Paixão da mãe por filme brasileiro pode levar Obama ao Chapéu-Mangueira

Hanrrikson de Andrade
hcortesandrade
Published in
1 min readMar 2, 2016
Foto: Reprodução/Internet

Entre os três morros cariocas que podem receber a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, nos dias 19 e 20 de março, há um favorito. Obama tem elo sentimental com a favela Chapéu Mangueira, no Leme, na zona sul do Rio. A comunidade foi cenário do filme “Orfeu Negro”, do cineasta francês Marcel Camus, em 1959. A mãe de Obama, Stanley Ann Dunham, ficou fascinada na época pela obra –inspirada na peça “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes–, como o próprio Obama revelou em cinco páginas de sua autobiografia, “A Origem dos Meus Sonhos”.

Em maio de 2009, o Chapéu Mangueira (juntamente com a comunidade da Babilônia) recebeu uma UPP, beneficiando aproximadamente 6.000 moradores. A visita de Obama é, sobretudo, uma estratégia política de divulgação do modelo de segurança pública adotado no Rio.

Além do valor sentimental para Obama, a visita ao Chapéu Mangueira foi uma sugestão do próprio governador Sérgio Cabral (PMDB), já que do alto do morro se tem uma vista privilegiada da praia de Copacabana e da Baía de Guanabara. A região costuma atrair muitos estrangeiros.

Continue lendo…

Rio de Janeiro, 24/02/2011

--

--