Saúde e Sexualidade para lésbicas e bis — Tabu e invisibilidade

Helena Duppre
Aug 23, 2017 · 4 min read

Depois de algumas buscas e uma breve enquete no facebook, descobri que a falta de informação e a falta de preparo dos médicos são pontos centrais de descontentamento dessa fatia da população em relação a saúde sexual. Porém, no texto de hoje irei expor e fazer uma breve análise de iniciativas governamentais.

Por fim decidi meu tema do TCC. Não foi fácil abrir mão do sonho de falar sobre educação política, uma pauta que eu amo tanto. Mas nas buscas inicias para decisão entre os dois possíveis temas, percebi a escassez de materiais sobre saúde e sexualidade de lésbicas e bissexuais.

Vou começar expondo para vocês alguns materiais educativos feitos pelo governo. Já adianto que não são lá dos melhores. Mas pelo menos existe algo, né queridos?!

Analisando do olhar do designer gráfico esse material é uma tristeza. Super pesado, com textos gigantes e uma diagramação bem dura. Por outro lado o conteúdo é bem sensível, traz alguns relatos bastante fortes e alguns conceitos legais.

Essa cartilha tem um visual um pouco que melhor que a anterior. Porém, um ponto que me chamou bastante atenção foi a linguagem usada em alguns momentos. Não sei até que ponto é correto usar termos como "hora H" em uma cartilha educativa e de conscientização. Mas tudo é uma questão do público que você pretende atingir.

Pelo menos ela tem uma diagramação mais agradável e usa um pouco de espaços em branco para dar uma aliviada no layout. Mas ainda é bastante textual e rasa.

Esse material é bem interessante. Ele traz uma contextualização sobre termos, necessidades e iniciativas dentro do universo LGBT bastante completa. Também faz um compilado de referências legais que irei investigar para saber se consigo aproveitar algo.

Falando do aspecto gráfico, acontecem os mesmos problemas dos anteriores. Muito texto, parágrafos enormes e cansativos, tipografia um pouco ruim pra leitura e um layout pouco dinâmico.

Um ponto interessante e relevante é que esse material não é específico para lésbicas e bissexuais. Na verdade, ele tem um foco bastante forte nas comunidadedes de transsexuais e na de gays. O que reforça o meu ponto da invisibilidade lésbica nas políticas públicas e a importância de abordar esse tema em meu TCC.


O próximo passa agora é estudar as referências existentes nesses materiais e fazer alguns resumos dos materiais acadêmicos que encontrei sobre o tema. Também estou em buscas de apps e campanhas de comunicação para o meu recorte, mas tá dificíl de encontrar.

Um beijo e até a próxima.

TCCETA

A jornada por um TCC inesquecível.

)

Helena Duppre

Written by

Fé no Pai que o TCC sai.

TCCETA

TCCETA

A jornada por um TCC inesquecível.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade