Você sabe o que é o CCIP da Chainlink?

Camila Picheth
HelloNerds.js
Published in
2 min readApr 9, 2024

Imagine o universo das blockchains como a galáxia explorada em “Star Trek”. Cada blockchain é um planeta, com sua própria civilização, cultura (protocolos e regras) e recursos (ativos digitais). Esses planetas têm funcionado de forma isolada, cada um em seu próprio sistema solar, comunicando-se raramente e com dificuldade através do espaço interestelar.

Agora, pense no CCIP (Cross-Chain Interoperability Protocol) como a tecnologia de dobra espacial, que permite às naves viajar entre sistemas estelares em questão de segundos, superando as grandes distâncias da galáxia.

Assim como a dobra espacial revolucionou a exploração e a interação entre diferentes civilizações na série, permitindo um intercâmbio cultural e comercial rico e diversificado, o CCIP busca facilitar a comunicação e transferência de valor entre diferentes blockchains com eficiência e segurança.

Dessa forma, é possível criar um ecossistema de blockchain mais unificado, onde redes antes isoladas podem agora interagir e colaborar. Isso abre um leque de possibilidades para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas (dApps) que podem operar em múltiplas blockchains, ampliando seu alcance e funcionalidade.

Além disso, assim como a tecnologia de dobra espacial permitiu à tripulação da USS Enterprise encontrar novos mundos e civilizações, o CCIP tem o potencial de descobrir novas formas de interações digitais e econômicas, explorando territórios inexplorados no universo das criptomoedas e além.

No Bootcamp da Chainlink, a Solange Gueiros nos ensinou a transferir tokens da rede de teste Avalanche Fuji para a Ethereum Sepolia através de um smart contract.

Esse pode ter sido um pequeno exemplo da funcionalidade do CCIP, mas foi o suficiente para imaginar o Picard dizendo: “Engage”.

#ChainlinkBootcamp2024

--

--

Camila Picheth
HelloNerds.js

📝 A word after a word after a word: • copy, storytelling, redação, programação.