Será que as empresas precisam de um departamento de RH?

Na HE:labs não temos um departamento de RH e nem um Setor Pessoal

Kari Silveira
HE:labs

--

Preciso confessar que Recursos Humanos e Departamento Pessoal são termos que sempre soaram um pouco estranhos para mim. Há alguns anos, assisti a esse vídeo do Ricardo Semler, palestrando para Ministros de Educação de várias partes do mundo.

Na época do vídeo, segundo o Ricardo Semler, a Semco tinha 5000 funcionários e duas pessoas no RH, sendo que uma delas havia se aposentado. Achei simplesmente uma loucura, no sentido positivo da coisa. Naquele momento, a minha experiência com esses dois setores era em grandes empresas de gestão tradicional, então, eles eram cheios de pessoas, rodeadas por pastas e documentos. Além disso, sempre tive a sensação de que meus colegas e eu nunca sabíamos muito bem sobre o trabalho dessas duas áreas.

Você deve estar se perguntando porque não temos um departamento de RH ou um Setor Pessoal.

Temos algumas razões para isso:

Primeiro, porque simplesmente não temos departamentos.

Acreditamos fortemente em um modelo descentralizado de gestão, mais participativo, democrático, horizontal e não hierarquizado. Esse modelo permite interseções plenas e fluidez entre as pessoas e, consequentemente, entre seus trabalhos. Assim fica mais fácil visualizar e compreender o todo da empresa e a descentralização promove a construção de um comportamento autônomo e de um senso de responsabilidade entre todos nós.

Quebrar as paredes dos departamentos (Olha!! Para nós, isso é uma metáfora bem forte, porque trabalhamos de forma remota.) faz com que cresça o sentimento de pertencimento ao conjunto de todas as pessoas que fazem parte da nossa empresa, a nossa galera.

Segundo, porque temos um Time de Experiência das Pessoas e isso é simplesmente fantástico.

O que é o Time de Experiência das Pessoas?

É um time multidisciplinar, composto por 6 pessoas com perfis bem diferenciados e que também atuam em outras áreas da empresa, como por exemplo, em projetos de clientes, time compartilhado e administrativo-financeiro.

Juntas, elas têm a missão de transformar a HE:labs no melhor lugar para se trabalhar.

O melhor lugar para se trabalhar é resultado de um trabalho intenso na difusão da nossa cultura, no aprimoramento das ferramentas tecnológicas que utilizamos diariamente, na construção de um ambiente de trabalho saudável, motivador e que leve ao empoderamento das pessoas.

Para construirmos o ambiente de trabalho que desejamos, acompanhamos as pessoas em todas as etapas pelas quais elas passaram por aqui, desde o momento do recrutamento, passando por contratação, onboarding, conversas 1 a 1, engajamento continuado, ciclos de feedbacks e desligamento.

O desafio do nosso Time de Experiência das Pessoas é integrar e/ou interfacear todas ações que envolvam as pessoas que trabalham na aqui, através da implementação de processos de avaliação continuada, feedbacks frequentes e estratégias de melhoria.

Por meio desse acompanhamento contínuo, apoiamos o desenvolvimento das pessoas, disseminamos a nossa cultura, mapeamos pontos a melhorar e garantimos um ambiente de pura felicidade.

O que nos faz diferentes de um RH e/ou Departamento Pessoal top?

Departamento Pessoal é o setor da empresa que tem a responsabilidade de garantir o cumprimento da legislação e procedimentos que envolvem as leis trabalhistas e acordos sindicais do nosso país, ou seja, contratação, registro, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário e rescisão do contrato de trabalho.

O RH é um setor mediador entre empresa e seus funcionários. Utiliza-se de estratégias de Gestão de Pessoas e Psicologia para analisar perfis, dirimir conflitos, identificar e reter talentos. Fazem parte do escopo desse setor, dentre outras metas, o crescimento pessoal e profissional das pessoas, difusão da cultura organizacional, identificação de pontos de melhoria e novas oportunidades para a construção de um ambiente de trabalho agradável e saudável.

Nas empresas, esses setores, podem estar unidos ou não. Em empresas de pequeno porte, o departamento pessoal também exerce algumas das funções de RH, já em empresas de médio e grande porte, esses setores são realmente separados e com funções bem definidas.

O nosso Time de Experiência das Pessoas assume as vezes de Departamento Pessoal e de RH. O que nos diferencia é que estamos um passo à frente das estruturas tradicionais. Como o time é composto por pessoas que atuam em outros times da empresa, fica mais fácil compreender as dinâmicas, os pontos de sucesso e as dores dos outros times, times de interesse e times de projeto. Consequentemente, sabemos rapidamente o que está acontecendo para atuarmos com velocidade, traçando estratégias mais adequadas.

Essa descentralização evita os gargalos na comunicação, tão comuns em empresa departamentalizadas. Além disso, facilita o entendimento, a valorização e a confiança no trabalho do Time de Experiência das Pessoas.

Por que temos um Time de Experiência das Pessoas?

Temos um Time de Experiência das Pessoas porque realmente acreditamos que a nossa galera é o que temos de mais importante e queremos proporcionar a melhor experiência pessoal e profissional.

É possível que você já tenha ouvido por aí que o cliente vem em primeiro lugar. Isso tem mudado bastante. Como afirma Jacob Morgan, nos últimos anos, líderes de RH e executivos passaram a reconhecer a necessidade de criar melhores experiências para seus funcionários.

Essa experiência é a forma ou o conjunto de diversas formas que a pessoa interage com a empresa, desde o primeiro encontro conosco até a sua saída e todo o relacionamento construído entre esses dois momentos.

Acreditamos que só teremos clientes felizes, se construirmos um ambiente de trabalho em que as pessoas estejam motivadas, inspiradas, empoderadas e engajadas. Que principalmente se reconheçam como parte ativa e com voz nas decisões e escolhas de empresa. Que curtam a cultura organizacional e que se sintam parte desse espaço.

Ser engajado é muito mais do que ser feliz e estar satisfeito. É estar comprometido com os objetivos da empresa e disponível para qualquer que seja o desafio.

Ter como meta construir um espaço com pessoas verdadeiramente felizes e engajadas é uma estratégia muito além do que ser uma empresa legal. Várias pesquisas mostram que pessoas engajadas e felizes são mais comprometidas com os objetivos da empresa, se preocupam mais, são mais produtivas e agregam mais qualidade ao trabalho de fazem. Se aumentamos a qualidade dos serviços que ofertamos, consequentemente, teremos clientes mais satisfeitos e fieis, e ampliaremos vendas e rentabilidade. Juntos, prosperaremos.

Fazer parte da criação do Time de Experiência das Pessoas tem sido uma grande aventura, um processo continuo de experimentação, validação e aprendizagem, com a certeza de que estamos criando um ambiente em que as pessoas sejam elas mesmas, completas e felizes. E, principalmente, que a HE:labs seja para todos nós muito mais do que um “local” de trabalho.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre os nossos valores e sobre a forma como trabalhamos, clique aqui!!

--

--

Kari Silveira
HE:labs

Co-fundadora e CPO da Impulso. Sou uma “pessoa de pessoas” que adora resolver problemas, pensar soluções, desenhar processos e integrar times.