Sharenting: Você sabe o que é?

Harumi Miasato
Harumi Miasato

--

SHARENTING E DIGITAL KIDNNAPING — SEQUESTRO DIGITAL, JÁ OUVIU FALAR?

Para você se ambientar:

Com a evolução tecnológica, capacidade de processamento de grande volume de dados, direcionamento de propaganda, vazamento de dados entre outros, passamos nos preocupar e questionar mais sobre a nossa privacidade no ambiente digital.

Mas…já parou para pensar em relação a privacidade dos seus filhos?

Em um passado distante…mas não tão distante as fotos eram tiradas em um filme de 12, 24 ou 36 poses e depois levadas para revelar. Depois vinha a ansiosa espera para ter as fotos em mãos e organizá-las no álbum e muitas vezes, emprestar o negativo para os familiares.

A única forma de compartilhar as fotos do primeiro banho, dia de aula ou primeiros passos, a festa junina da escola era com o álbum de fotografias. A forma de obter cópias? Só com o negativo.

Os tempos mudaram. Compartilhar os diversos momentos ou até mesmo a rotina dos filhos está a apenas um clique de distância. Assim como “obter cópias”, basta um clique com o botão direito e selecionar a opção de “salvar imagem” ou “copiar imagem”.

O que é sharenting afinal?

O termo “sharenting” decorre da aglutinação de share e parenting (compartilhar e maternidade/paternidade), significando em uma tradução livre: o compartilhamento excessivo de fotos e/ou informações sobre os filhos.

Não importando se as publicações ocorrem em redes sociais, vlogs ou blogs, seja com finalidades de monetização ou não.

Quais os riscos em potencial dessa prática?

- Digital Kidnnaping — Sequestro Digital

Além dos riscos em relação a segurança física da criança, o sequestro digital também é uma possibilidade.

Essa prática diz respeito a situações em que outros usuários passam a utilizar as fotos dos filhos de terceiros como se fossem dos seus próprios filhos.

Pode soar surreal, mas isso acontece. No Texas/EUA uma Mãe relatou à CBS que as fotos da sua filha de 4 anos estavam sendo utilizadas por um homem morador de Nova Iorque/EUA em seu perfil pessoal apresentando a criança como filha dele.[i]

Há também o caso da Lindsey[ii], uma Mãe que criou um blog para falar sobre diversos assuntos, entre eles, a maternidade. Após realizar uma publicação de uma foto do seu filho de 1 ano e meio recebeu um novo “like” e, para a sua surpresa ao visualizar o perfil do novo seguidor descobriu se tratar de uma mulher de utilizava as fotos do seu filho como template do perfil e o apresentava como se fosse seu próprio filho.

Paris não se conteve e entrou em contato com a mulher. Momento em que descobriu que na verdade se tratava de uma adolescente de 16 anos

Já no instagram existem contas de “role playing” em que os usuários criam contas para “brincar” de interpretar suas personas inventadas que ganham vida através das fotos dos filhos de outras pessoas[iii]. Algumas vezes os usuários agem como se fosse a criança em questão ou criam uma história de fundo interagindo com o perfil infantil como se fosse seu filho em um “grande mundo de faz de conta virtual”.

- Violação da Privacidade e Proteção de Dados de Crianças e Adolescentes

Podemos ainda, falar da violação da privacidade de dados de crianças e adolescentes como uma das consequências da prática do sharenting.

O mesmo que ocorre conosco quando usamos nossos gadgets — falei sobre isso na publicação “o que a sua máquina de lavar sabe sobre você?”- ocorre com os nossos pequenos, com a diferença que em muitas vezes a coleta de dados é possível desde quando a criança ainda era um embrião.

Considerando o mundo — semi regulado por algoritmos — em que vivemos, onde recebemos pontuações por sermos bons pagadores, algoritmos analisam o riscos que oferecemos ao solicitarmos uma linha de crédito, plano de saúde, entre outros, me parece de extrema relevância a preocupação com a privacidade e proteção de dados das crianças e adolescentes.

Mas acho que é um assunto que cabe para uma próxima publicação, englobando inclusive o uso de dispositivos inteligentes pela própria criança ou para monitorá-la.

Agora me conta, você gostaria de saber mais sobre como preservar a privacidade de dados dos seus filhos?

____________________________________________________________

[i]https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/sharenting-how-safeguard-your-kids-personal-information-social-media-ncna1058006

[ii]https://www.yahoo.com/news/mom-my-son-was-digitally-kidnapped-what-112545291567.html

[iii]https://qz.com/1434858/digital-kidnapping-is-a-reminder-of-the-dangers-of-social-media/

--

--

Harumi Miasato
Harumi Miasato

Advogada|Membro da Associação Nacional de Advogados(as) do Direto Digital ANADD e Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados — ANPPD