A doce melancolia por trás de artistas alternativos como Lana Del Rey e Mazzy Star.

Lucas Gonçalves
Hello Band
Published in
4 min readJun 14, 2024
Lana Del Rey - Did you know that there's a tunnel under Ocean Boulevard (2023)

A música muitas das vezes traz uma bagagem de sentimentos capazes de fazer com que o ouvinte entre em contato com os seus mais profundo pensamentos. Enquanto algumas pessoas buscam pelo pop para se sentirem elétricos e radiantes, outras pessoas preferem o Lo-Fi para relaxar, mas, mediante a isso, como que uma mistura de psicodelia e estilo folk fez com que, o gênero alternativo, aclamado durante a década de 90, ficasse repercutindo até os dias de hoje?

O que caracteriza a ascensão do gênero alternativo?

Na década de 90, os Estados Unidos passou por uma difusão de vários gêneros musicais que, de certa maneira, transicionaram o cenário musical alternativo, ramificando o mesmo para subgêneros: indie-rock, Britpop, grunge, Indie Pop entre outros.

Em outras palavras, esse ocorrido se deu a partir do momento que muitos artistas se sentiram deslocados dentro da indústria quando comparados com os artistas popularmente conhecidos no momento. O rock alternativo alcançou certo conhecimento quando Guns N’ Roses e Bon Jovi quebraram padrões e tomarem frente à indústria, diante a isso, muitas outras bandas tomaram posicionamento, como: The Cranberries, Sonic Youth e Pixies.

Enquanto o rock alternativo ia tomando espaço, Hope Sandoval se juntava a outros dois amigos que, futuramente, iam vir a ser conhecidos como Mazzy Star.

Fade Into You, música lançada em 1993, veio a se tornar uma das músicas mais conhecidas da banda, ainda mais considerando que, a fatídica apresentação da Hope, vocalista do Mazzy Star, se tornou viral depois de ser considerada uma “sad girl”, termo que na época, não era comum. Hope sobe ao palco e, melancolicamente, apresenta uma das performances que marcariam sua carreira.

https://youtu.be/o4m5jQy5A2U?si=nP8G5xPUb0kw56_0

Afinal, o que tem de tão marcante nessa apresentação? De certa forma, o estilo sonoro e composição de “Fade Into you” veio a se tornar o que hoje é rotulado como Dream Pop, importante marco no cenário musical dos anos 90.

Dream Pop.

O Dream Pop é um subgênero derivado do rock gótico, neo psicodélico e rock alternativo. Esse estilo apresenta uma melodia Pop romântica, enfatizando características sonoras e efeitos como reverb e eco. O termo Dream Pop enfatiza a atmosfera que é criada na imersão sonora, como se fosse um “sonho”. A revista Paste diz que esse estilo é marcante nos “acordes e faixas” que, podem vir a se unificarem, dificultando saber quando uma música começou e outra acabou.

As características técnicas se dão, principalmente, pela presença de guitarras, vocais murmurados e efeitos que produzem um som denso e inexpressível. Quando se trata das letras, pode-se dizer que são de uma característica única, o introspectivo e o existencial colidem formando uma mensagem que reverbera não só como uma música, mas sim como uma mensagem, um toque na alma.

De acordo com o crítico Simon Reynolds, o estilo Dream Pop “celebra experiências arrebatadoras e transcendentes, muitas vezes usando um imaginário místico e dopado”. Tal definição, segue exatamente a vertente do rock gótico e neopsicodelico, buscando por natureza construir produções que refletem em representações íntimas e profundas do ser humano.

Lana Del Rey e a influência no Indie atual.

Elizabeth Grant, mais conhecida como Lana Del Rey, é uma cantora e compositora Norte Americana que, com sua estética e autenticidade única, conquistou os palcos das maiores premiações da música dos Estados Unidos.

Com seu álbum debut, Born to Die (2012), a cantora apresentou o que viria a ser uma das obras mais aclamadas de todos os tempos, resultando em, Rolling Stone, classificando a cantora na lista dos melhores 200 cantores de todos os tempos.

Lollapalooza Brasil (2018)

A compositora segue sendo uma das vozes mais importantes da indústria, seu estilo indie e alternativo carregam um glamour e uma melancolia característicos de suas obras. Suas músicas retratam desde temas sociais até reflexões poéticas sobre a vida, apresentando vivências pessoais e experiências da própria cantora.

Seu destaque vem da sua audácia nas suas composições, na qual a cantora critica o fracasso do “sonho americano”, a falsa idealização da sociedade perfeita e o machismo que ocorre atrás das cortinas na indústria musical norte americana.

O indie pop, atualmente, tem Lana como sua pioneira, outros artistas da nova geração como Billie Eilish e Olivia Rodrigo, consideram a Lana como grande inspiração em suas carreiras.

--

--