O trader no mercado e criptomoedas

Introduzindo um produto de inteligência de mercado, focado em análise e mineração de dados

Kevin Voigt
Heimdall Research Brasil
4 min readMar 26, 2019

--

Photo by Max Nelson on Unsplash

Esse artigo tem como objetivo evidenciar quanto o acesso a algumas simples e bem desenhadas informações de mercado podem auxiliar um trader na sua tomada de decisão, e como uma nova abordagem sobre análise fundamentalista pode ajudá-lo com novos insights de mercado. Mas antes disso, apresentaremos nossa visão do que define um trader e de quais mecanismos ele se utiliza para agir.

O trader é um agente de mercado que tenta lucrar através de operações de compra e venda de um determinado ativo financeiro, aproveitando-se da volatilidade de preços. O valor que um trader gera ao mercado está associado com sua iniciativa em tomar riscos e propagar informações relevantes através da tentativa de precificação do ativo. Ele, como agente do mercado, atua diretamente na troca de informações entre partes que jamais sequer trocaram uma única palavra.

Para deixar mais claro o valor que o trader gera, podemos entrar num exemplo imaginário: uma determinada commodity se torna mais escassa repentinamente devido a alguma condição climática. Um trader, sentado em sua mesa com uma xícara de cafe em mãos, lê informações que o fazem perceber que a oferta dessa commodity encontra-se reduzida e o preço, ainda, subvalorizado. Astuto e ganancioso como é, entrará comprado no mercado na expectativa de uma valorização futura e, ao fazer isso, contribuirá para uma subida dos preços da commodity em questão. Com preços dessa commodity agora já elevados, devido a ação de diversos traders em cadeia, todo o setor financeiro dependente da commodity deverá se reajustar na tentativa de poupar recursos financeiros. Panoramicamente o que houve foi: um evento externo afetou a oferta de uma ativo, e o mercado, através do aumento dos preços, avisou toda a cadeia produtiva da necessidade de poupar esse recurso que agora está disponível em uma quantidade menor, estimulando todo o mercado a encontrar soluções e alternativas.

No mercado financeiro tradicional, chamamos de análise fundamentalista a análise da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa, commodity ou moeda, incluindo suas expectativas e projeções futuras. Utilizando-se desta análise, nosso trader do exemplo anterior foi capaz de prever a influência de más condições climáticas sobre o preço da commodity em questão.

Agora tratando-se do mercado de criptomoedas, a visualização de um completo escopo do que é englobado por análise fundamentalista pode ser delicada, entretanto, longe de ser impossível. Normalmente quando falamos de análise fundamentalista no meio de criptomoedas rapidamente associamos à tarefa da avaliação de um novo projeto, uma nova tecnologia, e as suas aplicabilidades no mercado, contudo acreditamos que o conceito de análise fundamentalista pode ser muito mais explorado.

Análise fundamentalista é um constante processo que envolve descoberta e leitura de informações dispersas no mercado, entretanto simplesmente acompanhar as mídias tradicionais de informação pode não ser a forma mais efetiva de tomar decisões, pois se algum portal de notícias já publicou alguma informação relevante, pessoas antes de você já tiveram acesso a esta mesma informação. Obviamente o acesso a informações privilegiadas não é algo trivial e depende de contato com pessoas influentes — caso contrário não seriam privilegiadas. Entretanto é possível ter insights e tomar decisões sem o acesso direto a essas informações, através do monitoramento das ações dos agentes de mercado. No mercado de criptomoedas os agentes de mercado tem grande relevância e há várias formas de monitorá-los, sejam eles grandes baleias ou comunidades inteiras, todos estão conectados a algumas ferramentas que tornam possível a criação de relatórios de comportamento desses agentes.

Levando isso em conta, desenvolvemos um produto de inteligência de mercado focado na análise de dados minerados a partir de três principais fontes: a atividade de mídias sociais, o comportamento de usuários nas corretoras e o rastreamento e monitoramento de grandes saldos na blockchain.

Em um próximo artigo pretendemos discutir mais detalhadamente os três pilares sob os quais Heimdall é sustentado: divulgaremos as mídias sociais nas quais nossos crawlers estão conectados, as informações que mineramos, as análises factíveis e os motivos por trás de sua relevância em uma análise fundamentalista. Além disso, discutiremos quais dados podem ser extraídos das próprias corretoras para uso em análises de comportamento de mercado e como isso pode influenciar o preço. Por fim, apresentaremos a viabilidade e pertinência do rastreio de grandes saldos na blockchain para se ter insights com grandes players do mercado e tomar decisões antes que as grandes ondas aconteçam.

Permaneçam atentos!

--

--