Como transformei 8 mil reais em 80 mil reais em 2 meses

Hamilton Haskel
Heimdall Research Brasil
11 min readOct 15, 2020

Bem, primeiro peço que você leia o último artigo que escrevi aqui no medium, onde descrevo um método que utilizei para encontrar novas criptos por meio de um algoritmo social. Este artigo que você está lendo agora tem a mesma pegada, mostrar minha jornada de tomada de decisão no mercado de criptomoedas.

Segundo aviso, não tome nenhuma informação contida neste artigo como conselho financeiro ou como mandato de compra ou venda de qualquer moeda. As informações contidas aqui, apesar de terem ‘skin in the game’, ainda sim, fazem parte de experiências e estudos feitos por mim, dentro do mercado de criptomoedas, e que estou compartilhando por meio deste, espero que gostem.

Background

Comprei minha primeira fração de bitcoin em 2014, lembro que eram apenas 50 reais, desde aquele momento, tudo mudou, senti o quão disruptivo seria esse mercado, apesar de muito jovem e com pouco dinheiro sabia que havia algo incrível nas mãos.

Sempre acompanhei o mercado, de olho nas novidades, e vi o Bitcoin crescer muito, consegui fazer com que o pouco dinheiro que tinha se tornasse uma quantidade considerável neste meio tempo. Não apenas comprando Bitcoin, mas principalmente especulando em outras criptomoedas.

No final de 2017 vi o meu patrimônio chegar no topo histórico, crente que o Bitcoin e outras altcoins continuariam a subir, continuei com minhas posições compradas, acreditando fielmente em uma subida a longo prazo… Mas este foi pior erro que cometi no mercado, ignorando completamente os ciclos de mercado, fiquei cego pelo FOMO.

Os anos que vieram a seguir, 2018 e 2019, foram brutais e impiedoso sobre a minha ignorância, e o preço pago foi alto, o valor relativo das minhas posições caíram mais de 80% em relação ao bitcoin, junto com a queda do próprio bitcoin PERDI ali mais de 90% em relação ao dólar. Perder não, equívoco meu, só perde quem vende, eu não vendi. Mantenho algumas posições até hoje.

Apesar do grande sofrimento que é ver seu dinheiro se transformar em quase nada, tive muito tempo e contexto para aperfeiçoar minha compreensão sobre o mercado, junto com meu amigo e sócio Kevin, fundamos a Heimdall, e com isso vieram ainda mais aprendizados sobre o mercado de criptomoedas.Vou tentar passar um desses para você, com uma perspectiva do que aconteceu comigo nos últimos meses.

A BAND

Sendo bem direto no assunto: Eu comprei a criptomoeda BAND, isso mesmo BAND!

O QUE HAMILTON? VOCÊ COMPROU A EMISSORA DE TELEVISÃO?

Não, comprei uma moeda chamada BAND, apesar do nome, foi ela que me trouxe essa valorização de 10x no valor investido.

Mas o que é BAND? Como eu encontrei ela? E porque eu comprei ela?

O achado

Tudo começa no final de 2017, onde fui convidado para participar de uma fraternidade de analistas de criptomoedas, chamada PICAPAU, hoje o grupo possui 14 pessoas “secretas”, escolhidas a dedo, naquela época o grupo surgia com o intuito de analisar projetos DAG’s, algo que estava no hype daquele momento.

Bem, o grupo surgiu com o intuito de colaboração e análise de mercado, tenho grandes amigos lá, e tive o prazer de conhecer muitos pessoalmente. Perdemos muito dinheiro juntos e ganhamos juntos também, um verdadeiro mastermind do meio cripto!

O grupo se modificou, ficando cada vez mais profissional no quesito de análises do mercado, já são mais de 2 anos juntos, algo teria que acontecer…

Diferente do método do artigo anterior onde usei um algoritmo para achar a moeda que eu investiria, a Band foi encontrada por um dos membros do grupo, que encontrou ela por conta de parceria com moedas que ele já seguia. O membro que achou ela se chama Gustavo Pizzi, que depois de analisar o projeto, divulgou ele no nosso grupo, ele também chegou a fazer um post no facebook sobre a moeda, você pode ver aqui.

Eu não era um frequentador assíduo do grupo, frequentava poucas vezes, por estar focado na operação da Heimdall, depois de ter escrito o artigo anterior e mudar um pouco o foco da Heimdall, vi a importância do grupo, e o dei maior atenção, a pessoa que me abriu os olhos para a BAND foi o Pedro Monteiro, cuspindo nos meus olhos e gritando para eu enxergar o óbvio.

(Tive o prazer de conhecer o Monteiro pessoalmente na bitconf em fortaleza, uma pessoa incrível, iniciou no mercado de cripto fazendo faucets…BRABO!!)

Monteiro só falou para mim o seguinte: compre BAND.

Eu sabia que o Monteiro havia perdido muita grana no Corona Day, e que o Pizzi havia mostrado a BAND para ele. O Monteiro estava tão focado neste projeto que se tornou um dos validadores da rede, e hoje é um embaixador da BAND no Brasil, pensei, tem coisa aí…

Se você gostar do projeto e vier a comprar aconselho você a fazer stake com ele. Você pode se informar melhor no link do grupo da BAND criado por eles aqui.

Mas o que foi que o Monteiro viu que eu não estava vendo? Então fui fazer minha pesquisa!

Pesquisa e análise

Quando compro um ativo como investimento, sempre busco encontrar motivos que o façam melhor do que outras possibilidades que tenho no mercado, e criar uma tese de assimetria de informação e convencimento em cima do ativo — veja meu vídeo sobre oferta e demanda, aqui.

Gosto sempre de analisar três aspectos principais na hora da criação de uma tese para a realização de uma compra: mercado, pessoas e o produto. Sempre sigo essa ordem, vendo que são de grande importância e que constroem uma visão ampla sobre o que estou prestes a investir, e analiso esses três aspectos seguindo essa mesma ordem, colocando mercado primeiro, contexto inserido, pessoas, capazes em relação ao mercado inserido, e o produto, fazendo sentido com os outros dois pontos anteriores.

Mercado

A BAND Protocol está inserida em um mercado bem específico dentro do mercado de criptomoedas, que é o mercado de prover dados para protocolos descentralizado e de forma descentralizada (oráculos).

Este assunto é algo que me anima muito, e venho pensando há muito tempo em como isso pode revolucionar a maneira de como o mundo ‘real’ se comunica com um sistema distribuídos para a confirmação de informação de forma segura e confiável. Fiz alguns posts falando sobre isso a bastante tempo em um grupo sobre discussão tecnologia libertárias e já mostrava o quão empolgado que eu estava com isso:

Para mim, esta tecnologia era uma clara continuação do que é o futuro de uma moeda programável.

Na época que fui apresentado para BAND essa ideia já estava clara para mim, e já haviam alguns concorrentes no mercado, como a LINK, que é um protocolo focado na validação de preços, e já tinha uma market cap gigantesco em comparação com a BAND, na epoca BAND tinha apenas 1% do market cap da LINK, ai eu já vi um grande potencial de crescimento. Você pode conferir isso em: https://www.bandxlink.com/ — site criado por um dos membros do PICAPAU hehe.

A BAND teve investimento e acesso a grandes fundos de investimento, antes da liberação do token, dando mais confiança ao projeto. Alguns deles:

Este mercado de oráculos está dentro do mercado de criptomoedas, liderado pelo Bitcoin, que havia acabado de passar por um halving e com impressão constante de dinheiro pelos bancos centrais ao redor do mundo, para mim era a hora perfeita para encontrar uma moeda que iria surfar essa onda de forma mais vertiginosa que o próprio Bitcoin!

Pessoas

Geralmente esse é o que assumimos como assunto central de um investimento, pois são as pessoas com suas habilidades de adaptabilidade podem tomar decisões assertivas sobre qual rumo tomar em uma adversidade, por isso, este é possivelmente o tema mais importante.

Geralmente tenho muita aversão a investir em projetos com time anônimos, e com comunidade fraca. Mas este não era o caso da BAND, o time de desenvolvimento é um dos mais fortes que já havia visto em um projeto como este, e a comunidade no twitter muito ativa!

Foco primeiramente nos co-founders, são eles que lideram o projeto e que apesar de jovens, têm uma bagagem e experiência muito grande, o CEO e CTO passaram pelas melhores universidades americanas, Stanford e MIT, respectivamente, e o CPO com alta experiência no meio cripto.

Um foco no CTO, Sorawit competiu em 2011 a olimpíada internacional em informática e ganhou a medalha de Ouro!

Um verdadeiro gênio!!!

Para vocês terem noção, uma outra pessoa que também competiu nessa mesma olimpíada foi o Vitalik Buterin (criador do Ethereum) competiu no ano de 2012, e recebeu a medalha de Bronze.

Produto

Existe um problema que é a inclusão de dados dentro de um blockchain, e existe um problema ainda maior que é a validação destes dados de forma descentralizada. Bem é essa a proposta da BAND Protocol!

Conseguir transformar qualquer dado do mundo ‘real’ consumível por um sistema distribuído que utilize de blockchain, ela faz isso por meio de validadores que fazem o consumo de API e integram com sua blockchain, assim podendo integrar a outras moedas. Para obter informação desejada é necessário pagar para o nó uma quantia de BAND, e criando os incentivos econômicos certos para a validação das info.

Isso faz com que a BAND tenha uma demanda por todos os protocolos que necessitem de dados para operarem dentro da blockchain.

A BAND foi distribuída inicialmente por meio de um IEO realizado pela propria binance.

CZ e CEO da BAND

Tem um artigo que dá mais detalhes sobre o produto feito pela própria binance: https://research.binance.com/en/projects/band-protocol

Inicialmente a BAND foi disponibilizada na rede Ethereum e depois migrou para rede da ATOM, onde é continuada sua distribuição por meio de delegate proof of staking realizado pelos validadores, quando entrei estava rentabilizando 17% ao ano.

Uma coisa interessante da economia do token da BAND é o fato que quando você delega suas moedas para um delegado, você ganha rendimento, mas quando você faz o pedido de retirada destas moedas, ele fica por 21 dias travado, aumentando ainda mais o ‘HOLD’ da moeda.

Minha entrada na BAND!

Logo depois de ter escrito o último artigo sobre como perder dinheiro, eu vendi todas as moedas que tinha comprado naquela situação e comprei BAND, com um pouco mais de dinheiro que havia na binance. Consegui comprar 1128 BAND no preço médio de 1.35 dólares, totalizando 1522 dólares, que na época equivalia a 8000 reais, e fiz o saque no dia 24/06, um dia depois de fazer a compra, como mostro no print:

O saque foi direto para minha wallet da cosmos para fazer stake para receber o reward e me assegurar de uma possível queda, que acabou acontecendo logo depois de comprar.

https://cosmoscan.io/account/band16dvjy9xh8v375mj85lp7wnu0hywmx98j065tw4 (fizeram o pruning recentemente, e não vai conseguir ver as tx, mas essa é minha wallet)

Depois de ter feito minha análise fundamentalista eu fiz uma análise de preço que geralmente é bem simples, que é o quanto de lucro alguém pode estar tendo se vender para mim naquele momento. O valor de IEO da BAND foi de 40 cents e o menor valor negociado nela foi de 20 cents, eu estava comprando a 1,35 dólares, logo no melhor dos casos alguém estaria vendendo para mim a um lucro de 675%, e a primeira pessoa a ter comprado estaria vendendo para mim com 337%. OK, são números muito grandes para um investimento no mercado tradicional, mas isso é comum no mercado de criptomoedas… Eu achei barato, principalmente quando eu comparei com a concorrente dela:

A ChainLink (LINK) é a líder de mercado no que se diz provedor de dados no meio de oráculos, focada principalmente em entrega de preço de ativos, ela estava no top 6 do mercado de criptomoedas, quando fiz a compra da BAND ela representava apenas 1% de todo o market cap da LINK, com um potencial tão grande quanto a própria LINK e com os pontos que eu havia estudado sobre a BAND foi uma compra arbitrando essa assimetria de informação que o mercado não tinha notado entre os dois projetos. Era mais uma batalha entre Davi e Golias neste mercado.

Apesar das diferenças entre BAND e LINK, ambas podem prover o mesmo dado para o mesmo projetos, visto que geralmente projetos descentralizados precisam de mais de uma fonte de confiança para ter certeza das ações, logo é um mercado onde faz total sentido a competição, e não faz sentido algum um único projeto deter 99% deste mercado!

Vendendo BAND!

Apesar dos fundamentos explicados anteriormente, a BAND subiu muito logo após ter comprado, chegando a 7 dólares em poucas semanas, fiz o pedido de retirada de skate, que leva 21 dias para ser concluído, e realizei o depósito na binance para a venda no dia 30/08, totalizando assim 2 meses e 6 dias.

Fiz a venda parcial na mesma hora conseguindo um preço médio de 13.50 dólares por BAND. Pois ainda acredito nela a longo prazo, acredito que ela pode chegar a 30% do market cap da LINK, pela subida rápida fiz a venda de aproximadamente 30% da quantidade que eu tinha.

Vi ela bater duas vezes 17 dólares, mas não sou muito bom em prever o futuro, por isso faço operações parciais e gerenciamento de portfolio, isso minimiza o risco e me mantém sempre no mercado.

Conclusão

Atualmente o valor da BAND está entre 6 e 7 dólares e agora você pode se questionar se eu realmente fiz 80 mil em 2 meses, falando que eu não vendi todas as BAND’s que eu tenho, mas se você calcular desde o momento que eu comprei até o momento que eu vendi, eu possuía apenas em BAND um patrimônio superior a 80 mil reais, validando o título do artigo.

Outro questionamento que você pode fazer é que isso foi sorte, e eu vou te dizer que sim, foi sorte, essa ‘sorte’ já aconteceu algumas vezes repetitivamente, mas em momentos específicos do mercado, quando comprei BNB a 16k satoshis, comprando NANO a 70 cents em dezembro de 2017 e muitas outras. Para ter sorte você precisa estar exposto a ela, que se resume a risco, e é esta exposição é o que eu quero trazer para vocês, da maneira correta de se expor e em momentos onde o contexto seja favorável.

Na venda das 324 BAND’s consegui por volta de 4200 dólares e acabei me envolvendo com coisas mais ‘pesados’ e degenerados no que decorre de risco no mercado de criptomoedas, e acabei sendo bem sucedido em multiplicar esse valor. Gostaria de trazer mais relatos como esse para vocês e com insight e tecnologias que te auxiliem a ter resultados semelhantes ao que eu tive e estou tendo. Para isso eu peço que você deixe seu e-mail para que possamos ter um contato mais próximo, assim consigo ver que este artigo foi util para você, e você não perde nada do mercado!

Link para colocar o e-mail: https://forms.gle/JmvhQeN3C192dV6r7

Muito Obrigado! Espero que tenha gostado! Fico a disposição.

--

--