O time, com isso em mente, sugeriu três novas entregas.

O time da +Esporte terminou a atividade com o seguinte Mapa de Impacto. As entregas em verde são as features que já estavam no backlog do time; as entregas em branco correspondem àquelas que foram geradas no brainstorming do final da atividade:

Utilizando o mapa de Impacto

Uma vez que você terminou de construir o seu mapa de impacto, você deve ter algo parecido com o desenho acima. Ficou bem mais claro quais features (ou entregas) são mais importantes para o objetivo do seu negócio, certo? O próximo passo é priorização e teste.

Grande parte do trabalho de priorização ja foi feito. As features e entregas visíveis no mapa de impacto foram priorizadas segundo uma lógica de importância para os objetivos de negócio. Dependendo do tamanho da sua coluna de Entregas, talvez seja interessante fazer uma nova priorização com o seu time, analisar dependências, requisitos e etc.

Priorização é um assunto grande e vale um texto somente sobre isso. Por isso, vamos seguir para a parte final: testes e metrificação.

Identificando hipóteses e trabalhando com testes

Durante a última etapa do processo você certamente fez suposições no impacto que cada feature terá no comportamento dos usuários caso você a construa, certo? Para você tirar mais proveito desta ferramenta, se aproprie destas suposições e cria experimentações que ajudem você e seu time a aprenderem com seus usuários e validarem (ou não) as suposições.

Para construir cada feature, o importante é ter em mente qual impacto você espera gerar com ela e, dessa forma, acompanhar esta métrica após o lançamento: você deve verificar se a sua suposição estava correta — ou seja, seus usuários realmente interagiram da forma esperada — ou incorreta.

Digamos que sua suposição estava incorreta? Um caminho interessante a você pode ser se concentrar em outras áreas (impactos e atores) do seu mapa de impacto, ou, descobrir o porquê os usuários não estão interagindo como você deveria (para isso, use métodos de pesquisa com usuário).

Mas, caso o impacto desejado tenha influenciado sua meta, seria sensato focar ainda mais em outras iniciativas relacionadas.

Gostou do conteúdo?

Se você gostou desse conteúdo, eu tenho uma dica e um pedido.

O pedido é: dá um like, compartilha com um colega e comenta aqui sua experiência usando a ferramenta.

E a dica é: confira o livro Impact Mapping: Making a Big Impact with Software Products and Projects

--

--