O que o Bitcointalk quer te contar

Jean Gengnagel
Heimdall Research Brasil
5 min readFeb 3, 2020

Introdução

Se você já comprou bitcoin ou qualquer outra cripto moeda provavelmente também já ouviu falar do forum Bitcointalk. Talvez você não seja um dos mais de 2 milhões de membros e nem tenha escrito uma das mais de 53 milhões de postagens que circulam por lá. Mesmo assim estas pessoas anônimas que escrevem mais de 7000 postagens por dia, podem ter algo importante a te dizer que pode te ajudar na sua jornada de trading. A Heimdall quer te ajudar a entender.

Mas afinal, o que acontece no Bitcointalk?

Um forum que tem um número de postagens aproximadamente equivalente ao número de habitantes da África do Sul deve ser no mínimo interessante de se explorar e analisar.

O Bitcointalk existe desde 2009 e o foi criado pelo próprio Satoshi Nakamoto, até hoje você pode ler o post de boas vindas que o criador da primeira criptomoeda escreveu lá. Além disso, muitos outros eventos marcantes que aconteceram na história das criptomoedas foram discutidos lá antes de serem concretizados e lançados para o mundo. Vamos falar sobre alguns deles.

A criação da primeira corretora foi inicialmente discutida no forum por vários usuários que colaboravam com o projeto das mais variadas maneiras, desde a programação até como as transações iriam acontecer. Até o símbolo da moeda foi escolhido através de um tópico do forum.

Além dos detalhes do nascimento da criptomoeda terem sido todos esquematizados e desenvolvidos por lá, outros tipos de acontecimentos também tomaram forma através de conversas no forum. As primeiras adoções de pagamentos em Bitcoin surgiram lá, como quando o jogo A Tale in the Desert começou a aceitar mensalidades em Bitcoin e a Wikileaks cogitava utilizar a criptomoeda como meio de doações.

O universo das criptomoedas também criou suas próprias expressões e duas delas são bem famosas. Talvez você já tenha comprado uma shitcoin ou tenha lido em alguma rede social alguém falando: I AM HODLING. Pois então, estas duas expressões surgiram pela primeira vez no Bitcointalk.

Não demorou muito para o mercado negro colocar os olhos sobre a blockchain e as criptomoedas. O primeiro lugar onde a SILKROAD foi anunciada foi numa postagem do Bitcointalk, onde também anunciaram a prisão de Robert Ulbricht que adminstrou a Silkroad na darknet de 2011 até 2013.

De acordo com o CoinMarketCap existem mais de 5 mil criptomoedas. Foi no Bitcointalk que algumas das altcoins mais conhecidas tomaram forma, inclusive seus criadores fazem parte do forum e são bem ativos por lá. A primeira altcoin surgiu numa discussão no forum e também algumas outras que você ja deve ter ouvido falar que foram anunciadas no forum são: Litecoin, Ripple, Ethereum, Monero, Dash e Bitcoin Cash.

Todos estes eventos foram noticiados e as vezes construidos pela primeira vez dentro do Bitcointalk. Ter essas informações perto do tempo real é interessante para se manter atualizado sobre possíveis novas tecnologias e projetos nesse mercado, e assim ampliar o poder nas tomadas de decisões. Então se você atua no mercado de criptomoedas e quer informações frescas e confiáveis sobre o mercado, crie uma conta no Bitcointalk e verifique as mais de 7 mil postagens por dia nos 252 quadros de assuntos diferentes. Parece cansativo, não? Na verdade é praticamente impossível, é por isso que a Heimdall tem uma solução para você.

Visão Além do Alcance

Não possuímos a Espada Justiceira, mas podemos te ajudar a ter a visão além do alcance. A nossa solução é um processo totalmente automatizado onde a única coisa que você precisa fazer é pedir os dados. Contruímos a solução no tripé de aquisição, tratamento e ranqueamento de dados. Primeiro o nosso crawler captura os links dos boards do Bitcointalk. Um board é um conjunto de postagens agrupadas por um assunto em comum (e.g imagem abaixo).

Depois que temos os links dos boards, o crawler entra em cada um deles e captura os dados de cada postagem, como na imagem abaixo.

Ainda antes dos dados serem inseridos no banco de dados é preciso tratá-los, detalhes como formatar textos, datas e números. Com tudo isso feito, podemos começar a construir a nossa base de dados.

Com os dados já inseridos no banco, ainda falta escolher o que seria relevante mostrar ao operador financeiro. Vamos ao ranqueamento.

Segundo o grande filósofo Wikipédia, ranqueamento ou ranking tem o seguinte significado:

Um ranking, ou em português classificação ou listagem[1], é um processo de posicionamento de itens de estatísticas individuais, de grupos ou comerciais, na escala ordinal de números, em relação a outros. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ranking é uma “classificação ordenada de acordo com critérios determinados”. A palavra vem do inglêsrank”, verbo que significa “estar em posição alta, estar próximo ao chefe”.

Para ordenar os nossos resultados fazemos o seguinte processo: Consultamos o banco de dados e agrupamos as postagens pelo título, já que o crawler pega várias vezes o mesmo dado mas em instantes de tempo diferentes. Após serem agrupados, nós analisamos quantas visualizações e quantas respostas aquela postagem teve em um intervalo de 24 horas — ou qualquer outro. Assim podemos criar uma métrica de engajamento, fazendo uma média entre todas as visualizações e respostas, e analisar como a interação dos usuários variaram de acordo com o tempo. Este resultado nos diz se a postagem é relevante ou não, pois se o número de visualizações da postagem cresceu nos últimos instantes, significa que existem pessoas pesquisando por algo relacionado àquele assunto. Caso o número de respostas tenha crescido, podemos inferir que existem pessoas que estão envolvidas de alguma forma com tal assunto. Com estes dados em mãos podemos ter acesso direto as postagens mais importantes sem o custo de ficar garimpando o fórum manualmente.

Assim ao invés de você ficar procurando rastros do que pode ser uma informação importante de maneira estática e cansativa, você pode simplesmente consultar nosso algoritmo e receber os tópicos mais relevantes com o total de visualizações, respostas e a variação dos dois dados ao longo do tempo, e caso queira ler a postagem completa direcionamos você para ela no fórum.

Conclusão

Se você ainda não conhecia o Bitcointalk, lendo este artigo acredito que deu pra ter uma ideia do que ele é e representa para a comunidade do Bitcoin e também que é importante dar uma checada nas postagens para ver o que há de novo ou o que virá de novo no mundo das criptos.

Enfim, nós não queremos prever o futuro para você, não queremos te vender a absoluta certeza dos acontecimentos, mas sim otimizar o seu tempo de pesquisa e a sua precisão na tomada de decisões. Se você está interessado em testar algumas de nossas soluções, basta deixar seu e-mail abaixo!

--

--