Para atingir meta, Rio tem que formar 15 novos policiais por dia

Divulgação/PMERJ

Na campanha, o governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral, assumiu compromisso de aumentar o efetivo da PM.

Segundo ele, a corporação terá 60 mil homens até 2014 –atualmente, a PM possui em torno de 38 mil. Para cumprir a meta, a Secretaria de Segurança Pública precisará formar pouco mais de 5.000 policiais por ano, resultando em média aproximada de 15 novos oficiais por dia.

Além disso, parcela considerável dos futuros recrutas será destinada às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o que pode desequilibrar o aparelho policial do Estado e prolongar a parceria com as Forças Armadas, atualmente atuando no Estado. Em entrevista via twitcam, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, apresentou outra versão ao afirmar, no começo deste mês, que a meta é formar 16 mil homens e mulheres da Polícia Militar do Rio nos próximos quatro anos.

“Não tínhamos efetivo suficiente para invadir o Alemão, por isso pedimos auxílio. Mas o nosso cronograma prevê a formação de 4.000 mil policiais por ano até 2014”, enfatizou.

De acordo com essa perspectiva, o efetivo final da PM ficaria com 54 mil oficiais (e não 60 mil, como o governador prometeu)…

Leia a matéria completa

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2010