Como email marketing pode melhorar seu negócio?

Quando se fala sobre comunicação, dados e informações dentro do ambiente corporativo, o e-mail pode não ser a melhor opção de ferramenta, já que existem diversos programas como o Slack ou Workplace que realizam essa função, mas deixar ele de lado ao traçar a estratégia de marketing digital para sua empresa pode ser um grande erro.
Utilizar e-mails é comum para 92% dos adultos que usam a internet, sendo que 61% desses usuários acessam seu correio eletrônico todos os dias, conforme pesquisa do Instituto Pew Research Center, que fornece informações sobre atitudes e tendências dos EUA e do mundo.
Atingindo diretamente
O e-mail ainda é visto como uma das ferramentas mais eficazes para manter um diálogo próximo com futuros clientes ou atuais consumidores da sua empresa.
Quando se utiliza redes sociais para a divulgação de conteúdo ou anúncios pagos, não se tem a certeza de quem realmente irá vê-lo, já o e-mail por ser baseado em uma lista na qual enviamos o conteúdo nos permite ter essa métrica.
Então, por que não utilizá-lo ao seu favor?
Imagine que você está lendo um blog e vê um ebook interessante, decide então se cadastrar para receber sempre que houver um novo ebook, notícia, texto etc.
Após o cadastro, você recebe, por exemplo, um e-mail de confirmação e agradecimento da empresa por ter baixado o ebook e três dias depois é enviado um email informando outro conteúdo da mesma empresa para ser baixado.
Quando o e-mail é utilizado para realizar campanhas dentro do marketing digital com o intuito de criar e melhorar o relacionamento com o cliente ele cumpre a função de e-mail marketing.
Ok, mas o que é preciso para iniciar uma estratégia de e-mail marketing?
Antes de começarmos a enviar e-mails, precisamos primeiro de uma lista de quem receberá o envio. Esses e-mails podem ser de leads ou possíveis leads. Após definir a lista começamos a nos preocupar em como será feita a abordagem.
Uma boa prática para conseguir uma lista de e-mails eficaz é aguardar o marketing digital engajar alguns usuários do blog ou site para que eles queiram fornecer o email em troca de algum conteúdo que sua empresa está oferecendo. Somente após isso você começará a construir uma lista.
Ofertas, promoções, newsletter e confirmação de compra ou cadastro online são exemplos de aplicações comuns.
Como conciliar o e-mail marketing com o marketing digital?
Antes o e-mail era visto apenas como uma ferramenta digital de grande alcance para anúncios. Mas com a lista de usuários certa, pode ser usado como uma forma de envio de mensagens relevantes para o público que aprecia seu conteúdo.
Conciliar sua estratégia de marketing de conteúdo por meio de blogs ou redes sociais com intuito de obter e-mails dos usuários que o visitam, usando preenchimento de um cadastro para obter um ebook ou receber uma newsletter, por exemplo, proporciona mais uma forma para se comunicar com o usuário.
E-mail em crescimento
Mesmo as pessoas utilizando muito e diariamente as redes sociais, a previsão é que em 2020, 3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, utilizem email.
Esse é um dado do Email Statistics Report, um relatório que traz informações sobre o uso e tráfego de email em escala global. As empresas sabem disso e aproveitam esse meio para conciliar com as estratégias de inbound marketing, possibilitando essa aproximação entre cliente e empresa.
O email marketing se apresenta como uma das estratégias essenciais no marketing digital para transformar usuários em leads e nutri-los, fazendo com que desçam cada vez mais no seu funil de vendas até chegarem ao momento de se tornarem clientes.
Aproveitando da melhor forma
Ferramentas como MailChimp ou Hubspot permitem controlar sua lista de emails, planejar campanhas, fazer formulários e criar templates para produzir e-mails de qualidade, sem a necessidade de dispor de um designer para realizar essa tarefa para você.
Uma boa aplicação de e-mail marketing pode proporcionar um grande volume de receita com um bom custo benefício, já que seu objetivo é nutrir leads para que virem clientes. O próprio MailChimp proporciona diversas de suas ferramentas de graça, que enviam até 12.000 e-mails por mês, se você tem uma empresa pequena é possível ficar um bom tempo sem gastar dinheiro com o controle e envio de anúncios.

