O bitcoin e seus humores em 2020.

Um estudo de casos olhando para varições de preço e análise de sentimento no Twitter

Pedro Jung
Heimdall Research Brasil
7 min readFeb 26, 2021

--

RESUMÃO: Nesse artigo vamos analisar de maneira sucinta como a comunidade de cripto no Twitter reagiu aos grandes eventos de 2020. Veremos que o sentimento do Twitter reage de maneira bastante clara, porém não definitiva, à mudanças de preço.

O ano de 2020 foi, sem dúvida alguma, memorável. O mesmo pode se dizer sobre o comportamento do bitcoin nesse período. O bitcoin foi desde uma queda abrupta em março, quando os mercados financeiros mostraram sua preocupação em relação a uma economia em plena pandemia global, até a sua máxima histórica chegando a ultrapassá-la como se fosse um marco sem grande importância. Podemos resumir, de maneira um pouco dramática, que o bitcoin foi do inferno ao céu em menos de um ano.

Aqui na Heimdall, acompanhamos com atenção toda a jornada do bitcoin no ano passado. Fazendo uso de análise de sentimento do twitter, procuramos ilustrar neste artigo as flutuações de otimismo e pessimismo na comunidade crescente do bitcoin no twitter, comunidade esta aberta à todos aqueles que decidiram compartilhar suas visões sobre o bitcoin. Veremos a relação sentimento e preço por meio da análise de três eventos importantes do ano, são eles: a queda forte em março, o halving e a ruptura da máxima histórica de 2017.

É difícil determinar se mudanças no sentimento demonstrado no twitter implicam em movimentos significativos de preço, mas podemos aprender alguma coisa sobre o mercado de cripto ao escutarmos o que está sendo falado pelos participantes do mercado. Quem sabe, a análise de sentimento pode ser um bom indicador para confirmação de tendência, entretanto isso não é algo simples de se determinar.

Faremos uso de três métricas na nossa análise:

  1. O número de tweets que demonstram otimismo sobre o bitcoin, que chamaremos de sentimento positivo.
  2. O número de tweets que demonstram pessimismo sobre o bitcoin, que será o sentimento negativo.
  3. O preço do bitcoin.

O gráfico abaixo mostra diariamente o preço e o sentimento. É possível notar que tanto o sentimento positivo quanto negativo oscilam em torno de um valor fixo, ou seja não demonstram tendência. Outro fato curioso é a maior variabilidade do sentimento positivo no segundo semestre do ano, com o sentimento negativo mantendo em média a mesma variação, porém tendo um pico em novembro chegando ao seu valor mais alto de 800 tweets classificados como negativos.

Sentimento positivo, preço, sentimento negativo e número de tweets.

Fazendo uso de uma média móvel de 30 dias nota-se que o sentimento positivo vai acompanhando o preço do bitcoin, tendo alguns picos em momentos onde o bitcoin retoma seu valor precedente à forte queda de março. Entre abril e maio, o bitcoin dá sinais de uma recuperação completa, com o sentimento positivo dando demonstrações de renovado otimismo na criptomoeda. Da mesma forma, temos o sentimento negativo subindo demonstrando grande dúvida ao presenciar a forte desvalorização do bitcoin, como fica claro no gráfico entre março e abril. Percebemos também que enquanto o preço vai gradativamente subindo, o sentimento negativo, perde força, confirmando visão “bullish” do mercado.

Médias móveis de 30 dias de todos os dados.

Vamos então analisar com mais cuidado o período de março. Entre 12 e 13 de março de 2020 o bitcoin, juntamente com bolsas internacionais, sofreu forte queda de mais de 20 % em um único dia. Um movimento tão forte como esse deve suscitar forte manisfestação daqueles que acompanham o mercado e uma nova onda de otimismo ( oportunidade de compra) ou pessimismo ( reduzir as perdas). É exatamente isso que os dados demonstram:

Como podemos ver, o engajamento no twitter aumentou de maneira significativa. Tanto o sentimento positivo quanto o negativo estiveram bastante acentuados nesse período. Embora temos em média o número maior de tweets positivos que negativos, a coexistência de forte positividade sobre o bitcoin com também forte negatividade representa, ao menos num breve período, uma incerteza grande. Os participantes do mercado estavam naquele momento precificando o futuro do bitcoin depois da queda. Tendo o benefício de sabermos o que aconteceu depois, aqueles que estiveram do lado positivo venceram. No próximo gráfico podemos ver o sentimento de hora em hora, entre os dias 11 e 15 de março, com tickers de 12 em 12 horas, juntamente com o sentimento médio do dia, isto é, número de tweets classificados proporcional a média global do sentimento e dependente do número de tweets de cada hora. Uma boa forma de interpretar a média é tratá-la como o valor esperado de tweets positivos e negativos dado certo número de tweets. Podemos assim determinar se um número de tweets negativos ou positivos estão dentro ou fora da média, dessa forma estimando o quão significativo é a medida de sentimento.

Agora vamos nos atentar para outro evento importante do ano. O halving do bitcoin no dia 11 de maio de 2020. O gráfico abaixo mostra hora a hora o sentimento e o preço entre 0h e 21h do dia 11.

Temos aqui um cenário similiar ao anterior, com uma certa polarização no sentimento, isto é, o sentimento positivo e negativo em alta no mesmo período. As impressões causadas pela proximidade do halving, principalmente a percepção de seu efeito no preço em curto e longo prazo, leva a uma divisão de opiniões no twitter. De fato, com o halving o bitcoin fica subjetivamente mais escasso, no sentindo de que fluxo de novos bitcoins diminui, porém a demanda se mantém constante. Contudo, como no caso anterior, temos novamente a dominação do sentimento positivo. Sinalizando que a comunidade acredita que a demanda do bitcoin será o suficiente para manter a mineração lucrativa.

Por fim, analisando o final do ano, vemos que a partir do final de novembro até meados de dezembro o preço do bitcoin vai chegando cada vez mais perto à sua máxima histórica ( 19660 dólares na Bitstamp).

A linha vermelha tracejada representa a máxima histórica.

Vamos então analisar como o sentimento se comportou em momentos de pico no número de tweets. O gráfico abaixo mostra que no momento de subida do preço, partindo do nível de 18500 dólares, tivemos um aumento significativo no número de tweets e novamente, formamos picos de tweets positivos e negativos. Nos dois casos, tivemos um sentimento maior que a média. Quando o preço corrige e fica próximo da faixa dos 19500 dólares, a atividade no twitter já desaqueceu e, curiosamente, não volta a se agitar quando o preço rompe timidademente a marca histórica. Entre 6h e 12h do dia primeiro de dezembro temos uma leve subida no número de tweets, com um aumento significativo no sentimento negativo, nesse período o preço rompe novamente a marca histórica para então sofrer uma correção indo a baixo de 18750 dólares.

É então no dia 16 de dezembro que o bitcoin de fato rompe sua máxima histórica. Podemo ver que isso representa outro pico no número de tweets.

Se olharmos mais de perto pico formado entre 9h e 12h do dia dia 16 de dezembro:

Após romper de maneira definitiva a máxima e continuar até 19800 dólares, vemos o a forte subida no número de tweets e no sentimento positivo, que supera em quase o dobro a sua média. Aqui o sentimento negativo não consegue superar a média.

Com isso concluímos a análise superficial do sentimento positivo e negativo. Esse sentimento é retirado a partir de tweets selecionados e classificados usando um algoritmo de machine learning. Embora grande parte dos tweets acabam entrando na categoria neutra, ou seja, não possuem um sentimento definido, ainda assim vemos que em momentos de forte queda de preço, proximidade de um evento importante (halving) e a quebra de um topo histórico ocasiona num aumento na demonstração de sentimento pela comunidade do bitcoin no twitter.

Não sabemos se o sentimento precede o preço ou o preço precede o sentimento. O sentimento aqui analisado provavelmente se deve ao lado mais especulativo da comunidade, pois de holders ou investidores mais pacientes espera-se maior sangue frio e decisões baseadas nos fundamentos do bitcoin e não em considerações sobre o sentimento bastante volátil do Twitter. Porém no caso de altcoins desconhecidas, pouco líquidas e de baixa capitalização, a história pode ser outra. Mas isso fica para outro artigo.

Para acompanhar em tempo real o sentimento de diversas criptomoedas acesse heimdall.land.

Quer entender como garimpamos o sentimento do Twitter? Confira: https://medium.com/heimdall-research/analisando-sentimento-do-mercado-de-cripto-atrav%C3%A9s-do-twitter-958f81ea4b4b

--

--