Key Word: Evergrande

Anne Chang
Sep 23 · 1 min read

Quem? Conglomerado chinês da área imobiliária fundado em 1996 na Cidade de Guanzhou. Era uma gigante: a Forbes estimou seu faturamento em 2020 em cerca de USD100bi, o que a faria a segunda incorporadora do mercado chinês.

O que? De acordo com a Reuters, a Evergrande tinha, em 16 de setembro de 2021, o dever de pagar USD83,5M em juros de um offshore bond de USD2bi, sem prejuízo dos demais pagamentos devidos nas semanas seguintes. A dívida total da Evergrande é estimada em USD305bi. Até o momento, a Evergrande ainda não se manifestou sobre prazos, mas a Bloomberg reportou hoje que o Banco Central chinês injetou USD17bi para acalmar o mercado.

Por que? quem diga que a queda da Evergrande é consequência da desaceleração chinesa dos últimos anos. Outros já afirmam que uma das causas é muito mais próxima: o governo chinês recentemente mudou a regulamentação aplicável a esse mercado para tentar conter a alta dos preços no setor imobiliário.

E agora?indícios que autoridades chinesas estejam prontas para, em último caso, intervir na negociação das dívidas da Evergrande. No entanto, o crédito imobiliário chinês já está sofrendo com a incerteza e diversos players, incluindo no Brasil, já se preparam para um possível efeito dominó.

Halabi e Chang

Legal by Design. Business by Nature.

Halabi e Chang

Inovação, tecnologia e negócios no contexto jurídico.

Anne Chang

Written by

Sócia de HCO Law • Foodie • Geek

Halabi e Chang

Inovação, tecnologia e negócios no contexto jurídico.