Academia da Berlinda: a vanguarda musical pernambucana

Júlia Morais
Hello Band
Published in
2 min readAug 24, 2022

Natural da cidade de Olinda, em Pernambuco, Academia da Berlinda apresenta um estilo original que impressiona e vicia, carregando nas suas músicas uma mistura de brega, frevo, coco, maracatu e ciranda, gêneros pernambucanos, além de outros sons brasileiros, como a jovem guarda.

Hoje com 18 anos de estrada, a banda é formada por Alexandre Urêa (voz e timbales), Tiné (voz e maracas), Tom Rocha (bateria e percussão), Yuri Rabid (baixo e voz), Gabriel Melo (guitarra), Hugo Gila (teclados e synth) e Irandê Naguê (percussão e bateria). Tem hoje 4 álbuns publicados, disponíveis em todas as plataformas de streaming. O álbum mais recente do grupo foi lançado em 2020, mas o álbum anterior, lançado em 2016, contou com a participação de artistas de peso na música regional, como Otto e Lia de Itamaracá.

Dançantes e marcantes, várias canções da banda já compuseram a trilha sonora de filmes brasileiros, como o single Brega Francês no filme O Palhaço, de Selton Mello, e o single Fui Humilhado no filme Tatuagem, de Hilton Lacerda.

Dentre as músicas mais conhecidas da banda estão Dorival, Cumbia da Praia e Fui Humilhado. Com muitas referências às cidades de Olinda e Recife, escutar Academia da Berlinda vai muito além de conhecer um som novo, pois é experimentar um mergulho na cultura pernambucana.

--

--