Símbolos e Ícones

Helena Duppre
TCCETA
4 min readSep 14, 2017

--

Pesquisa visual de símbolos e ícones sapatomicos e bissexuais, cheios de significantes e significados.

Imaginem só vocês o que acontece quando procuramos no google imagens as palavras: lésbica, sexualidade, saúde e bissexual… pensaram? Pois é, é uma enxerruda de cenas pornos que objetificam e afirmam o feitiche que existe quando falamos sobre sexo entre mulheres.

Mas existem coisas legais, como as imagens abaixo:

Fofas demais, né?

— — —

Também existem símbolos e ícones que representam essas mulheres, que explicarei a seguir. (Imagens e explicações retiradas do seguinte link: http://ladobi.uol.com.br/2014/10/20-bandeiras-lgbt/)

Sapas desse mundão:

Triângulo preto: O Parágrafo 175 do estatuto alemão que criminalizava os atos sexuais entre dois homens não citava lésbicas, mas o triângulo preto denotava “mulheres associais”nos campos de concentração. Isso incluía feministas, lésbicas, prostitutas e mulheres que se negavam a gerar filhos. Assim como o triângulo cor-de-rosa dos homens, o triângulo negro tornou-se um símbolo de orgulho e solidariedade entre as lésbicas.

Labrys: O machado de duas lâminas, também chamado de labrys, está associado com sociedades matriarcais ancestrais, às amazonas e à deusa grega Deméter. Hoje em dia ele é um símbolo da força e da independência das lésbicas.

Signos de mulher entrelaçados: O círculo com uma cruz colada a sua parte inferior é o símbolo astrológico do planeta Vênus e também representa o sexo femino. Ele remete ao espelho da deusa greco-romana do amor e da beleza. A união de dois desses signos lado a lado vem sendo usada para representar a comunidade lésbica desde a década de 1970. Esse símbolo também já foi utilizado para representar o feminismo e a irmandade de todas as mulheres, então três signos de Vênus também podem ser utilizados para representar especificamente o orgulho feminista.

Manas Bissexuais:

Triângulos da bissexualidade: Não se conhece a origem desses dois triângulos interligados, um azul e rosa, às vezes chamados de “biângulos”. Há algumas hipóteses de que o triângulo rosa representa a atração por mulheres e que o azul representa a atração por homens, ou que o rosa representa a homossexualidade, o azul a heterossexualidade, e o roxo a bissexualidade.

Bandeira do orgulho bissexual: Inspirado por seu trabalho voluntário no grupo BiNet USA, Michael Page criou a bandeira do orgulho bissexual em 1998 para representar os bissexuais nas paradas de orgulho. Emprestando as cores dos biângulos, Page criou a bandeira de maneira que ela fosse 40% rosa, 40% azul e 20% roxa. “A chave para compreender o simbolismo da bandeira do orgulho bi é saber que a faixa roxa cria uma transição suave entre as faixas rosa e azul, assim como no ‘mundo real’ os bissexuais se misturam suavemente tanto com as comunidades gays e lésbicas como com as comunidades heterossexuais”, escreveu Page.

Luas crescentes da bissexualidade: O símbolo das duas luas foi criado para evitar utilizar os triângulos dos campos de concentração nazistas.

Símbolos de homem e mulher entrelaçados: Estes símbolos representam homens atraídos por homens e mulheres (esquerda) e mulheres atraídas por homens e mulheres (direita).

O painel ta ficando bom, que ver mais coisas? Só colar no meu pinterest.

--

--

Helena Duppre
TCCETA
Editor for

Achei que era UX/UI designer, ai mudaram tudo pra product design. No fim, sou só mais alguém que acredita o design pode mudar o mundo. www.helenaduppre.com.br