hc1506
Published in

hc1506

Retrô e agradecimentos em um 2020 complicado

Esse ano já vai tarde, mas ainda dá tempo de fazer as pazes com ele.

Este não é mais um texto para tentar te convencer que 2020 foi um ano difícil, mas em contrapartida cheio de oportunidades, crescimento e incrível. Nem pensar em romantizar este momento tão bizarro da humanidade, então tomarei cuidado para não soltar nenhuma frase cretina que mereça entrar na lista do programa “frases que valem tapa na cara”, veja abaixo para descontrair:

Canal Choque de Cultura

Rolaram aprendizados? Claro! Como dizem por aí: “ou você ganha ou você aprende!” [manda o tapa na cara aí]. Contudo, digo a vocês que eliminaria 2020 sem pensar 2X.

Diante de quase 200 mil mortes no Brasil e quase 2 milhões no mundo, inúmeras pessoas contaminadas e traumatizadas com isso tudo, pessoas com depressão, pessoas que perderam seus empregos, pessoas quebradas… enfim, não foi fácil chegar aqui neste primeiro de janeiro de 2021.

Se hoje chego com certa sanidade, preciso agradecer a várias pessoas que me apoiaram e abriram portas para criar, aprender, compartilhar e realizar coisas neste ano.

Ao mesmo tempo, quero usar este post para tentar fazer as pazes com este ano tão complicado, difícil e, paradoxalmente, produtivo:

O ano começa agitado com o Workshop Design Sprint na Prática na Ecommerce RJ do monstro Gustavo Esteves e na Radix. Depois da pandemia tave também o curso de Agile Marketing.

Ainda no início do ano, rolou mais uma edição do evento #DTinRio em parceria com o Serpro. Palestras iradas de Luiz Claudio Mandarino Freire e Jorge Elias.

Uma das melhores e mais lindas conexões de 2020 foi com a Asplande, instituição que apoia empreendedoras sociais. Antes da pandemia rolou uma palestra bem legal sobre Design Thinking e, durante a pandemia, fizemos um curso de Design Sprint para Empreendedores. Foi fantástico conhecer empreendedoras que estão agitando suas localidades e trasnformando a sua realidade com muita garra.

Um dos últimos momentos antes da quarentena foi o mini workshop de Design Sprint a convite da comunidade técnica Facebook Dev Circle no Le Wagon Rio de Janeiro.

Fui convidado para papos e lives muito maneiras e com pessoas que admiro como: Júnior Rodrigues, Silvestre da Raios Apresentações e Ligia Galvão da Vamos Analisar para falar de assuntos que amo: design thinking, inovação e agile. Todos esses papos vocês podem acompanhar aqui:

Adaptação foi uma das palavras do ano, então muitos cursos foram adaptados para o online e ampliados para outros estados. Na Crescere o curso de Desenvolvimento de Produtos formou vários alunos do Brasil todo, preparando novos POs para o mercado.

Ainda na linha da adaptação, os processos colaborativos e facilitações agora dveriam ser 100% online. O desafio é grande, mas não pararam. Rolou com a VP de Eventos do PMI Rio uma sessão de Ideação com mais de 30 profissionais da área de Óleo e Gás, além de facilitações com Golden Circle + Design Thinking com a ABMEN e a Companhia de Talentos:

Convites que me deixaram muito felizes foram do Jorge Elias para fazer parte do núcleo de professores da Pós em Transformação Digital do BBI of Chicago e do Vladimir Leite para dar aulas de métodos ágeis na Pós em Gestão de Processos e Métodos Ágeis na Unisuam. E pra fechar com chave de ouro Lançamos o curso de Gestão Pública com Design Thinking no CEPERJ.

Pela .add rolaram algumas sprints para desenvolver novos produtos digitais na área de saúde, publicidade, etc… Circuitos de treinamento, artigos, consultorias e agora sou o host oficial do addplay, série de lives com convidados para falar sobre Transformação Ágil, Inovação, Tecnologia e Negócios. Muito obrigado ao Aldo e ao time add.

Pelo Hub Criativo 1506, junto com o destruidor Artur 'Kjá | HC1506.com, rolaram trabalhos, estudos e papos pensantes que agora viraram podcast:

Teve ainda treinamentos de cultura ágil num grande banco público, planejamento com OKR, processos de transformação ágil, mentorias… Agradeço demais a todos [clientes, alunos, parceiros, amigos, convidados] que foram citados aqui direta ou indiretamente. Esse ano foi suportável graças a vocês.

Obrigado por me aguentar esse ano, bora pra outro.

--

--

Inspirados pelo Caos, criamos novos Universos

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Luiz Coelho

Luiz Coelho

113 Followers

Consultor de inovação e Facilitador de processos ágeis