O que é a Hekate?

O assunto que mais ocupa nossas conversas são as diferentes formas de arte. Era assim durante a faculdade, pessoalmente, às vezes durante as aulas; é assim hoje, por mensagens e áudios cada dia maiores, cada uma numa região do Brasil, vivendo a vida adulta e sem tempo para ler, ver e ouvir tudo o que queremos.

Em geral nos contentamos com essas conversas, mas às vezes bate aquela vontade de chamar mais gente pra discussão, ter uma terceira, quarta ou décima opinião — é aí que entra a ideia de criar esse espaço.

Como mulheres inseridas de formas diferentes na sociedade, queremos compartilhar nossas opiniões acerca de livros, séries, filmes, música, anúncios de revista, performances, programas de tv… qualquer coisa que nos mova de alguma forma. E queremos ouvir e agregar mais vozes, vozes dissonantes, a essa conversa.

O parto do nosso nome foi difícil e demorado. Surgiam ideias, pensávamos, mas faltava algo que encaixasse na nossa proposta e combinasse também com quem somos.

Hekate (ou Hécate, em português) é uma deusa grega associada ao feminino, à fertilidade, à natureza, à magia e à feitiçaria. Seu nome não tem uma etimologia exata, mas entre as possibilidades de significado está “vontade” e “a que move e remove”. Ela é conhecida como a Deusa Tríplice ou a Deusa Multiforme e representa muito do que nós, mulheres, somos: poderosas, mas podadas pela cultura patriarcal.

Aqui, as três faces de Hekate somos nós e vocês, todas as mulheres com quem nos conectarmos.

Like what you read? Give Hekate a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.